sexta-feira, 30 de junho de 2017

Coffee Beer Experience é uma das atrações do Festival Santos Café


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 O Festival Santos Café, no Centro Histórico da cidade paulista, conta na programação, este ano, com uma mistura das duas bebidas mais amadas pelos brasileiros: café e cerveja. Em passeios de bonde, o Coffee Beer Experience traz uma proposta de degustação de cervejas feitas com café, acompanhadas de quitutes caseiros e regionais, especialmente criados para harmonizar com as cervejas e surpreender os participantes. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Nos dias 8 e 9 de julho a Parceiros do Turismo realizará quatro viagens pelo Centro de Santos a bordo do Bonde Arte. Conduzidos por um profissional especializado, os passeios oferecerão, além de degustação, informações sobre café e cerveja, dentro do contexto da história da cidade. Com apoio da Secretaria de Turismo, o início da experiência se dá com a degustação de cervejas artesanais de café produzidas pelos cervejeiros de panela (caseiros) de Santos. Já prepararam suas receitas: Bicudo HomeBrew, Confraria Santista da Cerveja - CONSCERVA (cerveja produzida coletivamente) e Nosostros HomeBrew.


quinta-feira, 29 de junho de 2017

DUM e Smedgård realizam brassagem de cerveja colaborativa que será servida no DUM DAY VII


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Os cervejeiros da DUM Cervejaria, em parceria com Daniel Gontijo da Smedgård Brewery (de Belo Horizonte), realizaram na semana passada a produção da cerveja colaborativa Powstanie Warszawskie (PW) - Karczimiska Rye Lager. A novidade será servida no DUM DAY VII,  festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho.
 
A ideia da cerveja surgiu durante a visita dos cervejeiros Murilo Foltran e Daniel Gontijo às fazendas de lúpulo na Polônia, em setembro do ano passado, em Karczimiska. "Estávamos nos confins da Polônia, tríplice fronteira com Bielorrússia e Ucrânia, quando tivemos a ideia de colher, selecionar e trazer para o Brasil variedades únicas de lúpulos com DNA eslavo para criar uma cerveja juntos", explica Daniel.
 
A Powstanie Warszawskie (PW),  que significa "Levante de Varsóvia", leva lúpulos Iunga e Vermelho - última variedade hibridizada de lúpulo que foi batizado pela dupla com a Polish Hops. Essa Lager de Centeio, inspirada em antigas receitas do Leste Europeu, será a primeira cerveja comercial no mundo a utilizar o lúpulo Vermelho.
 

Fürst lança sua primeira cerveja sazonal de inverno


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Na última semana de junho, a Cervejaria Fürst apresenta ao público sua Fürst Wallis Wee Heavy, a primeira cerveja sazonal de inverno da marca. É uma Smoked Scotch Ale encorpada, de coloração rubi e com 8% de teor alcoólico. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A Wallis apresenta um aroma defumado com toques de caramelo, e seu sabor tem um tom mais alcoólico, com amargor moderado e notas de frutas secas. Harmoniza com carnes defumadas e fortes, queijos maturados ou mesmo sobremesas. A cerveja chega primeiro ao Fürst Tap Room.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Uma pesquisa do consumo de growler, pela Maria Cevada


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Um dos principais portais de conteúdo cervejeiro no Brasil, o Maria Cevada realizou uma pesquisa, envolvendo 300 apreciadores de cerveja artesanal, abordando a dinâmica de consumo dos growlers no Brasil. As entrevistas foram aplicadas em fevereiro, e o resultado está disponível gratuitamente no site Maria Cevada através do link http://bit.ly/MariaCevada-Growlers.

Amanda Henriques, editora do site, explica:
"Isso é parte de uma iniciativa do site de tentar trazer mais informações sobre o mercado cervejeiro - sempre tão escassas - e ajudar no desenvolvimento da nossa cultura."
Growlers são recipientes desenvolvidos para transportar chopes. No Brasil, esses "garrafões" estão ganhando adeptos e a cada dia surgem novos estabelecimentos dedicados às suas recargas. Eles podem ser feitos de diferentes materiais: plástico, vidro, inox, cerâmica, entre outros materiais e prometem mudar a forma de consumir cerveja.

terça-feira, 27 de junho de 2017

E-book gratuito: Como fazer um rótulo de cerveja dentro da lei



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Especialista em design de rótulo e colunista blog sobre design de cerveja da Beer Art, Bento Ferreira criou um e-book com dicas sobre um dos temas sobre os quais mais recebe perguntas de leitores: como fazer um rótulo dentro da lei. Em post no blog, Bento explicou normas importantes a serem seguidas e disponibilizou o link para acesso gratuito do e-book. Confira a seguir algumas das dicas, do post no blog, e ao pé, como acessar o e-book.

Se você vai comercializar sua cerveja, você é obrigado a se adequar à legislação, então por que eu devo rotular? Devemos rotular nossas cervejas por motivos legais, econômicos e comerciais. De ordem legal, temos normas gerais aplicáveis a alimentos e bebidas. Os órgãos competentes são do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). No que tange o caráter econômico e comercial, o rótulo esclarece, para o consumidor, quem é o produtor e também o produto, que passa a ser reconhecido no mercado. O objetivo é assegurar a segurança alimentar, a rastreabilidade e a confiabilidade na relação de mercado entre quem produz e quem consome.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Cerveja Avós apresenta Vó Joaquina: A Imortal

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A Cerveja Avós aproveita o clima animado do mês das festas juninas para anunciar a chegada de mais uma avó na sua seleção de cervejas. No dia 21 de junho foi a vez de a Vó Joaquina, A Imortal se juntar à família, em evento no Empório Alto dos Pinheiros. A marca de DNA caseiro, que há seis meses inaugurou a sua sede batizada de Casa Avós, na Vila Ipojuca, aumenta seu portfólio com uma Double India Pale Lager que chega às geladeiras envasada em latas de alumínio de 473 mL. Como todas as cervejas da Avós, o novo rótulo tem cadeia refrigerada completa e a partir da data ocupa as geladeiras e torneiras em seus pontos de venda.

Junior Bottura, cervejeiro e criador da Avós, tem se aventurado em parceria com Fabio Geribello, da Gård Cervejaria, e Victor Marinho na elaboração de Lagers inventivas. A Vó Joaquina, A Imortal é uma Double India Pale Lager que atinge os 8% de teor alcoólico e marcante amargor, características que a marca associa com bom humor ao "temperamento arretado desta avó que era uma mistura de índia com cearense". De visual âmbar, ligeiramente turvo a mais nova integrante do time tem espuma cremosa e entrega ao olfato uma explosão de notas cítricas que lembram frutas tropicais com um toque herbal, provenientes das espécies de lúpulos usados- a dupla americana Citra e Simcoe. Na boca a cerveja que alcança 80 IBU, tem corpo médio e notas condizentes ao aroma cítrico, tudo isso aliado a um bom drinkability.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

10 sites nacionais para quem faz cerveja caseira


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com o objetivo de facilitar a vida de quem pretende fazer cerveja caseira, a revista Beer Art selecionou 10 sites brasileiros que oferecem conhecimento importante e em alguns casos até mesmo ferramentas virtuais que auxiliam o homebrewer. São blogs, portais, seções de fornecedores de insumos e equipamentos, páginas de associações, todas tendo em comum conteúdo útil, como apoio relevante para quem faz ou quer fazer cerveja em casa. Também há uma seleção de sites internacionais, neste link.

Confira a seguir os 10 sites nacionais e uma descrição de cada um. E salve também o endereço revistabeerart.com/como-fazer, onde esta lista, assim como outras dicas, guias e notícias sobre homebrewing estão disponíveis.

Fabiana Büll Haik, a Bia Bier, combinou a formação como sommelier e homebrewer com a habilidade da comunicação em vídeo, para criar o curso online que ensina a fazer cerveja em casa. Para saber mais sobre o curso, com 16 aulas e sala virtual para tirar dúvidas, confira aqui.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Consultoria Beer Business ministra curso em 8 de julho, em Porto Alegre


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Inspirado na bem-sucedida experiência de marcas como a Evil Twin, Mikkeller, Omnipollo e Stillwatter, o modelo de cervejaria cigana ganhou dezenas de adeptos no Brasil nos últimos anos. Marcas como Dogma, Perro Libre e Urbana, entre muitas outras, estão na linha de frente do movimento artesanal no Brasil. Mas investir nesse modelo exige planejamento. Com o curso Plano de Negócios para Cervejaria Cigana, a consultoria Beer Business pretende socorrer os cervejeiros que optaram por esse caminho. O curso será ministrado em 8 de julho, sábado, das 8h30min às 18h, em Porto Alegre/RS (confira os detalhes abaixo). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A Beer Business é uma consultoria técnica e de gestão para micro, médias e grandes cervejarias, fornecedores de equipamentos e de insumos para o mercado cervejeiro. Os instrutores do curso são Edmundo Albers - mestre-cervejeiro diplomado pela Universidade Técnica de Munique, vice-presidente de Supply Chain da Heineken Brasil (2007-2011), diretor na Antarctica Paulista, Baesa (Argentina), Quilmes (Argentina e Chile) e FEMSA (México) e gerente na Polar S.A e Molson (Canadá) - e Filipe Bortolini - mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos, sócio da Arnesto Brewery Cave Micro cervejaria cigana e Brewpub e professor no MBA de Gestão de Projetos da Unisinos.
O curso busca esclarecer aos participantes os pontos básicos a serem considerados no planejamento da implantação de uma cervejaria cigana. O objetivo é capacitar o aluno a tomar decisões relativas aos aspectos operacionais, comerciais e financeiros da terceirização da produção de cervejas artesanais e avaliar a viabilidade do negócio.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cervejarias Bäcker e Bodebrown fecham parceria


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 As cervejaria Bäcker, de Belo Horizonte (MG), e a Bodebrown, de Curitiba (PR), acabam de fechar parceria para um intercâmbio de cervejas. A proposta é permitir aos clientes da Bäcker degustarem os chopes da BodeBrown no Templo Cervejeiro em tulipa ou em growler. E os curitibanos vão poder fazer o mesmo, ganhando acesso às cervejas da empresa mineira. O objetivo dessa parceira entre duas das mais importantes micro cervejarias do Brasil é fortalecer o setor e disseminar a cultura dos amantes do malte. Ambas as marcas estão entre as mais premiadas do Brasil (confira aqui o ranking das cervejas premiadas).

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Destaques do aplicativo Untappd confirmados no DUM DAY VII


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Dentro da seleção de mais de 80 rótulos de cervejas artesanais que participam do festival DUM DAY VII, dia 22 de julho no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, o público poderá encontrar uma seleção com as 16 criações das melhores cervejarias avaliadas no aplicativo Untappd. Este app, voltado aos fãs da cultura cervejeira, compila notas concedidas espontaneamente pelo público.
 
O encontro é organizado pela curitibana DUM Cervejaria e chega à sua sétima edição encorpado por muitas novidades. Somente nesta seleção do aplicativo participam cervejarias de sete estados diferentes, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Paraná. Os ingressos antecipados já estão no segundo lote, e podem ser adquiridos exclusivamente pela internet no link https://www.eventbrite.com/e/dum-day-vii-tickets-33522774521?aff=untappd.
 

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Cervejaria Nacional lança Maçã do Amor


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A Cervejaria Nacional brinda a chegada do mês das Festas Juninas com sazonal inédita, batizada de Maçã do Amor. No dia 13 de Junho, o bar apresenta mais uma criação do inventivo mestre-cervejeiro Patrick Bannwart, uma Tripel com adição de ingredientes que compõe a receita de um dos mais simbólicos doces dos arraiais e quermesses, a maçã do amor. Durante a produção do chope, Patrick adicionou purê da fruta, caramelo e groselha, para entregar sabores e aromas que tragam na memória sensorial o doce que faz sucesso nesta época do ano.

Com visual avermelhado, levemente turvo, a Maçã do Amor tem espuma cremosa e entrega ao olfato notas adocicadas por conta dos ingredientes. No aroma, apresenta notas cítricas e florais, com leve toque condimentado, comuns ao estilo belga, conhecido como de Abadia. Os sabores são condizentes com os aromas e um leve aquecimento é perceptível, já que a Maçã do Amor alcança 9,5% de teor alcoólico. Enquanto durar, a nova sazonal pode ser degustada em half pints de 330 ml R$ 18 ou pints (570mL) R$ 27.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

AB InBev se torna acionista do RateBeer




CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Principal plataforma de avaliação de cervejas no mundo, o RateBeer agora tem entre os seus acionistas a maior cervejaria do mundo. O CEO, Joseph Tucker, confirmou o negócio com a AB InBev, ao mesmo tempo em que procurou afastar suspeições sobre o risco de perda de isenção que a transação poderia sugerir. Ressaltou que se trata da venda de uma fatia minoritária de ações. O executivo compartilhou nesta sexta-feira, 2 de junho, no próprio site, textos em que anuncia o negócio, feito via ZX Ventures, a divisão de novos negócios da AB InBev, e reforça o discurso do "nada muda" que costuma acompanhar aquisições feitas pela gigante cervejeira (leia mais abaixo o texto, em inglês)

Com a compra, ainda que parcial, a AB InBev conquista mais um campo no ecossistema de lúpulo, depois de ter adquirido, por exemplo, o maior fornecedor de homebrew nos EUA e marcas cultuadas por apreciadores de artesanais, como a belga fabricante da DeuS. Confira a manifestação do CEO Joseph Tucker sobre a venda de parte das ações do Ratebeer para a AB InBev:

Dear Friends,

Today, my wife Jen and I are feeling great hope for the RateBeer community I’ve been carefully stewarding for more than a decade and a half. With the contributions of so many great people around the globe, our tiny company has helped change the world of beer through our humble and diligent commitment to serving the whole world beer community. We’re proud of our accomplishments, to have helped so many small breweries and beer retailers receive the spotlight they deserved and are so grateful for all the wonderful people, places and experiences that tending the site over these many years has provided us. 

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Bodebrown lança nova versão da Cerveja do Amor


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Com o clima de romance no ar, na proximidade com o Dia dos Namorados, a cervejaria Bodebrown lança uma nova versão de sua festejada Cerveja do Amor. A criação sazonal é ideal para os apaixonados, sendo vendida apenas em datas especiais. A nova receita que chega as lojas tem um teor alcoólico mais alto: 14%. A receita tem base de um saison belga com amoras, em uma coloração de vermelho claro e baixo amargor, ideal para harmonizar com a gastronomia asiática, massas e bacalhau. Tem uma edição de 4 mil garrafas, numeradas e seriadas. Já podem ser encontradas na loja da Bodebrown e em bares e empórios especializados.
 
A cerveja surgiu como uma prova de amor. A criação de Samuel Cavalcanti, fundador da Bodebrown, foi uma homenagem à namorada, que reclamava dele passar muito tempo na cervejaria e pouco com ela. Em um ato romântico, surgiu a Cerveja do Amor, que acabou entrando para a linha da cervejaria. "É uma cerveja para celebrar o amor em todas as suas formas, valorizando boas relações, gentileza, cordialidade. E, por que não, para amar a própria cultura cervejeira", comenta Cavalcanti.
 
 
O rótulo traz um detalhe do quadro "Píramo y Tisbe", que o pintor Pierre-Claude Gautherot produziu em 1799, inspirado no conto mitológico de Ovídio. Na lenda, um casal apaixonado marca um encontro proibido pelas suas famílias, próximo a uma fonte. Tisbe, ao se deparar com uma leoa, foge, deixando para trás o véu. Píramo encontra a peça da amada e, assustado ao pensar que ela tinha sido atacada pela leoa, saca a espada e fere seu próprio coração. Quando Tisbe o encontra morto, mata-se também. Os deuses, entristecidos pelo casal, decidem homenagear o puro amor de Tisbe e Píramo pintando a amoreira com a cor do sangue dos jovens apaixonados. Dizem ter sido esta a inspiração de Shakespeare ao escrever "Romeu e Julieta".

terça-feira, 6 de junho de 2017

Weird Barrel lança nova cerveja


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


O brewpub Weird Barrel lança nesta terça-feira (06/06) uma nova cerveja, feita em parceria com a Cervejaria Dogma. A nova criação estará disponível nas torneiras do bar a partir das 18 horas.

“A Capitain's BLOOD é uma  Berliner Weisse, que leva framboesa, cacau e baunilha na receita, resultando em um cerveja azeda, incomum e avermelhada”, revela o mestre cervejeiro da Weird Barrel, João Becker. Tem graduação alcoólica (ABV) de 4,2% e IBU de 8.

Queijos mais indicados para petiscos


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

A maioria das pessoas não sabe ou tem dúvidas sobre quais sãos os tipos de queijos que podem ser usados como petiscos e qual a porção ideal para cada pessoa. Pensando nisso, o Barbosa & Marques, empresa centenária e fabricante dos produtos com qualidade REGINA, indica preparar 150g por pessoa e selecionar cinco ou seis tipos de queijos, preferindo sempre aqueles que agradam a maioria dos convidados.

Para uma boa degustação, os participantes devem iniciar pelos queijos de sabor mais suave, deixando por último os mais pronunciados. Para facilitar o corte dos produtos e orientar os convidados, coloque ao lado de cada tipo de queijo dois a três pedaços cortados. O ideal é deixar uma faca separada para cada um, para não interferir nos sabores e aromas.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Doktor Bräu inova e faz "Semana de lançamento" para apresentara Hemorrag"IPA V2




CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Amantes de cerveja artesanal, anotem na agenda para não esquecer: de 06 a 11/06 tem novidade da Doktor Bräu!!! É a Hemorrag'IPA v2 que está chegando. E se você quer saber o que ela tem de diferente da versão original a gente conta. A receita da nova cerveja inclui adição de 5% de aveia aos grãos, maior quantidade do malte especial RED X, e substituição do lúpulo de dry hopping pelo aclamado Vic Secret; a graduação do teor alcoólico aumentou para 7,2%; e ela vem em garrafa de 500ml com o primeiro rótulo 3D da empresa. E que tal tudo isso em primeira mão? É só conferir as datas e a relação de bares, escolher a melhor opção e aparecer na festa. E tem mais: nos respectivos dias de lançamento, os bares terão o novo copão de 1,5l da Doktor Bräu para sorteios ou brincadeiras.  

"Com amargor de moderado a alto, encorpada, vermelha, a Hemorrag'IPA v2 foi planejada para levar ao público uma Red IPA do estilo norte-americano, tendo o lúpulo como estrela e o malte em segundo plano. A adição de hibisco trouxe um toque cítrico leve de frutas vermelhas e floral, resultando em um equilíbrio perfeito, com cremosidade e refrescância. É indicada para barbudos cervejeiros, vampiros humanos e para as princesas mais fortes", explica Nuberto Hopfgartner, sócio da Doktor Bräu.. E ele brinca: "ao observar uma pessoa bebendo recorrentemente a Hemorrag'IPA, melhor verificar se é um vampiro ou um profundo conhecedor de cervejas".

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Bäcker festeja quatro medalhas da Austrália



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Depois de um 2016 estrelado, com 20 prêmios, a Bäcker entrou com firmeza no pódio em 2017. Em março, conquistou três medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas, e em maio teve quatro cervejas premiadas no Australian International Beer Awards

Em Melbourne, foram mais de 2 mil cervejas inscritas de 358 cervejarias e 36 países. Doze cervejarias brasileiras conquistam 33 medalhas na Austrália. E a Bäcker faturou quatro bronzes com as cervejas Corleone, Bravo, Reserva do Proprietário e a recém-lançada Cabral, que conforme a cervejaria em breve estará disponível em garrafas, mas já disponível nas biqueiras do Templo Cervejeiro.

A empresa credita o resultado ao investimento no Controle de Qualidade. Hoje, Hayan Khalil, um dos proprietários, está à frente deste departamento com um trabalho contínuo que envolve um maior rigor na aquisição de ingredientes e matérias-primas, acompanhamento de toda a produção e, também, em parceria com o mestre-cervejeiro, a criação de novas receitas para o portfólio.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

São Paulo lança a sua Oktoberfest



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 O mapa das Oktoberfests no Brasil ganhou um integrante de peso. A partir de 2017, a capital de São Paulo também tem a sua festa germânica. O evento, anunciado pelo prefeito João Doria em coletiva na sexta-feita, 26 de maio, se realiza de 29 de setembro a 8 de outubro. Conforme a prefeitura, a estimativa é de gerar R$ 50 milhões, o evento ocorrerá no Anhembi, na Zona Norte, e será custeado pela iniciativa privada, que pagará pelo aluguel do espaço.

A produção da festa, que deve contar com dois palcos, será feita e patrocinada por empresas privadas, como a multinacional alemã de veículos Mercedes-Benz e a companhia aérea Gol. Segundo o presidente da SPTuris, David Barioni, são esperadas de 90 mil a 100 mil pessoas. Os ingressos custarão de R$ 100 a R$ 150 e serão vendidos a partir de 1º de junho no site ticket360. O evento deverá ser anual.
O prefeito afirmou que o objetivo não é tirar turistas de festas como a de Blumenau (SC), a mais tradicional do país:
“Não há disputa entre Blumenau e São Paulo, são festas complementares. Não será um festival só para beber cerveja. A atração principal está na música e na dança típica, como se faz em Blumenau e na Baviera.”