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Um restaurante pode ser definido por uma série de coisas, desde pratos saborosos e ambiente agradável até preços baixos ou altos. Entretanto, um item importante e que também precisa da atenção de quem empreende no ramo gastronômico é a forma com que as refeições são apresentadas e servidas.
Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a experiência relacionada à qualquer alimentação começa com aquilo que se enxerga. “Não adianta o prato ser delicioso, mas ser muito mal apresentado, colocado sem qualquer cuidado para o cliente. Isso já causa uma má impressão em quem vai comer. Lembre-se de que, muitas vezes, comemos antes com os olhos”, orienta.
Para Mislene, além de uma boa apresentação, que mostre que a refeição foi preparada com carinho, organização, e dentro de todas as normas de higiene, é preciso pensar também em como servir o que foi preparado. Ou seja, é necessário escolher de forma estratégica os pratos, garfos, facas, colheres, copos, jarras.
“Os utensílios oferecidos ao cliente podem fazer uma diferença incrível na forma como as refeições são percebidas em um restaurante. Se o empreendedor deseja que seu menu seja percebido de maneira mais moderna, por exemplo, pode inovar nas cores dos talheres. Se quer que os clientes vejam o negócio como algo sustentável, é preciso oferecer utensílios que contenham material reciclado ou que causem menos danos ao meio ambiente”, sugere.