quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Festival Brasileiro da Cerveja terá lançamentos da Itajahy
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A Itajahy chega ao maior evento cervejeiro do país com nove rótulos em linha. Além dos seis que já são comercializados em todo o país, a marca lança três novos estilos no Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 8 a 11 de março, em Blumenau (SC). São eles: Kraken (Imperial Black IPA), U-513 (Doppelbock) e Trapiche (Session IPA).
O cervejeiro da Itajahy, Alexandre Mello, destaca o crescimento da marca dentro do evento. "Eu participei do primeiro festival em 2011 para apresentar as minhas criações caseiras. E agora, seis anos depois, estamos chegando ao Festival Brasileiro da Cerveja com nove rótulos e uma distribuição que nos permite chegar a todo o país. Estruturamos a Itajahy para um salto nos próximos anos e este será o pontapé para ele", comenta.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Sábado de Carnaval terá Blumenau Beer Day
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O Carnaval é sinônimo de diversão. E quem estiver no Vale Europeu durante o feriado já tem uma opção garantida para o sábado, dia 24 de fevereiro. A Cerveja Blumenau realiza mais uma edição do Blumenau Beer Day, evento que reúne, na sede da fábrica da cervejaria, opções em música, gastronomia e boas cervejas.
Para harmonizar com os rótulos da Cerveja Blumenau, RedCor, Hemmer, Itajahy e outras convidadas, a gastronomia ficará por conta da Bier Vila (com os risotos já reconhecidos da casa), do Bar da Fábrica (com bolinhos de lingüiça Blumenau e outros petiscos), da Nana Hamburgueria (que levará, além do Clássico e do BBQ Crack Bacon uma receita especial criada para o evento, chamada de Texas Rub) e do We Sweet Truck (waffle, milk shakes, sorvetes e brigadeiros).
Três atrações musicais estão confirmadas. Ao meio-dia, em clima de Carnaval, a Sambossa Rio traz o samba de raiz para o evento. Já a partir das 15h, é hora de MPB com John Mueller e Banda. O encerramento traz o rock'n'roll para a cervejaria, com a banda Karrie King a partir das 18h.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
Festival Brasileiro da Cerveja: Schornstein lança American Lite Lager e Imperial IPA
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A Schornstein, uma das pioneiras na produção de cervejas especiais em Santa Catarina, tem como propósito atender a todos os tipos de consumidores: desde os que estão começando a apreciar os rótulos artesanais até os mais conhecedores das bebidas artesanais. E os dois lançamentos da marca no Festival Brasileiro da Cerveja comprovam isso. Serão apresentadas ao público a Schornstein Soul (uma American Lite Lager, cerveja mais leve) e a Schornstein Imperial IPA.
O diretor executivo, Adilson Altrão, comenta que a linha de produtos está crescendo para estes dois públicos distintos por uma questão estratégica. "Enquanto com a Soul trabalhamos no sentido de atrair novos consumidores para as cervejas artesanais, com a Imperial IPA reforçamos o nosso desejo de continuar atendendo a um público especializado com rótulos mais elaborados", diz.
Durante o evento, que acontece de 8 a 11 de março em Blumenau (SC), os dois estilos serão servidos na pressão. Ainda no primeiro semestre ambas chegam às prateleiras.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Curso de sommelier de cerveja em Recife recebe inscrições
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Voltado a apreciadores que desejam se profissionalizar na área, o curso de Sommelier de cerveja em Recife, ministrado pelo Science of Beer, se inicia no dia 1º de abril. São encontros em quatro fins de semana, um por mês, entre abril e julho. Saiba mais detalhes abaixo (para conferir mais opções de eventos, consulte a agenda da Beer Art, em revistabeerart.com/eventos)
Diretora do Science of Beer, Amanda Reitenbach comenta:
“Nosso conteúdo é único e busca trazer novas experiências sensoriais ao aluno, através do contato com a gastronomia e também com outras bebidas. Esse contato é fundamental para qualquer pessoa que esteja buscando desenvolver o seu sensorial.”O curso, com carga horária de 80 horas/aula, mescla teoria e prática. Um dos destaques do curso é a aula de harmonização com um chef cozinhando ao vivo em sala de aula para os alunos, enquanto o professor monta as melhores harmonizações.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Produção colaborativa vai reunir mais de 50 cervejeiros em Blumenau
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Das brincadeiras até uma relevante troca de conhecimentos e opiniões sobre o mercado cervejeiro: tudo é discutido em um grupo digital chamado de Illuminati. Aproveitando o Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne o mercado nacional em Blumenau (SC), o grupo decidiu sair das telas para as panelas e vai realizar uma brassagem colaborativa de uma cerveja com o mesmo nome. É no dia 9 de março, na sede da Cerveja Blumenau.
O
estilo selecionado para a produção é uma Double Red Ale. Parte da
brassagem será envelhecida em barril de cabernet sauvignon cedido pela
cervejaria Leopoldina.
Também são patrocinadores a Agrária, que disponibilizará as
matérias-primas, a Cristal Blumenau, que produzirá os copos
personalizados e a Anexar Comunicação, responsável pela identidade
visual da Illuminati.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Bodebrown vai produzir Burton Pale Ale na Inglaterra
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Fundadores da premiada Bodebrown, os irmãos cervejeiros Samuel e Paulo
Cavalcanti embarcam no dia 17 de fevereiro para a Inglaterra, a bordo de uma
missão de peso. Juntamente com a equipe da Marston´s Brewery, localizada em
Burton-On-Trent, vão produzir uma cerveja colaborativa que será comercializada
em todo o Reino Unido na rede de 1500 pubs controlada pelo empresa
britânica. A produção será de 160 mil litros e terá ainda a característica
de fazer um resgate histórico: o estilo será uma Burton Pale Ale, uma clássica
releitura desta versão que é apontada como a pioneira no estilo das Pale Ales.
Esta será a terceira vez que a Bodebrown recebe convite para produzir
cervejas colaborativas que serão vendidas no Reino Unido - antes já havia feito
parcerias com a Adnans Brewery, de SouthWold (Inglaterra), e Caledonian Brewery,
de Edimburgo (Escócia). "Mas a nova empreitada é uma das mais importantes, por
recriar a receita que é tida como uma das primeiras Pale Ale do mundo, e ainda
mais no local onde elas nasceram", comemora Samuel Cavalcanti. "A Burton Pale
Ale é mãe de todas as que vieram depois, como Indian Pale Ale, American Pale
Ale, Belgian Pale Ale e Australian Pale Ale. É quase como um elo perdido com o
que bebemos hoje pelo mundo todo. Estamos muito orgulhosos de participar desta
redescoberta, trabalhando com a equipe de uma cervejaria fundada em 1834,
produzindo e conhecendo o Burton Union System, sistema de produção histórico
desta cervejaria".
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Krug Bier lança cerveja com ouro na embalagem
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Feita
com puro malte Whisky e envelhecida em carvalho francês, a Pretensão, sexta
cerveja da linha Expressionista, da Krug
Bier,
tem como marca a sofisticação tanto no que diz respeito às características da
bebida, quanto na identidade visual. “Escolhemos uma garrafa de champagne de
375 mL, com rótulo em alto relevo, detalhes em ouro e numeradas”, revela Herwig
Gangl, sócio diretor da Krug Bier.
A
ideia e o nome da cerveja Pretensão , assim como das outras bebidas que compõem
a linha, veio do quadro “Alegoria da Calúnia” pintado por Irma Renault.Dentre
as figuras da obra, nota-se um homem com asas de borboleta que não toca o chão,
o que sugere a perda da referência de seu tamanho e faz com que, pretensioso,
ele se ache melhor do que realmente é.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Bar Itinerante "As Boas Coisas da Vida" estará no Carnaval do Wine Garden
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Pelo segundo ano seguido, colocamos nosso bloco nos vinhedos! No sábado de Carnaval, dia 25 de fevereiro, o Bar Itinerante As Boas Coisas da Vida vai estar no Carnavale Wine Garden. Os drinks vão ser uma das atrações da festa de 2 anos wine bar a céu aberto da Vinícola Miolo, que ainda vai ter Rock N’ Roll na Kombi e, claro, vinhos e petiscos. Vem comemorar com a gente!
Os drinks exclusivos do Bar Itinerante ABCV serão criados pelos sommeliers Lilian Lima e Júlio César Kunz, editores do portal As Boas Coisas da Vida. As receitas vão levar bebidas da Miolo (espumantes brut e moscatel, grappa, brandy e suco de uva), Cachaça Serigote e gin, além de frutas e ervas.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Weird Barrel e Seasons produzem colaborativa neste sábado, em Ribeirão Preto (SP)
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Os cervejeiros do brewpub Weird Barrel, de Ribeirão Preto (SP), e da cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), se reúnem neste sábado (11/02) no brewpub para produzir uma cerveja colaborativa. Da experiência conjunta vai resultar a primeira New England IPA produzida pelas cervejarias. O ‘estilo’, uma variação de India Pale Ale, vem sendo a sensação entre os lupulomaníacos no Brasil e no exterior.
Leonardo Sewald (Seasons ) e João Becker (Weird Barrel), cervejeiros conhecidos por suas bem-sucedidas experiências com cervejas lupuladas, desenharam uma receita com quantidades mais que generosas das variedades Citra, Columbus e Amarillo. Como pede o novo ‘estilo’, a New England IPA que ainda não foi batizada, promete aspecto turvo e denso com aromas e sabores complexos que se destacam sobre o amargor.
“Esta será a primeira de quatro colaborativas que faremos ao longo do ano; sempre trazendo cervejeiros de destaque que tenham sintonia com o estilo da Weird Barrel”, explica Rafa Moschetta, sócio do brewpub. “Aproveitamos a presença do Leo Sewald, que assim como o João Becker começou na profissão como homebrewer, e convidamos os cervejeiros caseiros da cidade para confraternizar no bar neste sábado”, lembra Moschetta.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Jantar harmoniza menu de Lênin Palhano com cervejas da Bodebrown e pães especiais
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Um jantar especial no restaurante Nômade, no hotel Nomaa, reúne no dia 15/2
(quarta-feira) cardápio criado pelo chef Lênin Palhano e harmonização com
cervejas da Bodebrown. Para completar, o menu traz pães assinados por Rene
Seifert Junior. O custo é de R$ 189 por pessoa (mais taxa de serviço), com a
necessidade de pagamento antecipado para confirmação da reserva. Este preço
inclui o menu completo, com quatro aperitivos, dois pratos e sobremesa, mais
quatro cervejas da Bodebrown. São três horários disponíveis: 19h30, 20h30 e
21h30.
"A ideia surgiu de nossa parceria com o Rene, que cria pães artesanais
incríveis", conta o chef Lênin Palhano. "A partir daí, pensamos num evento que
destacasse o lado da produção artesanal, com ingredientes orgânicos, ênfase nos
produtos locais e participação de produtores de nossa região". A Bodebrown, que
conta com rótulos no cardápio regular do Nomaa, selecionou rótulos que reforçam
a versatilidade das cervejas na harmonização, com potencial para disputar espaço
com os vinhos nas mesas da alta gastronomia. "As possibilidades sensoriais são
muito grandes, descortinando um novo mundo", comenta Samuel Cavalcanti, fundador
da Bodebrown, cuja fábrica fica na Vila Hauer, em Curitiba.
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Rede Mestre-cervejeiro chega a Caxias do Sul
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A rede de franquias de cerveja artesanal Mestre-Cervejeiro.com inaugurou em 26 de janeiro sua primeira unidade em Caxias do Sul. Essa é a segunda loja em operação no Rio Grande do Sul. A loja abre as portas com mais de 130 rótulos - com destaques para Mestre-Cervejeiro.com Session Porter (Curitiba/PR), Maniba (Novo Hamburgo/RS), St. Feuillien (Bélgica) e Founders (EUA) -, além de um mix de produtos, como camisetas da marca, kits cervejeiros, taças, copos, e petiscos gourmet.
Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede, destaca:
"O sul do Brasil, onde a cerveja artesanal já é bem consolidada, é uma das regiões foco para o Mestre-Cervejeiro.com, e Caxias do Sul, situada em um dos principais polos vinícolas do país, abre um mercado importante para nós."Para os franqueados Rodrigo Flores de Oliveira e Douglas Ferreira, a expectativa é disseminar a cultura da cerveja na cidade, oferecendo os melhores rótulos em um ambiente aconchegante.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Cerveja Itajahy mira chegar a todo o Brasil
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Cervejaria nascida em 2014, a Itajahy prepara em 2017 uma expansão geográfica dos seus pontos de vendas. Além de intensificar a atuação no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, os rótulos devem chegar a outros estados brasileiros ainda no primeiro semestre. A linha também vai aumentar. Hoje com seis rótulos, a marca deve lançar mais três no Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 8 a 11 de março, em Blumenau (SC). No estande da Itajahy os visitantes também poderão provar três experimentais, que, segundo o cervejeiro Alexandre Mello, também têm potencial para entrarem para a família de produtos.
"Este será um ano muito importante para a Itajahy. Temos o desafio de expandir mantendo a nossa essência que está ligada à qualidade dos produtos, inovação nas receitas e fortalecimento da identidade de Itajaí, que está muito ligada ao mar – desde a pesca até as praias", ressalta Mello.Para manter o crescimento com qualidade e agilidade nas entregas, a marca passa a produzir as garrafas como cigana na Cerveja Blumenau. Para manter o crescimento com qualidade e agilidade nas entregas, a marca passa a produzir as garrafas na Cerveja Blumenau. A produção de chope segue em Itajaí (SC), na sede da cervejaria, onde também produzirá chope e garrafa para ciganos.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Estúdio de Marketing Cervejeiro oferece curso no Rio
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Com um curso com os sommeliersJosé Padilha, publicitário formado pela PUC com 30 anos de experiência, e Amanda Henriques, jornalista pela UFF criadora do blog Maria Cevada, a startup Marketing Cervejeiro realiza uma das suas primeiras atividades. A empresa se apresenta como "o primeiro estúdio de Propaganda e Marketing especializado em cerveja do Rio de Janeiro". O propósito é oferecer "tudo o que é necessário para o sucesso de um negócio cervejeiro, desde planejamento estratégico a criação de rótulos, marketing digital e organização de eventos". Abaixo, saiba mais sobre a startup e sobre o curso(Para conferir mais opções de eventos, consulte a agenda da Beer Art, em revistabeerart.com/eventos)
O objetivo da startup é contribuir para a profissionalização do mercado cervejeiro brasileiro, com foco inicial no Rio. À frente da iniciativa, está Érica Barbosa (@ericabeermkt), sommelier carioca formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ela explica:
Cada vez mais pessoas se formam como homebrewer ou sommelier, começam a produzir e vender cerveja ou oferecer serviços de consultoria, mas muitos deixam a desejar em seu posicionamento estratégico e comunicação, muitas vezes por falta de um profissional qualificado para auxiliar.
Dado Pub Moinhos adota estação para reabastecer chope
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Um dos pubs tradicionais de Porto Alegre, o Dado Pub Moinhos estreia na última semana de janeiro a venda de chope artesanal da marca Dado Bier pelo sistema de growler. Com capacidade de 1,89 Litro e fechamento em rosca, é o modelo mais comum desse utensílio que vem se popularizando no país.
A modalidade sugere o consumo de cerveja através de um método mais local e sustentável, resgatando um pouco do antigo jeito de consumir bebidas, quandoeram comuns as garrafinhas de vidro retornáveis. A diferença é que o growler é próprio e reutilizável: o cliente compra o growler e vai até o Dado Pub Moinhos para recarregar com o chope favorito, direto da torneira. Entre as opções oferecidas estão Weiss, Lager, IPA, Belgian Ale, entre outras.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Cervejaria Nacional lança as “Musas do Verão 2017”
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Localizada em Pinheiros, na capital paulista, a fábrica-bar Cervejaria Nacional inicia 2017 com uma nova receita das “Musas do Verão”. O projeto, que convida mulheres do ramo cervejeiro para o preparo de uma sazonal em parceria com o brewpub, tem o objetivo de provar que "cerveja não é só coisa de homem, e que bebida de mulher é a que ela quiser".
Com lançamento no dia 29 de janeiro, as participantes estreantes são Luiza Tolosa, da Cervejaria Dádiva, e Paola Della Mônica, da Realli importadora,
em parceria com Patrick Bannwarkt, mestre-cervejeiro da casa. A cerveja
da vez é a AlpHa Ácida, de estilo Sour e caracterizada pela acidez da
jabuticaba, fruta selecionada para dar o toque tropical, tornando a
cerveja levemente azeda e refrescante. A palavra Alpha, por ser a
primeira letra do alfabeto grego, foi escolhida para representar a
liderança e espaço que as mulheres vêm conquistando cada vez mais no
mercado cervejeiro.