quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Belo Horizonte tem curso de Tecnologia Cervejeira


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A Escola Superior de Cerveja e Malte acaba de fechar parceria com a Academia Sommelier de Cerveja, de Belo Horizonte, para oferecer aos mineiros o Curso Básico de Tecnologia Cervejeira, com início em 29 de setembro e carga horário de 100 horas/aula. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O curso de Tecnologia Cervejeira visa a atender a necessidade do mercado, que busca por conhecimentos em tecnologia cervejeira, qualidade e gestão dos processos. Ele surge para atender a uma demanda de cursos de aperfeiçoamento por parte de cervejeiros caseiros que já possuem certa experiência no processo produtivo ou profissionais do ramo que querem uma formação de qualidade em conteúdo de insumos e processos.

O conteúdo programático inclui aulas sobre cevada, malte e adjuntos, água, lúpulo e fermento, brasagem, fermentação, maturação, finalização e envase e ainda, gestão sensorial e elaboração de receitas.

A Academia Sommelier de Cerveja foi fundada há seis anos pelos sócios Fabiana Arreguy, Marco Falcone e Jaqueline Oliveira. É uma instituição regional, voltada exclusivamente para o mercado mineiro, que já formou grandes profissionais para atuar no mercado. Seus cursos se diferenciam dos demais por serem os únicos com harmonizações em todas as aulas, análise sensorial semanal e também pela realização de aulas complementares como conhecimento de café, cachaça, vinho e chocolate.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Noi Leblon promove ‘Mais uma Dose’ em 31 de agosto


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Dia 31 de agosto, a Noi Leblon promove o "Mais uma Dose – é claro que eu tô a fim”, a partir das 17h. A proposta do evento é ser um animando o happy hour dos cariocas com o Live PA da banda Vkira e Z3, tocando eletroswing e house com direito a guitarra e DJ. conforme os organizadores, os 80 primeiros clientes que chegarem à casa ganham um chope Noi Bionda, campeão de vendas da marca niteroiense. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Das 17h às 20h, o restaurante também oferece dose dupla - com alguns dos chopes artesanais e petiscos da marca saindo pela metade do preço. Os chopes Bionda, Bionda Oro, Nera, Bianca, Avena, Rossa e Amara participam da promoção. Na parte gastronômica, há criações do chef Fernando Almeida, como bolinhos de feijoada, bolinhos de bacalhau com baroa, linguiça caseira ou o petisco "Porca Miséria", que na promoção sai 50% do valor.

Cursos online ampliam possibilidades para aprendizado cervejeiro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com a expansão do mercado da cerveja artesanal no país, aumenta também a procura por cursos de capacitação cervejeira. Uma das maneiras de não limitar as atividades a um determinado local e ampliar a abrangência desses cursos é por meio da educação à distância. Para facilitar a vida de quem busca uma capacitação cervejeira, a Revista Beer Art garimpou algumas opções de cursos online. A pesquisa, realizada a primeira vez em agosto/2015 e desde então atualizada periodicamente, usou entre os critérios de seleção a atualização e acessibilidade. Também confira dicas, notícias e outros conteúdos da seção Como Fazer, no site da Beer Art.
  
Confira as opções de curso online selecionadas pela Beer Art:

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Hoje tem uma noite de IPA DAY em Resende


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


Hoje, 29 de agosto, a Tontina Trattoria & Bar, em Resende (RJ), celebra o IPA DAY. O evento inclui degustação orientada das cervejas com sommelier. Pablo Paulo, sommelier especializado pelo Senac, Delirium Akademie e ABS-Rio, trabalha com foco em cervejas alemãs e tchecas, além de vinhos e coquetéis em harmonia com a gastronomia. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art).

Depois do evento os rótulos estarão disponíveis para a venda com 10% de desconto nas embalagens disponíveis. Estarão disponíveis os rótulos de IPA das cervejas Edbier (cervejaria de Resende), Baden Baden, Overhop, Roter, Suburbana e Mistura Clássica.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Evento inédito reúne gastronomia, as melhores motos do Brasil e muito lazer


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 

Um evento diferenciado no qual o público poderá passar um final de semana divertido e original, pilotando as melhores motocicletas vendidas no Brasil atualmente, desfrutando de uma gastronomia sofisticada, participando de palestras sobre pilotagem segura de motos e harmonização de vinhos, assistindo um desfile de moda especialmente voltado para motociclistas e uma gama incrível de opções de esporte e lazer para toda a família. Esta é a proposta do concurso “Moto Premium Brasil 2017”, em sua primeira edição, que será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro no sofisticado Hotel Villa Rossa, em São Roque (SP).

Os participantes deste final de semana super especial terão como principal desafio testar as 40 melhores motocicletas premium do Brasil, fabricadas pelas marcas BMW, Ducati, Harley-Davidson, Indian, Honda, Royal Enfield, Triumph e Yamaha, num circuito planejado para esta atividade com total segurança.  Os participantes serão os jurados desta primeira edição do concurso “Moto Premium Brasil” e, em cada modelo, vão avaliar diversos quesitos, como desempenho, design, dirigibilidade, frenagem e estabilidade, entre outros. A partir das notas fornecidas por estes jurados, serão eleitas as melhores motos do Brasil em nove categorias.

“Este será o primeiro prêmio de motocicletas realizado no Brasil no qual o consumidor final, juntamente com alguns jornalistas especializados e convidados, elegerá as melhores motos em cada categoria após testá-las num mesmo dia e nas mesmas condições. Será uma oportunidade rara para este consumidor comparar cada marca e cada modelo”, explica Zoraida Lobato, diretora da Market Press Editora, empresa organizadora do concurso e também responsável pela edição da revista especializada Moto Premium. Para participar deste evento, o consumidor precisará comprar um pacote de hospedagem no hotel Villa Rossa, para os dias 6, 7 e 8 de outubro, com direito a pensão completa, incluindo open bar na sexta feira à noite com direito a vinhos, cervejas especiais e música ao vivo, e um jantar de gala no sábado à noite, com música ao vivo, e harmonização de vinhos e pratos servidos com apresentação de Eduardo Viotti, um dos maiores especialistas de vinhos do Brasil e editor das revistas Vinho Magazine e Moto Premium.

sábado, 26 de agosto de 2017

Cerveja Polar lança latas colecionáveis com "memes baguais"


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Para celebrar a Semana Farroupilha, principal evento das tradições gaúchas, a cerveja Polar lança em setembro uma coleção de latas customizadas com os “memes baguais”. É uma releitura dos memes que circulam na internet, mas em uma versão gauchesca, que remete ao churrasco, ao mate, ao bairrismo e ao orgulho pelo Rio Grande do Sul. São oito tipos de latas de 473ml que chegarão aos pontos de venda a partir de setembro para todo o estado.

O gerente de Marketing Regional Sul, João Lucas Lima, comenta:
“A Polar é a marca de cerveja do gaúcho e que exalta o orgulho gaúcho. Queremos, por meio das latas, que o consumidor também compartilhe esse orgulho pelo Rio Grande em uma data tão importante para o estado. Lançamos as latas de Polar com situações cotidianas e tradicionais do gaúcho, usando para isso uma linguagem bastante conhecida: a dos memes.”
As imagens das oito latas são do ilustrador Yuji Schimitd, nascido em Porto Alegre. O desenvolvimento foi da agência Paim Comunicação, responsável pela marca desde 2011.

Conheça os oito memes das latas da Polar:

 1) #partiuchurrasco
2) Índio véi, na boa, chimas não é microfone.
3) A que ponto chegamos
4) Sinto que há um vazio entre nós.
5) Esperando o Costelão 12 horas assar.
6) Quando o vivente elogia meu churras.
7) Dieta do açaí: assaí um churras.
8) Salchipão com Polar? Nada mal, hein?

Fonte: http://revistabeerart.com/news/polar-semana-farroupilha

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A batalha farroupilha entre Ambev e Heineken


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Principal data festiva do Rio Grande do Sul, a Semana Farropilha vem nos últimos anos inspirando as maiores cervejarias do Brasil. Os festejos, que têm seu ápice em 20 de setembro e lembram a Guerra dos Farrapos, instigam a criatividade da Ambev, com sua marca local Polar, e a Heineken Brasil, com a Schin, patrocinadora oficial da festa. Essa batalha de marketing cervejeiro está expressa na latinha das cervejas, em sua série especial que cada uma fez alusiva às comemorações gauchescas.

A cerveja Polar lança em setembro uma coleção de latas customizadas com os “memes baguais”. É uma releitura dos memes que circulam na internet, mas em uma versão gauchesca, que remete ao churrasco, ao mate, ao bairrismo e ao orgulho pelo Rio Grande do Sul. São oito tipos de latas de 473ml que chegarão aos pontos de venda a partir de setembro para todo o estado.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ceva no Total é transferido para 26 de agosto


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Cerca de 15 mil apreciadores de cerveja são esperados para a sétima edição do Ceva no Total, no Largo Cultural do Shopping Total, na capital gaúcha. O festival reúne 35 cervejarias gaúchas, em 26 de agosto (o evento seria em 19 de agosto mas foi transferido em razão da previsão de chuva), e duas cervejarias catarinenses: a Bierbaum, de Treze Tílias, e a cervejaria convidada desta edição Cozalinda, de Florianópolis. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A produtora do evento lança nesta edição o Concurso de Voto Popular. O público poderá avaliar as cervejas degustadas através de um aplicativo desenvolvido pela empresa ONNi para o Ceva no Total. Este app vai garantir à cervejaria e à cerveja mais bem avaliadas pelo público troféu e prêmio em forma de consultoria em marketing digital – um incentivo ao desenvolvimento das microcervejarias. Já o usuário que mais consumir por meio do app participa de sorteio para ganhar produtos de todas as cervejarias participantes – serão 35 kits. O aplicativo também possibilita a compra de cervejas de forma antecipada, além de mapear todos os rótulos presentes no Ceva no Total.

Outro ponto novo na programação será a “Rodada de Avaliações de Cerveja My Growler”: sommeliers e especialistas farão análises de rótulos oferecidos no evento. Cada receita receberá pontuação conforme critérios técnicos. Segundo a Matinê Cervejeira, realizadora do evento, o concurso tem o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a produção local.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Cervejaria artesanal Pratinha lança rótulos em lata


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A Cervejaria Pratinha, com sede em Ribeirão Preto (SP), é a primeira da região a lançar cervejas artesanais em lata, em embalagens de 473 ml. Os dois primeiros rótulos que já podem ser encontrados são a Pratipa, uma India Pale Ale Inglesa, com 6% de graduação alcoólica e 65,2 de IBU (amargor), e a Darkmoon, uma Stout, que tem 6,2% de graduação alcoólica e 34,6 de IBU que leva em sua receita nibs de cacau do sul da Bahia, onde é produzido o mais fino cacau do Brasil, chamado de Cabruca. Ele é plantado na região de Ilhéus, na Mata Atlântica, e não causa desmatamento, preservando a vegetação nativa, que reúne vários exemplares de Jequitibás, Jacarandás, entre outras espécies. Esta cerveja, inclusive, recebeu a medalha de prata numa das maiores competições cervejeiras do mundo, o International Beer Challenge, realizado em Londres, na Inglaterra.

As cervejas em lata da Pratinha podem ser encontradas no site (www.cervejariapratinha.com.br) e, até o final do mês de Setembro, na cidade de São Paulo em empórios especializados.

Pioneirismo e tecnologia, aliás, estão no DNA da Pratinha, que tem, entre suas missões, testar protótipos e desenvolver técnicas e tecnologia em um processo contínuo de inovação. Além da utilização de algas e do aquecimento solar, a cervejaria possui uma centrífuga que substitui o filtro utilizado normalmente para deixar a cerveja cristalina. Algumas empresas já utilizam esta centrífuga, mas a Pratinha será a primeira do país a utilizá-la antes de mandar o mosto para fermentação para o tanque (mosto quente), onde haverá a fermentação, aumentando, assim, não só o rendimento, mas a eficiência na remoção de resíduos em suspenção, conhecido como “trub”, contribuindo para a qualidade da cerveja. “Todas essas inovações são testadas em nosso Beer Hack Lab, um laboratório onde realizamos experiências com produtos e tecnologia para depois aplicarmos na linha de produção”, explica Braghetto.

Way Beer lança novas cervejas em lata

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Uma das principais cervejarias artesanais independentes no Brasil, a Way Beer acaba de anunciar duas novas latas, que já estão disponíveis no Brasil e nos Estados Unidos, além da segunda edição da premiada Watermelon Ale. Encontradas em versões de 473ml não pasteurizadas, as grandes novidades ficam por conta das cervejas Catarina e Sou Feia mas Tô na Moda.
A Catarina é uma Berliner Weisse desenvolvida com Pitanga e Pitaya. A cerveja tem 3,8% de ABV e 5,1 de IBU.

Alejandro Winocur, sócio proprietário da Way Beer, comenta:
“Catarina a Grande foi a Imperatriz russa conhecida por revitalizar o país fazendo com que se tornasse uma grande potência europeia. Em sua homenagem desenvolvemos essa cerveja para homenagear todas as Catarinas, mulheres fortes e destemidas que se destacam por suas características únicas.”
A Sou Feia mas Tô na Moda segue um novo conceito de India Pale Ale (IPA), que tem recebido diversos nomes ao redor do mundo, entre eles New England IPA, North East IPA (NEIPA), Juicy IPA, Hazy IPA e Vermont IPA. A nova cerveja da Way Beer foi desenvolvida com os lúpulos Mosaic, Amarillo e Galaxy, e recebeu aveia em sua composição, ingrediente que deixou a bebida encorpada e turva, principalmente por ela não ser filtrada. Além disso, a cerveja tem características frutadas, lembrando frutas amarelas e tropicais, devido aos lúpulos e, também, pela utilização da levedura Vermont Ale, que produz um perfil de aroma frutado combinando com os lúpulos.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

As 10 cervejas mais premiadas na atualidade


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Criado pela Revista Beer Art em 2014 e transformado em livro em 2015, o ranking das cervejas premiadas é o resultado de um cruzamento de medalhas concedidas nos principais concursos cervejeiros. E, para quem se pergunta quais são as cervejas mais premiadas na atualidade, a Beer Art faz nesta matéria um corte específico nas edições mais recentes das competições, abarcando os últimos 12 meses. Confira a seguir o ranking, em duas versões: o Top 10 geral, que inclui cervejarias ligadas a grupos como Ambev, e o Top 10 apenas das microcervejarias independentes. Acompanhe o ranking atualizado em revistabeerart.com/top10 e Confira o ranking geral, com mais de 600 cervejas, em revistabeerart.com/cervejas.

A colocação no ranking a seguir, que abarca a edição mais recente de 10 concursos, considera o tipo de medalha (se platina, ouro, prata ou bronze), mas também o universo da disputa, se nacional, continental ou internacional, e o grau de dificuldade da competição (competições que distribuem menos medalhas são mais acirradas). Para consultar a ficha completa da cerveja, clique no nome:

TOP 10 geral

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Documentário "Petroleum é nosso" ganha nova exibição em BH


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Após exibir o filme “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal em Curitiba, os cervejeiros da DUM Cervejaria confirmaram uma nova exibição do filme. Desta vez será em Belo Horizonte na sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH, a partir das 10h, com entrada franca.
Essa exibição tem um significado muito especial para os cervejeiros da DUM. "Belo Horizonte sempre nos recebeu muito bem. É daqui a única cervejaria que se interessou em produzir a Petroleum na época em que procurávamos parceiros", comenta Luiz Felipe, cervejeiro da DUM e diretor do filme.
“Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros de Curitiba que ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, e hoje é produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e na Wäls em Belo Horizonte. Além disso, o documentário mostra também a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores que colaboraram com o projeto de crowdfunding realizado no Catarse.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Nissan Kicks é destaque na Festa do Japão no Rio de Janeiro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


Os japoneses costumam ser lembrados como um povo tradicional e disciplinado. Mas também têm a tecnologia como característica marcante. E na 16ª Festa do Japão no Rio de Janeiro, que acontece neste sábado (19) e domingo (20), a Nissan marcará presença com um modelo capaz de combinar todos esses aspectos: o Nissan Kicks.

Produzido no Complexo Industrial de Resende, o Kicks traz toda a tradição da Nissan, combinada a uma ampla gama de recursos tecnológicos que traduzem conceito Mobilidade Inteligente. E sua produção na fábrica do Sul-Fluminense segue toda uma disciplina, permeada por rigorosos padrões, para garantir o máximo da qualidade japonesa em cada detalhe. O Kicks estará na área exclusiva da Nissan, ao lado do sedã Versa.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DUM Cervejaria anuncia avant premiere do documentário "Petroleum é nosso"



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Finalmente chegou o dia! Os cervejeiros da DUM Cervejaria confirmaram a exibição do corte final do documentário “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”, para esta sexta-feira (11/08) no auditório Poty Lazarotto do MON, a partir das 19h. O filme será exibido para o público presente no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, com entrada franca para os demais interessados.
 
“Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” é um documentário de longa-metragem que mostra a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. A produção foi viabilizada graças a 555 apoiadores através de um projeto de crowdfunding realizado no Cartase, e que em breve irão receber uma cópia do filme em DVD. O fio condutor do filme é a história da Petroleum, uma cerveja que nasceu no quintal de uma casa em Curitiba, fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros e ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, sendo hoje produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e na Wäls em Belo Horizonte.
 

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Bodebrown patrocina equipe de kart


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


Cerveja e esportes, ainda que pareça uma combinação pouco usual, pode gerar grandes frutos. É nisto que aposta a cervejaria curitibana Bodebrown, que é patrocinadora oficial de uma equipe de kart, a Alligator's Arm Karting - Bodebrown. Fundada em 2014, a equipe recebe o apoio da fábrica de cervejas artesanais desde 2016 para suas competições. De quebra, aproveitam as provas para divulgar ações de conscientização sobre a importância de não misturar direção e álcool.
 
São 13 pilotos do Paraná e Santa Catarina dedicados às corridas de longa duração - eventos que variam entre seis, 12 e até 24 horas. "Há toda uma estratégia no planejamento destas competições, baseada nos patrocinadores e na disposição dos pilotos", explica Carlos Andrey, fundador da Alligator's Arm.
 

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Super Nosso oferece vários produtos deliciosos para o Dia dos Pais






CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Para transformar o Dia dos Pais em um momento mais descontraído, presentes como comidas e bebidas são uma excelente opção. Segundo pesquisa da CDL/BH para a primeira data comemorativa do segundo semestre de 2017, a expectativa é que as vendas cresçam em todos os setores em torno de 1,22% em relação ao ano passado.

Para a rede supermercadista essa também é uma data importante. “Temos diversos produtos que podem transformar o dia dos pais em um momento muito mais aconchegante. São diversas opções de cervejas e vinhos, além de outras opções. Também temos um serviço onde o cliente escolhe os itens e nós montamos um lindo presente para os pais! Como cestas e kits” diz Rafaela Nejm, diretora de Marketing do Super Nosso. 

terça-feira, 8 de agosto de 2017

9º Festival de Cerveja Artesanal invade o Memorial da América Latina


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Cervejeiros, a felicidade está chegando... e não vem sozinha. Desta vez, o Festival de Cerveja Artesanal será realizado simultaneamente ao 2º Festival Nacional do Bacon. E neste casamento perfeito tem 28 cervejarias confirmadas  - Balmann, Bamberg, Berggren, Bersi Beer, Birra'z, Burgman, Crazy Rocker, Dama Bier, Daoravida, Doktor Bräu, Dortmund, Fifties Beer, Freaktion, Freising Beer, Gorillaz, Hausen Beer, Hebling, Insana, Leuven, Mea Culpa, Molise Hop Beer, Queens, Quinta do Malte, Sahara, Sapucaí, Schornstein, Soft Bier e Vila Alemã – que comercializarão as bebidas a partir de R$8,00 em copos descartáveis (300, 400 ou 500ml) para tomar  no evento, além de garrafas de diversos tamanhos, latas e kits para você continuar a apreciar uma boa cerveja artesanal em casa ou presentear os amigos. E diversas marcas têm canecas/copos/taças de vários materiais,  growler, abridores, chaveiros bonés e camisetas.

Mais de 50 tipos de cerveja poderão ser apreciadas no Festival: Alt, American Amber Ale, American IPA, American Lager, American Sout, APA com hortelã, Belgian IPA, Belgian Strong Golden Ale, Belgian Tripel, Black, Blonde Ale, Bock,  Boemia Pilsener, Brown IPA, Brown Porter, Brown Porter Vanilla, California Common, Coffe IPA, Dark Lager, Dunkel, German Pilsen, Gold Lager, Golden Ale, Helles, H5,  HopWeiss, Imperial IPA, Imperial Stout, Indian Black Ale, IPA, Lager, Lager Pilsen, Mosch Pit Ale, Munich Helles, Pale Ale, Pilsen, Pinhão Barley Wine, Porter, Rauch (defumada), Red Ale, Red IPA com hibisco, Red Rye IPA, Session IPA, Session IPA Citra, Sour Ale, Strong Ale, Strong IPA, Summer Ale com aveia, Stout, Stout Full Nitro, Vienna Lager, Vinho, Weiss, Weizen,  Wheatbier com capim limão, Witbier, Witbier com hibisco e raspas de limão siciliano. Bateu aquela dúvida sobre quais escolher? É só bater um papo com os expositores que eles te darão todas as informações para que você tire o máximo proveito da sua experiência bacon+cerva.

Se você curte cervejas premiadas, no Festival você encontrará várias. Entre as opções, tem a Dunkel, da Hausen Bier, ouro em Blumenau, no Chile, em Londres, no World Beer Awards e na Bélgica (2016);  a Extra Pilsen, da Berggren, prata no U.S. Open Beer Championship em Atlanta (2014); a Rauch, da Bamberg, prata no Australian Beer Awards (2017) e no  International Beer Challenge (Bélgica, 2017); a Red Ale, da Leuven, prata na categoria Irish Red na Copa de Cervezas de América GCA, no Chile (2015). Tem ainda a Imperial IPA, da Schornstein, ouro no Festival de Cerveja de Blumenau (2017); a Dama American Lager, da Dama Bier, prata no The International Beer Challenge (Inglaterra, 2014); a Commonzinha, da Daoravida,  prata no estilo California Common, no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau (2017);  Pinhão, da Insana, bronze no Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau (2016 e 2017).  E para quem curte novidades, a Hausen Bier vai lançar a H5, Imperial Schwarzbier, puro malte forte; a Bamberg, a sazonal Mosh Pit Ale, cerveja forte escura; e a Quinta do Malte, a Don Capo, uma Brown Porter com adição de baunilha.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Bodebrown lança cerveja gastronômica em parceria com Quintana Gastronomia


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A premiada cervejaria Bodebrown lança a segunda criação da série especial Bière de Table, voltada a celebrar a união entre boas mesas e bons copos, por meio de parcerias com chefs consagrados.  Trata-se da Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba, cuja receita foi desenvolvida de forma colaborativa entre o cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com o sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e a chef Gabriela Carvalho, ambos do Restaurante Quintana, de Curitiba. Para marcar o lançamento, será realizado na próxima quinta-feira (10/8) um jantar harmonizado especial no Quintana. O menu traz entrada, principal e sobremesa, com uma garrafa da cerveja, a R$ 110 por pessoa (taxa de serviço inclusa). Os ingressos estão à venda no site da Bodebrown: https://loja.bodebrown.com.br/biere-de-table
A Puela Malum é uma cerveja que segue a linhagem belga, com um grau alcoólico de 9,7%, contando com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica, equilibradas com notas florais e frutadas, como a de pera. "A receita conta com três leveduras belgas distintas, que realçam estas notas, e uma pitada de brasilidade com a jabuticaba", comenta Cavalcanti. "Indicada para o inverno, é uma cerveja forte, mas ao mesmo tempo equilibrada".
Menu exclusivo
O menu do jantar é exclusivo, elaborado para esta noite. A entrada conta com Salada de frutas, grãos e ervas, nêspera, pêssego, damasco, ameixa, ervilha, feijão azuki, guandu e ervas da horta embebidos em azeite extra virgem e vinagre artesanal de morangos orgânicos. "O trabalho com grãos é uma de nossas assinaturas", explica Gabriela Carvalho. Já como prato principal há Carbonnade Flamande, cubos de alcatra caramelizados com cebola, bacon Moura, peras e a Puela Malum, acompanhada de pão medieval com especiarias e mostarda nobre. "O Carbonnade é um típico prato belga, com o qual trabalho pela primeira vez de maneira exclusiva, em uma nova receita", comenta a chef. "O toque frutado dá um sabor especial e harmoniza com a cerveja da noite". Como sobremesa, Torta de queijo e doce de leite cremoso, acompanhado de rica calda de hibisco e iogurte de kefir. O evento é finalizado com uma dose de licor de jabuticaba produzido por Samuel Cavalcanti.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

DIA DA CERVEJA | Já bebeu cerveja sustentável?



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

No Dia Internacional da Cerveja (04/08), pedimos para você prestar atenção num dos ingredientes mais importantes da cerveja: a água. Com interferência direta na identidade da bebida, a água representa de 90 a 95% da composição da cerveja. Para preservar os estilos de cada cerveja e produzir de forma ecologicamente correta, a Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS), usa apenas água da chuva para fazer os 7 rótulos da Schatz Bier. “A água da chuva não tem sais minerais, o que facilita a correção para cada uma das receitas que desenvolvemos. Mas o principal é preservação do meio ambiente”, conta o alquimista da Petronius, Emílio Kunz Neto. Cuidado que passa de geração para geração. A família Kunz, já em 1930, fazia o tratamento dos efluentes da Vinícola Petronius, em Gramado.

A sede da Petronius Beverages, totalmente sustentável, fica numa propriedade de rara beleza, no interior de Caxias do Sul, em São Valentim da 2ª Légua. O calor produzido pelos equipamentos é procedente de lenha de reflorestamento. E todos os efluentes passam por tratamento para que sejam utilizados na irrigação do parreiral (a ser utilizado na produção de um brandy) mantido pela Petronius. Já os resíduos sólidos são utilizados como ração animal por outros produtores da região.