quarta-feira, 31 de maio de 2017

Expotchê reúne produtos gaúchos em Brasília



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Entre 30 de junho e 9 de julho de 2017, a capital federal recebe uma das maiores feiras dedicadas à comercialização de produtos da região Sul do país, que mostra também a cultura do estado do Rio Grande do Sul, a Expotchê. Anualmente, cerca de 150 mil pessoas visitam os corredores do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade durante os 10 dias de evento. Realizada desde 1992, pela Rome Eventos, reúne mais de 300 expositores distribuídos em uma área de 27 mil metros quadrados. O evento movimenta a economia local e contabiliza gerar mais de 3 mil empregos diretos, contratos com cerca de 40 empresas locais para prestação de serviços e um volume de negócios diretos e indiretos superior a R$ 15 milhões em vendas a cada edição. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Em sua 25ª edição, a Expotchê será distribuída em espaços cenográficos que representam a cultura gaúcha, com área de comercialização de produtos e serviços, praças temáticas dedicadas ao vinho, ao pão, à cerveja, ao chocolate e à gastronomia. Os estandes são destinados a roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, sucos, artesanato, churrasco, chimarrão, muitos deles produzidos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar. Além disso, o evento oferece uma intensa programação de shows, com apresentações diárias no palco principal. O público também poderá conferir danças folclóricas e grupos musicais tradicionais da região Sul.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Cervejas brasileiras conquistaram mais da metade dos prêmios em Mar del Plata



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Reveladas na noite de sábado, 27 de maio, em Mar del Plata (Argentina), as medalhas da South Beer Cup 2017 destacaram a produção brasileira. Mais da metade das 81 medalhas foram para cervejas do Brasil. Foram 42 medalhas para 29 marcas brasileiras, de sete Estados (7 de SP, 6 de SC, 6 do RS, 4 do PR, 3 do RJ, 2 de MG e 1 de PE).

Quase três dezenas de cervejarias brasileiras subiram ao pódio, para festejar 10 ouros, 19 pratas e 13 bronzes, além do prêmio de Cervejaria do Ano para a Lohn Bier, de Lauro Müller (SC). Confira abaixo as medalhas organizadas por cervejaria, em ordem alfabética (para saber mais sobre cada fabricante, entre no Portal das Cervejarias Brasileiras e, para conferir como ficou o ranking acumulado de medalhas, entre aqui).

AVÓS (SÃO PAULO-SP)
Prata - Avós Vó Maria, a Baixinha Porreta (AMERICAN INDIA PALE ALE)
Bronze - Avós Vó Maria e seu Lado Zen (LIGHT LAGER)
Bronze - Avós Vó Maria IN Concert (PILSNER)

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Lançado Concurso de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann





CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Estão abertas a partir de 13 de junho as inscrições para o 3º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras, promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial (Unidade de Negócio Agrária Malte). São oferecidas 250 vagas para receitas em estilo livre porém enquadrado em uma das categorias definidas pelo BJCP (nesta seção da Beer Art, você encontra o guia BJCP). A premiação será no dia 19 de setembro, em Campinas (SP). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)


Serão premiadas as três melhores receitas:

1º Lugar: Produção da Cerveja na Cervejaria Experimental da Agrária com todos os custos de insumos e despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagos e inscrição gratuita no Curso Bier Sensorik 2018 organizado pela Promotora do Concurso.
2º Lugar: Inscrição gratuita para o Workshop de Cervejas Especiais 2018, organizados pela Promotora do Concurso com todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagos.
3º Lugar: 50 Kg de Malte Pilsen Agrária, 25 Kg de Maltes Especiais Weyermann®, 25 Kg de Maltes Especiais Crisp, 25 Kg de Maltes Especiais Dingemans, 10 Kg de Lúpulos e 10 sachês de Fermento Lallemand

terça-feira, 23 de maio de 2017

8º Festival de Cerveja Artesanal tem 24 marcas confirmadas


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Corações dos apaixonados por cervejas artesanais, preparem-se para bater mais rápido, pois está chegando a oitava edição do Festival da bebida mais amada do brasileiro! Dessa vez, ele acontecerá junto com o Festival do Hambúrguer. E olha só: dá para ir com os amigos, família, namorado/namorada e até com o bichinho de estimação e curtir tudo isso ao som de apresentações musicais no projeto Novos Talentos do Memorial e com uma área de alimentação que oferece, além dos hambúrgueres, opções como batata frita, sanduíches, comida baiana, diversos pratos salgados, doces variados, sucos, refrigerantes e água. E é muito fácil chegar ao local por transporte público (estação Barra Funda de trem e metrô ao lado e vários pontos de ônibus pertinho), bike (ciclofaixa no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade), e carro (vários estacionamentos próximos). Mas lembre-se: se beber, não dirija. O espaço também conta com área kids, minishopping e quick massage.

Confira lista de quem estará por lá: Blondine (Kombi Cerva), Burgman, Cervejaria Nacional, Crazy Rocker, Dortmund, Doktor Bräu, Fifties Beer, Freaktion, Hausen Bier, Hebling, Landel, Madalena, Mea Culpa, Oak Bier, Queen’s (Volksweizen Kombi Beer), Ravache, Schornstein (Chopp do Veloso), Soft Bier (Skenta Chopp), e mais seis marcas estreantes no Festival - Berggren (Confraria Chopp), Borogodó, Daoravida, Molise Hop Beer, Sauber Beer e Vila Alemã (Mundo Beer). Dentre a variedade de cervejas e chopes que elas levarão estão Pilsen, IPA, Red Rye IPA, Brown IPA, American IPA, Session IPA, HopWeiss, Porter, Brown Porter, Vienna Lager, Weiss, Stout, Nitro Staut, Dark Sout com cacau, Witbier, Weizen, Bock, Trippel, Pumpkin, Bohemia Pilsener, Blonde Ale, Summer Ale, American Pale Ale, India Black Ale, American Amber Ale, Red Ale, Munch Dunkell, Dark Lager, California Common e Belgian Trippel. Você conhece todos esses tipos cerveja? Se sim, ótimo, pois poderá saborear as suas preferidas e experimentar outras. Caso a resposta seja não, terá uma grande oportunidade de conversar com os mestres cervejeiros, descobrir os estilos que mais gosta e ainda harmonizá-los com as comidinhas e hambúrgueres que também estarão por lá. 

segunda-feira, 22 de maio de 2017

DUM DAY VII inicia a venda de ingressos nesta segunda


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

O DUM Day VII, festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria, já tem data e local confirmados. Mais uma vez, acontece no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 22 de maio pelo site www.eventbrite.com.br. O evento terá como atrações mais de 80 rótulos de cervejas artesanais, com destaque para as criações da própria marca.
   
O evento já se tornou um clássico da DUM, movimentando a cena cervejeira de Curitiba. A marca ganhou notoriedade com a Petroleum, uma cerveja com 12% de teor alcoólico e cor escura, com toques de café e chocolate. Tanto a versão original quanto as dez variações da Petroleum estarão disponíveis no evento, bem como as cervejas Jan Kubis e Grand Cru.
 
O DUM Day VII contará com outras surpresas, como cervejas colaborativas desenvolvidas para a festa e rótulos selecionados dentre as TOP 15 cervejarias do ranking do aplicativo Untappd (aplicativo de avaliação de cervejas). Quem comprar o ingresso ganha um copo de cristal exclusivo do evento produzido pela clássica Cristal Blumenau, com capacidade para 150ml, tamanho da dose padrão do festival.

sábado, 20 de maio de 2017

Kit bimestral para a produção de cerveja em casa é opção de presente no Dia dos Namorados


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

O hobby de produzir cerveja em casa, também conhecido como homebrewing, vem cada vez mais conquistado novos adeptos, que estão transformando suas casas em laboratórios cervejeiros.

Para aqueles que buscam um presente diferente no Dia dos Namorados, o Lamas Brew Shop, que oferece matéria-prima de qualidade, equipamentos e conhecimentos para cervejeiros caseiros, indica a adesão ao Clube de Assinatura do Lamas para os casais que vivem cercados de panelas e amigos ou simplesmente querem curtir um momento especial a dois, preparando receitas cheias de personalidade e que resultam em cervejas com a essência de seus criadores.

Batizado de Lamas Brew Club, o novo negócio apresenta uma maneira fácil e descomplicada de receber em casa Receitas Completas de Cervejas, com todos os insumos necessários para produzi-las. O consumidor escolhe se quer a receita para fazer 5, 10 ou 20 litros de cerveja.

Veja os queijos indicados para elaborar um fondue


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


Raquel Santana, mestra em ciência e tecnologia do leite, responsável pelo Controle de Qualidade do grupo Barbosa & Marques, fabricante dos produtos REGINA, apresenta quais são os queijos mais indicados para elaborar fondue.

Confira:
Edam – Queijo muito popular na Holanda, comercializado em feiras livres e normalmente no formato de uma bola. Sabor suave, aromático e um pouco adocicado. É um queijo tipicamente de mesa devido ao apelo irresistível de suas olhaduras.

Emmental – Queijo duro, amarelo-claro, de sabor suave. Ideal para ser fundido após seis meses de cura. Um clássico dos alpes suíços. Não pode faltar na hora de receber os amigos.

• Gruyère - Queijo de massa cozida, de textura semidura, plena de olhaduras (buraquinhos), a maioria do tamanho de uma avelã. Seu sabor é suave e adocicado, lembrando o sabor de leite maltado e aroma de amêndoa.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Bodebrown promove invasão no Rio de Janeiro até domingo


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A cervejaria curitibana Bodebrown desembarca no Rio de Janeiro com uma ação simultânea em 16 bares da Cidade Maravilhosa, desde ontem, quinta-feira (18) até o domingo (21). As casas participantes receberão oito chopes da Bode, numa seleção que traz rótulos premiados em festivais internacionais, promovendo uma viagem sensorial de aromas e sabores.
 
Confira as cervejas:
 
Stone/Bodebrown - Cacau IPA
Perigosa Imperial IPA
Perigosa baby
Bodebrown/brewstel - Ashcat amber ale
At Noon
Bodebrown/Melissa cole - Mandarina Baby
Montfort Rye IPA
Bodebrown/Paulo Meller - Obscena Hoping UP
 

Festival Cervejeiro Carioca estreia na Barra em junho


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Depois de duas edições bem-sucedidas em Laranjeiras, o Festival Cervejeiro Carioca chega pela primeira vez à Barra da Tijuca de 9 a 11 de junho. A Cidade das Artes foi o local escolhido para receber evento que reúne cervejas especiais, gastronomia local, moda independente e música com bandas e DJs. Assim como nos anteriores, a entrada será gratuita. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)


Para a edição de estreia na Barra, O FCC tem três novidades confirmadas: o Espaço Kids, os food trucks, que substituirão as barracas de gastronomia, e a ampliação do evento, que terá três dias, em vez dos dois habituais.
Diogo Amaral, organizador do evento ao lado de Samuel Shor, destaca:
"O local é fantástico, certamente dará uma outra dimensão ao evento. E será uma grande oportunidade de alcançar um novo público, que não teve um acesso tão fácil às edições de Laranjeiras."
Algo que já virou tradição e que novamente estará no FCC é a brassagem aberta organizada pela AcervA Regional Rio. No dia 10, o grupo de cervejeiros artesanais demonstrarão ao vivo as etapas de elaboração da bebida, apresentando processos, insumos e equipamentos.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

3º Repense Cerveja vai à Casa de Espanha no Rio


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Organizado pela cervejaria carioca 2cabeças, o Repense Cerveja chega a sua terceira edição com novo local. A Casa de Espanha, no Humaitá (Rio), é a sede do evento no dia 2 de Setembro, mantendo o sistema de torneiras liberadas ao público. Os ingressos para o primeiro lote estão à venda. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art) 

Maíra Kimura, sócia da 2cabeças, comenta:

"Depois de dois anos de sucesso, acreditamos que é a hora de dar um salto. Buscamos melhorar ainda mais a estrutura e conforto para o público, que a cada edição aumenta de tamanho. O salão é coberto e tem ar condicionado, numa área bem central da cidade. Nossa expectativa é de um público até 40% maior que da última edição."

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Heineken lança cerveja zero álcool


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

A Heineken apresentou o que definiu como a sua "mais recente inovação". A Heineken 0.0 é uma cerveja zero álcool com a promessa extra de baixa caloria: segundo a empresa holandesa, 69 calorias por garrafa de 330mL. O produto inicialmente chega a 14 mercados em 2017. O rótulo não alcoólico é distinguido pela cor azul aplicada sobre o tradicional design da marca.

Willem van Waesberghe, mestre-cervejeiro global da marca, que afirma ter desenvolvido a receita "usando apenas ingredientes naturais", explicou assim o processo da fabricação:
Remover álcool de uma Heineken tradicional de 5% teria sido fácil, mas não resultaria no melhor sabor de cerveja zero. A Heineken 0.0 é fabricada a partir do zero (depois da fermentação é removido o álcool) e tem um sabor perfeitamente equilibrado com notas frutadas refrescantes e corpo maltado leve.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Cervejaria do Gordo inaugura Beer House em São Paulo



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

São Paulo acaba de ganhar um novo ponto de encontro para apreciadores de cerveja artesanal, a Beer House da Cervejaria do Gordo. A tradicional marca cervejeira do Vale do Paraíba chega a capital com o intuito de propagar ainda mais os rótulos de fabricação própria e se tornar nova opção de vida noturna e happy hour na Zona Sul. Pioneira na produção de cerveja artesanal no país, a Cervejaria do Gordo começou suas atividades na cidade de Lorena em 1997, e, desde então, o crescente sucesso tornou o lugar, além de uma opção para os amantes de cervejas artesanais, uma das casas de entretenimento mais conhecidas do Brasil.
 
Montada em um prédio de 400m², na esquina das ruas Clodomiro Amazonas com a Ministro Jesuíno Cardoso, a Beer House traz os já reconhecidos rótulos da Cervejaria do Gordo, feitos com ingredientes importados e seguindo a Lei de Pureza Alemã. Variedades da cerveja como a Lager Premium, Natura Extra, Weiss Citrus, Red Ale, APA Silver, APA Gold, Stout Rock e a IPA Drinkability, aparecem nos Beer Tanks atrás do balcão, servidos em canecas de 340 ml e 600ml e nas versões em garrafas de 330ml e 600 ml. Para matar a fome, petiscos de boteco como torresmo, pastel e coxinha, chapas de carne e linguiça, sanduíches e hambúrgueres, são as apostas do estabelecimento. 
 

sábado, 13 de maio de 2017

Expansão da cultura “Faça Você Mesmo” aquece o mercado das cervejas


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
O hobby de produzir cerveja em casa, também conhecido como homebrewing, vem cada vez mais conquistado novos adeptos, que estão transformando suas casas em laboratórios cervejeiros. Muitos especialistas consideram que o Brasil está vivendo um momento semelhante ao boom das cervejas artesanais, que ocorreu em solo norte-americano na década de 1980. Para se ter uma ideia, o país (EUA), que tinha menos de uma centena de cervejarias saltou para cerca de 3 mil fábricas, sendo a maioria de pequeno porte, alcançando cerca de 10% do segundo maior mercado produtor de cervejas do mundo.

Fruto de um hábito antigo, iniciado com a chegada dos primeiros colonos ingleses nos Estados Unidos, a prática de fazer cerveja caseira se tornou uma questão cultural passada de geração a geração. Historiadores contam que a produção da bebida em casa no país já acontecia no século XVI e início de XVII. Só que a atividade foi proibida com a promulgação da lei seca em 1920 e legalizada em 1978, popularizando-se.

Foram justamente os cervejeiros caseiros os grandes responsáveis pelo resgate da cultura cervejeira, o que deu certo. Hoje, estima-se que haja pelo menos 1,2 milhões de cervejeiros artesanais nos Estados Unidos, o que movimentou, somente em 2015, algo em torno de 22,3 bilhões de dólares.

No Brasil a prática possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros por pessoa.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Chef cria cervejas para harmonizar com receitas culinárias


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Capitaneado pelo chef, cervejeiro e sommelier Allan Cunha, de Curitiba, o Project Brasii desenvolve cervejas que apostam em ingredientes que casam com pratos conhecidos no Brasil e no mundo. Também de caráter educacional, oferece nos rótulos as receitas tanto da bebida quanto das comidas para que o público compreenda as harmonizações. Entre as receitas, Moqueca, Rollmops e Fried Chicken - que também dão nome às cervejas. A produção envolve cervejarias do Brasil, como a Amazon Beer, a Morada Cia Etílica e a Unika, e do Exterior, como a Against the Grain.

No mês de abril Allan Cunha lança a Brasii Rollmops, em São Paulo, além de produzir a Brasii Pork Ribs, em San Diego, na Califórnia, em parceria com a White Labs, maior laboratório de leveduras do mundo. O objetivo é criar "uma grande experiência gastronômica, harmonizando pratos populares da culinária brasileira e mundial com cervejas com ingredientes escolhidos e combinados especialmente para tornar a refeição inesquecível".

Allan Cunha ressalta:
    “Nosso projeto consiste na inversão do usual processo de harmonização, buscando valorizar e firmar a cerveja como parte de uma grande refeição. Aliás, não apenas mais uma refeição. Mas uma experiência.”

A ideia é lançar periodicamente uma nova criação, sempre para harmonizar com pratos consagrados da gastronomia mundial. A primeira cerveja do projeto foi a Moqueca, que chegou ao mercado nacional em novembro de 2016. Antes, esteve entre os produtos apresentados na BrauBeviale, feira internacional de bebidas, que ocorreu em Nuremberg, na Alemanha.

Uma das premissas é cada produção do Projeto Brasii contar com um ingrediente exclusivo e/ou diferenciado na composição das cervejas. As edições são únicas e assinadas por um chef e por um mestre cervejeiro. Os rótulos levarão sempre a receita do prato e da cerveja para estimular as pessoas a prepararem os pratos e as cervejas, exercitando as harmonizações, já que o projeto tem também caráter educacional. A produção se divide entre cervejas engarrafadas e barris de chope.

Lugar de honra - Brasii em latim significa malte. O nome do nosso país, Brasil, vem de pau-brasil, a madeira encontrada nas florestas com intensa cor de brasa. Malte e brasa fizeram parte dos primeiros passos do homem na produção milenar das cervejas. A mistura de diferentes maltes, distintos sabores vindos do lúpulo e de outros ingredientes, sempre presentes nas leveduras, nunca limitam as combinações.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Les 3 Brasseurs faz promoção para as mães


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Brewpub da marca francesa no Itaim, na capital paulista, o Les 3 Brasseurs preparou uma ação para o Dia das Mães. Conforme a administração da casa, todas as mães que forem comemorar o Dia das Mães no almoço com a família no Les 3 Brasseurs, no domingo, 14 de maio, ganharão uma foto impressa. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art).

Os destaques entre as cervejas de fabricação própria são a Blonde, medalha de prata no Concurso Geral Agrícola de Paris 2014, a Blanche, ouro no Mundial 2006 da Cerveja de Montreal, Forquete de ouro do Museu Francês da Cervejaria 2011 e prata no Concurso Geral Agrícola de Paris 2014 e 2015 e bronze no Concurso Geral Agrícola de Paris 2017, a Ambrée, prata no Concurso Geral Agrícola de Paris 2012 e ouro em 2015, a Brune, ouro no mundial 2010 de Cerveja de Strasburgo e bronze no Concurso Geral Agrícola de Paris 2012 e ouro no Mundial de Cerveja de Montreal 2016. Além da cerveja Itaim, uma Pale Ale em homenagem ao bairro.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Cuidados que cervejeiros caseiros precisam ter com botijões


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Com o avanço das artesanais, que multiplica cervejarias pelo Brasil, aumentou mais ainda a prática do homebrewing. Um dos equipamentos importantes na produção da cerveja caseira é o botijão de gás, conectado a um fogareiro. A disseminação do uso preocupa empresas como a Liquigás Distribuidora, que decidiu divulgar dicas para evitar acidentes. Confira a seguir.

Dependendo do volume de fabricação de cerveja, o fabricante pode optar por utilizar os botijões de oito ou 13 quilos, ou uma central de gás liquefeito de petróleo (GLP), instalada e dimensionada pela própria distribuidora, de acordo com a necessidade de consumo, tamanho do empreendimento e volume de produção.

 Cuidados com a instalação dos botijões

Um item de extrema importância a que os produtores de cervejas, principalmente os caseiros, devem se atentar é o uso de reguladores, necessários em todas as instalações de GLP, visto que o gás contido nos botijões encontra-se sob pressão superior à de trabalho dos fogões. A função do regulador é justamente adequar a pressão para garantir o perfeito funcionamento nos aparelhos de queima.

A escolha do regulador adequado deve levar em conta o tamanho do botijão ou cilindro, o tipo de queimador do fogão e os acessórios instalados. Eles também dispõem de um sistema de segurança que bloqueia a passagem do gás caso ocorram variações indesejadas ou acidentais de pressão. Além de garantir segurança ao processo, o regulador possibilita uma chama constante e uniforme, e um maior rendimento do equipamento de cocção utilizado, seja ele um fogão de grande porte ou um equipamento de uma boca.

Em caso de dúvidas sobre qual regulador utilizar, o consumidor deve buscar informações com os fabricantes dos fogões, nas revendas ou com a equipe técnica da distribuidora.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Café especial faz parte da receita da Cerveja da Landel





A Cafetina - a English Brown Porter da Cervejaria Landel - está de volta, com novidades em sua composição. A versão 2017 da sazonal mais conhecida da marca traz a mesma fórmula dos anos anteriores, mas desta vez foi preparada com café especial da Virgínia Coffee Roasters, espaço especializado em toda a cadeia cafeeira, estabelecido também em Campinas (SP). O lançamento ocorre na terça-feira, 9, no Empório Alto de Pinheiros, na capital paulista.

O começo da preparação da Cafetina se deu com troca de ideias entre os cervejeiros da Landel e o mestre de torra da Virginia, Francisco Massucci, um produtor dos grãos usados no preparo da cerveja. A união da Landel com a Virginia Coffee Roasters é marcada pela artesanalidade de todo o processo. Isso porque o Icatu Vermelho (nome da variedade dos grãos selecionados para essa tarefa) foi cultivado, colhido manualmente, seco em terreiro suspenso e beneficiado com todo cuidado por Massucci.

O mestre de Torra explica:

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Cervejaria Lagunitas passa a ser controlada pela Heineken


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 As gigantes da cerveja avançam sobre marcas celebradas pela revolução artesanal. A Heineken, que em setembro de 2015 havia adquirido 50% da norte-americana Lagunitas, acaba de comprar a metade restante. A aquisição, que ocorre semana depois da compra da Brasil Kirin pela operação brasileira da Heineken, foi confirmada pela companhia holandesa em 4 de maio de 2017.

Ao anunciar o negócio, a companhia europeia, a exemplo do que a concorrente AB InBev costuma ressaltar quando incorpora uma cervejaria respeitada por apreciadores de artesanais, reafirmou que vai "manter a cultura e o espírito livre da Lagunitas" e que a empresa norte-americana continuará a operar como uma organização com autonomia dentro da Heineken.

Tony Magee, que fundou a Lagunitas em 1993, permanecerá como o presidente da empresa e terá um papel de consultoria para o time de executivos da Heineken em questões de estratégia global e local no segmento das artesanais.


quinta-feira, 4 de maio de 2017

Bodebrown tem curso e evento com cerveja premiada no final de semana


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
O final de semana chega com muita atividade na fábrica da Bodebrown, no Hauer. Nesta sexta-feira (5/5) e sábado, o já tradicional evento Growler Day apresenta a premiada cerveja Perigosa, vendida no growler e também no contêiner de auto-atendimento. Primeira cerveja Imperial IPA do Brasil, vencedora de dezenas de medalhas, poderá ser adquirida a R$ 20 o litro na recarga do growler (os garrafões reutilizáveis especialmente desenhados para acondicionar cervejas). Para harmonizar, três food trucks estacionam durante o evento - JPL Burgers, Savana (hambúrgueres) e Pastelus (pasteis).
 
De sabor encorpado e com amargor destacado, a Perigosa tem 9,2% de teor alcoólico. Possui aromas cítricos que lembram maracujá e goiaba, em uma coloração cobreada escura. Conquistou medalha de ouro no Mondial de La Bière em Mulhouse (França), ouro no South Beer Cup 2014 e  ouro no Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau.