VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca
Um terço da liderança da Vice-Presidência de Vendas e Distribuição do Grupo HEINEKEN é feminina. Em maio de 2024, a companhia totalizou 143 mulheres atuando nos cargos de liderança da área, o que representa um aumento de 31,19% em relação a maio de 2022, quando havia 109 mulheres nas posições. Até o final deste ano, o objetivo é alcançar a marca de 35,5%. Os números refletem o compromisso da companhia com a equidade de gênero, a diversidade e a inclusão, que endossam a meta nacional de obter 50% de mulheres em posições de liderança até 2026.
O Grupo HEINEKEN atua com base em uma série de projetos especiais para promover
a aceleração de carreira, a segurança e o bem-estar das mulheres em
diferentes áreas da companhia. O olhar detalhado para cada área
específica impulsiona o sucesso das iniciativas. O Projeto Mobilidade,
que troca motocicletas por automóveis na operação de vendas e
distribuição, ilustra este movimento. Iniciado em agosto de 2021, o
projeto contava com 15 mulheres. Em menos de três anos, em abril de
2024,
o número foi para 125, representando um aumento de 733%.
A
mudança partiu de um diagnóstico simples de que a maioria das mulheres
não eram motociclistas e não se sentiam confortáveis com a modalidade.
Além disso, inspirados(as) na área de Supply Chain, o time de Vendas e
Distribuição iniciou uma
ação batizada de “Elas que ficam”, uma pesquisa 100%
anônima que tem como principal objetivo entender o que as mulheres da
área de Vendas e Distribuição mais valorizam para permanecerem no Grupo
HEINEKEN.
Segundo
Juliana Wei, Diretora de Recursos Humanos da área de Vendas e
Distribuição, o setor é particularmente desafiador por ser
historicamente majoritariamente masculino. “Buscamos pela equidade de
gênero no time, mas ainda há desafios para
alcançarmos a proporcionalidade. Entender quais são os principais
motivos para que isso aconteça dentro de cada empresa é o primeiro passo
para alterar esse cenário. É preciso aumentar a presença feminina em
Vendas e Distribuição para garantir
não só a inclusão e a diversidade, mas também uma representação
equilibrada de perspectivas e referências. Ainda temos um caminho a
percorrer, mas já temos muitos indícios positivos para comemorar, como,
por exemplo, a primeira Diretora Sênior
de Revenue Management, com reporte direto ao vice-presidente de Vendas e
Distribuição da HEINEKEN Brasil.", diz a executiva.