sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Festival reúne oito cervejarias da Grande Florianópolis


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 De 5 a 7 de janeiro, o Festival da Cerveja da Grande Florianópolis reúne no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na capital catarinense, oito cervejarias da região que fazem parte da rota turística Caminho Cervejeiro (para conhecer mais sobre as cervejarias catarinenses, clique aqui). Com entrada gratuita e um show ao vivo por dia, turistas e moradores poderão conhecer a diversidade de estilos que caracteriza os mais de 30 rótulos que serão vendidos ao público. A realização é da Ampe Metropolitana, União Cervejeira e Sebrae. (Para conferir mais opções de eventos, consulte a agenda da Beer Art, em revistabeerart.com/eventos)

As cervejarias Faixa Preta, Badenia, Cozalinda, Da Ilha, Jester, Kairós, The Liffey, Unika e Weinmann, que estarão no Festival da Cerveja, integram o recém-criado Caminho Cervejeiro, que tem como objetivo estimular a visita às unidades de produção e microcervejarias, com apreciação das cervejas locais, integração com gastronomia e outros atrativos turísticos da região. O Caminho Cervejeiro é uma iniciativa da União Cervejeira e Ampe Metropolitana, com apoio do Sebrae.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dogma lança duas cervejas para o fim de ano


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Para encerrar um ano de muitas novidades, a cervejaria Dogma resolveu fechar 2016 com mais dois rótulos em latas de 473mL, a Dogma Mindless e a Metamorphose. Confira abaixo a ficha das duas novas cervejas da marca cigana.

DOGMA MINDLESS

Feita para refrescar: esse é o objetivo da Mindless, uma American Blonde Ale com baixo amargor, mas uma carga generosa de lúpulos americanos no dry-hopping. Cítrica, resinosa e seca.

Bruno Moreno, mestre-cervejeiro da Dogma e um dos sócios-proprietários, destaca:
“A Mindless é para ser uma cerveja muito refrescante, para o verão mesmo! Ela tem teor alcoólico e amargor baixos, só que com um dry hopping bem alto, com bastante aroma de lúpulo, mas no paladar ela é muito leve.”
  • Nome da cerveja: Dogma Mindless
  • Estilo: American Blonde Ale
  • ABV: 4,2%
  • IBU: 20
  • Formato: lata de 473ml

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

As garrafas de Antarctica para o centenário do samba


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Chega ao Rio de Janeiro a nova edição das garrafas serigrafadas de Antarctica para celebrar os 100 anos do samba, com frases em homenagem ao ritmo e a sua relação com o Rio de Janeiro. A impressão das estampas nas garrafas long necks de 355 mL de Antarctica é feita pelo processo de serigrafia em que, depois de aplicada a tinta, os objetos são aquecidos para que a pigmentação passe a fazer parte deles, sem relevos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

As inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Cervejeiros de todo o Brasil já podem separar a documentação. No dia 2 de janeiro se inicia o período de inscrições para o 5º Concurso Brasileiro de Cervejas, a ser disputado de 4 a 6 de março de 2017, durante a programação do Festival Brasileiro da Cerveja (confira aqui as medalhas de 2016, por cervejaria). Leia mais abaixo as novidades do concurso, os prêmios para os vencedores e outras informações. O regulamento está disponível por meio deste link. As inscrições vão até o fim de janeiro.

Para 2017 a grande novidade será a inclusão de quatro subestilos na categoria Cerveja Brasileira. A categoria será separada por cervejas com adição de frutas, adição de ervas e especiarias, adição de madeiras e adição de ingredientes brasileiros como lúpulo, malte e levedura. Mudança, que segundo a organização, visa valorizar ainda mais os ingredientes do nosso país, já que o concurso é exclusivamente brasileiro.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Cerveja Leuven estreia rótulo em Realidade Aumentada


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com a proposta de combinar o prazer de uma boa cerveja e o entretenimento virtual, a cervejaria artesanal Leuven, de Piracicaba (SP), ousou em sua nova identidade visual. Em parceria com a agência digital Flex Interativa, da capital paulista, criou um rótulo em Realidade Aumentada. A tecnologia está presente nos estilos Golden Ale, Red Ale e IPA.

Graças a essa tecnologia, os personagens que estampam o rótulo físico das garrafas ganham vida e movimento quando observados pela câmera de um smartphone ou tablet. Em ambiente virtual, os novos rótulos também exibem informações complementares sobre os produtos, algo que não pode ser lido na versão impressa dos vasilhames. Para conferir um teaser das animações, clique aqui.
Segundo Alexandre Godoy, sócio-fundador e mestre-cervejeiro da Leuven, os novos rótulos deverão atrair especialmente o consumidor mais jovem:
"Sempre usamos em nossos rótulos figuras medievais e lendárias, mas de forma sutil. Já a nova identidade visual das cervejas Leuven assume esses personagens de forma explícita, com traços inspirados no universo dos quadrinhos e a Realidade Aumentada como referência ao mundo dos games, elementos que se comunicam melhor com as novas gerações."

sábado, 24 de dezembro de 2016

Natal inspira nova cerveja da Bodebrown


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Inspirada em uma tradicional bolacha natalina europeia, a nova cerveja da Bodebrown combina com as festas de fim de ano. A Spekulaas resgata a tradição de países europeus de distribuir biscoitos para as crianças no Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro. Esta criação da cervejaria de Curitiba (PR) tem como base a Belgian Dubbel com açúcar mascavo, trigo e especiarias utilizadas na iguaria de Natal.

A Spekulaas conta com 7% de teor alcoólico e baixo amargor, com toque de sabor maltado e notas de damasco, canela e uvas passas e diversas especiarias como canela, noz moscada, pimenta branca, pimenta preta, zimbro, cardamomo e casca de laranja. O aroma típico da bolacha é marcante, com notas sutis de frutas desidratadas e ameixa, bem como noz moscada, cardamomo e canela.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

My Growler lança e-book sobre os estilos de cerveja artesanal preferidos no Brasil


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Focada na disseminação da cerveja artesanal por meio do growler, a My Growler lançou em 19 de dezembro o e-book Os 10 Estilos de Cerveja Artesanais Mais Populares no Brasil. A obra, com autoria do beer sommelier Rodrigo Sawamura e prefácio do CEO da empresa, Rodrigo Fernandes, está disponível gratuitamente para download no site da empresa.

No e-book, Sawamura, vencedor do 3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil e pela Associação Brasileira de Sommeliers, apresenta os principais estilos cerveja artesanal - da conhecida Bohemian Pilsner até a controversa American Sour. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Um retrato da cerveja artesanal no Brasil, pelo Instituto da Cerveja


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com o despertar para as cervejas artesanais no Brasil, aumentou também o interesse em investir nesse mercado. Porém, os empreendedores sempre careceram de um levantamento mais detalhado do segmento. Para preencher essa lacuna, o Instituto da Cerveja do Brasil, em um trabalho coordenado por Alfredo Ferreira, se ocupou dois anos em um levantamento minucioso. O resultado dessa pesquisa, que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e associações regionais como Procerva (PR), Apacerva (SP) e AGM (RS), é divulgado agora, em dezembro de 2016. Confira abaixo algumas das conclusões.

“O mercado de cervejas artesanais no Brasil, apesar da crise político-financeira, não para de crescer e se mostra como uma aposta promissora para os próximos anos”, afirma Alfredo Ferreira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A cerveja artesanal com alma de espumante ganha versão rosé



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Não é só a garrafa, normalmente usada para a produção de espumantes, que chama a atenção. A Schatz Muskat Bier, da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS), é produzida a partir do mosto de uvas moscato. Os mostos da uva e cervejeiro são fermentados juntos, em tanques de inox, para deixar a bebida com a expressão aromática do moscatel. O bouquet é finalizado com um extrato natural de especiarias, elaborado com casca de laranja, coentro e noz moscada, na própria destilaria.

Agora, a Schatz Muskat Bier ganhou uma versão rosé. A Schatz Pink Muskat complementa a linha de cervejas ícones da Petronius. A grande novidade na receita são amoras colhidas no pátio da casa de Emílio Kunz Neto, diretor da Petronius e criador da receita, por isso a sua produção na safra 2016 é limitada a 400 garrafas. As especiarias escolhidas para essa nova versão trazem mais frescor e complexidade, com extratos naturais de hortelã e gengibre. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Famílias Kunz e Matarazzo se únem no projeto Villa Matarazzo


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


"O Continente foi a grande paixão que me atraiu pela obra". O cineasta Jayme Monjardim inspirou-se numa das obras mais importantes da literatura gaúcha para o seu filme O Tempo e o Vento. Na mesma parte da trilogia, a amizade entre o enólogo Emílio Kunz e o autor Érico Veríssimo está eternizada no personagem "Serigote", patriarca de uma família de imigrantes alemães, que inspirou a cachaça da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS).

A inspiração para as telas dos cinemas e para os alambiques, agora, gera uma nova parceria sob a coordenação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, proprietária da Vinho & Arte. A Petronius lança uma cachaça de alambique e uma cerveja artesanal, em parceria com Jayme Monjardim. Os dois rótulos farão parte do projeto Villa Matarazzo, em homenagem à Família Matarazzo. "A cultura e a história são os pontos de união entre as nossas famílias, através da nossa relação com a obra magna da literatura gaúcha. Com esse espírito, a Petronius apresenta a cerveja e a cachaça Villa Matarazzo", explica Emílio Kunz Neto, diretor da empresa.

Kunstmann lança nova Session IPA



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A cervejaria Kunstmann, de Valdivia (Chile), lança uma Session IPA. Para desenvolver a nova receita, a equipe viajou para o Vale de Yakima, nos Estados Unidos, até a empresa Bart-Hass, uma das principais referências de lúpulo, que ajudou a definir a escolha das variedades da planta. A apresentação da cerveja mereceu uma solenidade, liderada pelo presidente e fundador da marca, Armin Kunstmann.

Com 5% de teor alcoólico, utiliza três tipos de lúpulo: Columbus, que confere o amargor próprio da família das India Pale Ale, o Citra, com a essência das notas de frutas, e o Cascade, com o cítrico.
Armin Kunstmann destaca:

sábado, 10 de dezembro de 2016

The Bife recebe Bodebrown com promoções e sorteio


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 

 Para os apreciadores de cerveja e cortes especiais e estiverem no Rio em 13 de dezembro há a oportunidade de ir ao The Bife, casa de carnes nobres na Barra, e harmonizar costelas com cervejas da Bodebrown. A cervejaria de Curitiba (PR) faz a sua estreia na casa com seis rótulos, todos por R$ 30,90 (cada) no dia do evento, e a harmonização de costelas - boi, porco e cordeiro - será oferecida como cortesia. A carne será preparada pelo mestre churrasqueiro da casa, Rossano Mendonça: quem comprar duas cervejas ganha 300 gramas de costela para experimentar com os rótulos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Let's Beer faz festa para comemorar quatro anos


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 No fim de semana de 10 e 11 de dezembro, o Let's Beer Tasting Bar comemora seus quatro anos de vida com música ao vivo, food truck, brassagem especial, leilão beneficente, e claro, muita cerveja. Além dos mais de 300 rótulos disponíveis na casa, são seis bicos de chope com 12 barris engatados ao longo do dia com Dogma Hop Lover, Júpiter Talismã Sebastiana e Tanger, Juan Caloto IPA, Dádiva Amber Ale Single Hop, Backer Bravo, Hocus Pocus Interstelar IPA, Founders All Day IPA (EUA), Dieu du Ciel Déesse Nocturne American Stout (Canadá) e Oskar Blues IPA (EUA). Os valores variam de R$ 27 cada pint e R$ 130 por pessoa, neste caso com uma taça inclusa para degustação ilimitada de todos os chopes disponíveis no dia. Confira abaixo as atrações.

Leilão de cervejas

Cinco rótulos exclusivos da adega do Let's Beer não vendidas no Brasil serão leiloados, e conforme os organizadores a renda será revertida para a Fundação Cruz Verde, que cuida de pacientes com paralisia cerebral no bairro da Vila Mariana.
Horário: 15h30min às 17h30min

Passeio em Nova Friburgo valoriza a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, recebeu um grupo de entusiastas e especialistas do universo das cervejas artesanais no último final de semana de novembro. O objetivo da iniciativa foi fortalecer a Rota Cervejeira RJ, projeto criado para unir o mercado cervejeiro de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim e fazer com que essa região, conhecida como Serra Verde Imperial, seja cada vez mais valorizada e requisitada pelos turistas.

O tour, organizado por Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, começou pela Cervejaria Angels & Devils Craft Beer, tocada pelas por mulheres. Lá, o grupo pode conhecer mais sobre os processos de produção da cerveja e degustar os dois rótulos produzidos atualmente pela micro cervejaria, a MaryAngel, uma witbier com alecrim e a Scarlet, uma Red India Pale Ale, para os amantes do amargor.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016


Com oito meses de mercado, a cerveja cigana de DNA caseiro batizada de Avós, nascida da paixão do publicitário e cervejeiro Junior Bottura pelas panelinhas e uma celebração ao vínculo que teve a sorte de cultivar com todas as suas avós e bisavós, abriu ao público sua sede a partir de 8 de dezembro, a Casa Avós. No térreo de um sobrado octagenário da Vila Ipojuca, na capital paulista, o espaço os produtos da marca, além das cervejas de cadeia refrigerada, com a opção de levar para casa os chopes Avós em growlers e crowlers.


A Avós trouxe uma máquina semi-automática de enchimento decrowler, que permite que o chope seja enlatado na hora, em recipientes de um litro para o cliente levar embora. Ocupam as prateleiras da Casa Avós, souvenirs cervejeiros como camisetas (R$ 69), meias (R$ 25), bonés (R$ 39), copos (R$ 20), abridores (R$ 20), kits com duas garrafas de 300 mL (R$ 39) e geleias (R$ 20) feitas com a própria bebida. Aos sábados, das 16h às 22h, o local está disponível para eventos fechados.

Para dar ainda mais personalidade à nova fase da marca, a Avós terá engatada em seu Growler Station a partir de 20 de dezembro, uma receita exclusiva, vendida apenas no local como chope. A Vó Juca, nome que homenageia o bairro, é a versão da cigana para o elegante estilo Pilsen, cerveja de corpo baixo, dourada, de espuma clara, que apresenta aroma de lúpulo floral e herbal, atinge 14 IBUs (R$ 7,50/300ml) e no paladar o amargor fino dos lúpulos tchecos se sobrepõe aos sabores de pão provenientes do malte, entrega boa bebilidade e muito frescor.

Macaé ganha loja Mestre-cervejeiro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Seguindo o plano de expansão no Sudeste, a rede de lojas de cerveja artesanal Mestre-Cervejeiro.com inaugurou em 1º de dezembro sua primeira unidade em Macaé. É a sexta em operação no Estado do Rio de Janeiro. Conhecida como Capital do Petróleo, a região é bastante procurada por empreendedores e apresenta uma grande movimentação turística. A rede recentemente lançou sua terceira cerveja própria, a Belgian Tripel Chocolate, que celebra os 12 anos da marca.

Daniel Wolff, fundador da rede, explica:
"Nosso objetivo é crescer no Sudeste e o Rio de Janeiro é uma das principais frentes. Macaé apresenta um forte setor de petróleo, o que fez com que grandes empresas se aproximassem e investissem no local."

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Cervejaria Da Mata lança Helles


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Prestes a completar um ano, a Cervejaria da Mata lança um novo estilo: a Da Mata Munich Helles. A nova cerveja vem se juntar aos três estilos da cervejaria já presentes no mercado: IPA, Vienna Lager e Witbier. O lançamento ocorreu no dia 30 de novembro no EAP – Empório Alto de Pinheiros, em São Paulo.

A Da Mata Helles é uma reprodução fiel do estilo Helles de Munique, cuja característica principal é um equilíbrio entre os aromas florais dos lúpulos alemães utilizados com um suave maltado. Esta cerveja dourada e brilhante, de excelente espuma, possui um elevado drinkability, que faz com que cada gole seja o convite para um próximo. Não é por acaso que as Helles são o estilo mais consumido na região da Bavária, na Alemanha.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Lohn Bier prepara lançamento da Carvoeira Wood Aged


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Na primeira vez em que enviou um rótulo para avaliação em um concurso na Europa, a Lohn Bier já conquistou motivos para comemorar. A Carvoeira, uma Russian Imperial Stout com Funghi Secchi e Cumaru, recebeu o certificado de excelência no Brussels Beer Challenge na categoria Flavoured beer: Herb & Spice.

A Carvoeira leva nove grãos distintos (seis maltes e três não malteados), candy sugar, lúpulos e levedura ingleses, além das especiarias. O índice de amargor é de 60 IBUs, e o teor alcoólico é de 9,5%. Esta é a terceira premiação do rótulo. No mix da Lohn Bier, são 10 medalhas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vila das Cervejas ocorre em BH em 10 e 11 de dezembro em BH


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com o objetivo de unir apreciadores de cervejas artesanais e a cultura que cerca o tradicional bairro de Santa Tereza, reduto de boas músicas e gastronomia em Belo Horizonte (MG), a produtora Play Cultural e a Villa Albertini organizaram o Vila das Cervejas. O evento ocorre no fim de semana de 10 e 11 de dezembro. (Para conferir outros eventos cervejeiros, entre na agenda da Beer Art, neste link)

A festa marca um ano da produtora Play Cultural, responsável por grandes eventos como o FICC (Festival Internacional de Cultura e Cerveja), On Love (acontece duas vezes no ano) e o Arraiá dos Inquilinos, entre outras.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Schornstein fecha 2016 com crescimento em pontos de vendas


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Para a Schornstein, 2016 foi um ano marcante. A cervejaria localizada em Pomerode (SC) comemorou 10 anos, ampliou em 55% o número de pontos de vendas, inaugurou a nova fábrica e a primeira loja, realizou um festival e conquistou prêmios. A marca chega a dezembro vendendo cervejas em 19 estados brasileiros – sete a mais do que em dezembro de 2015.

De acordo com Adilson Altrão, diretor da Schornstein, estes números refletem os investimentos que a marca realizou.
"Foram R$ 4 milhões injetados em equipamentos para a nossa nova fábrica, que tem capacidade produtiva de 300 mil litros ao mês", destaca.
Hoje, seis estilos são produzidos pela marca: Pilsen, Weiss, Witbier, IPA, Bock e Stout. Um rótulo de guarda também foi lançado em homenagem a primeira década da cervejaria: uma Dark Strong.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Bandas de rock dos anos 60-70 inspiram nova coleção da My Growler


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Intitulada Rock 'n' Growler, a coleção é composta por seis ilustrações criadas pelo desenhista Diogo Ramoreira para a My Growler inspiradas nas bandas Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e Rolling Stones e nos músicos Bob Dylan e David Bowie. O resultado é uma série de produtos como growlers, ecobags, copos e camisetas para o público consumidor de cervejas artesanais e fã de rock and roll.

Os produtos serão vendidos a partir de sexta-feira (1º/12) na My Growler Shop. O cliente poderá optar por adquirir os produtos separadamente ou em kits para presente, embalados em caixas desenvolvidas pela empresa para comportar growler e acessórios de cada banda ou músico.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cervejaria Urbana celebra o fim do ano com festa solidária em SP


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 No domingo de 4 de dezembro, a Cervejaria Urbana reúne os amantes de cerveja artesanal em sua sede, no bairro do Jabaquara, na capital paulista, para uma tarde de confraternização regada à cerveja. Desta vez, além de consumir os principais chopes do "laboratório" diretamente da torneira, os convidados terão a oportunidade de fazer "as vezes" de Papai Noel. Isso porque a cervejaria aproveitará a festa para arrecadar brinquedos novos que, posteriormente, serão doados à Casa da Criança e do Adolescente Santo Amaro Grossalr, uma entidade sem fins lucrativos que atende jovens e crianças na zona sul de São Paulo. 

Entre as bebidas disponíveis na festa estarão a nova Gordelícia Aramis, com lúpulo francês, e a recém-lançada Relaxe e Gose, cerveja clara de trigo super refrescante, que leva coentro e tempero libanês na receita. Já o cardápio, contará com grilled cheese e hambúrgueres artesanais de carne bovina e suína, tudo preparado pela própria cervejaria. Outra opção para harmonizar com chope será o delicioso brigadeiro de cerveja, disponível em diferentes sabores.