As características sensoriais de uma cervejas são essenciais para definir sua qualidade e aceitação pelo consumidor. É o modo como a bebida impacta e estimula os sentidos que faz com que as pessoas queiram conhecer melhor e consumir mais o produto.
As cervejarias já entenderam a necessidade do público em saber mais sobre as características das cervejas, e utilizam isso para marketing e fidelização do cliente. Dados da Brewers Association mostram que, em 2016, microcervejarias com salas de degustação cresceram mais rápido do que aquelas que não ofereciam essa experiência ao consumidor.
Para avaliar essas características sensoriais, a indústria utiliza um conjunto de práticas que empregam os sentidos para definir a qualidade da cerveja, a análise sensorial.
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a análise sensorial é usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações obtidas a partir dos sentidos da visão, tato, olfato, audição e paladar. É realizada por uma equipe selecionada para avaliar a qualidade da textura, sabor, aroma, entre outros.