segunda-feira, 4 de julho de 2016
Conheça as cervejas do Japão
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
Logicamente, não é necessária uma rigorosa apresentação sobre a cerveja (ビール biiru), uma bebida super popular em todo mundo, incluindo o Japão.
Os cinco principais produtores de cervejas no Japão são Asashi, Kirin, Orion, Sapporo e Suntory, sendo as mais consumidas no Japão, porém, existe uma espécie de cerveja chamada de happoshu, que contém uma porcentagem de malte na bebida.
O Japão tenta fazer com que as bebidas alcoólicas combinem com pratos populares japoneses, por isso é normal encontrar sabores estranhos de cervejas, claro que são feitas para aqueles que querem algo novo, mas não é algo que decepcione até mesmo os paladares mais requintados.
Bares com cervejas comuns e artesanais, têm aumentado suas popularidades nas principais cidades do Japão, como Tóquio e Osaka, que possuem um foco e interesse por bebidas artesanais locais e bebidas importadas dos EUA.
História
A cerveja no Japão teve início no século 17, quando os comerciantes holandeses estacionaram em portos japoneses, e abriram salões de cervejaria para os marinheiros que trabalhavam nas rotas comerciais entre Japão e Holanda.
Como o Japão reabriu o comércio exterior durante o período Meiji, cervejas importadas, tais como Bass Pale Ale and Bass Stout estavam disponíveis em quantidades limitadas nos assentamentos estrangeiros, mas outros cervejeiros da Europa e de outros lugares também chegaram a contribuir para o crescimento da indústria local japonesa.
Happoshu
Happoshu (発泡酒 "borbulhando espíritos"), ou cerveja de baixo malte, é uma categoria de cerveja japonesa que na maioria das vezes refere-se a uma bebida com o conteúdo de malte inferior à 67%. A bebida alcoólica é popular entre os consumidores por ter uma taxa de impostos mais baixa do que as bebidas que a lei do Japão classifica como "cerveja".
O sistema fiscal japonês sobre o álcool separa bebidas de malte em quatro categorias com base na quantidade de malte: 67% ou mais, 50% a 67%, de 25% a 50% e inferior a 25%. Uma bebida alcoólica baseada em malte é classificada como cerveja se a quantidade de malte for superior a 67% dos ingredientes fermentáveis.
A maioria das happoshu apresentam menos de 25% de malte, sendo assim, os impostos são menores, desta maneira, os produtores investem mais nas hashoppu, com propagandas anunciando bebidas mais saudáveis.
Regulamentos japoneses proíbem o uso da palavra "cerveja" (ビ ー ル Biru), para descrever cervejas que contenham menos de 67% de malte (assim permitindo que até 33% sejam adjuntos, incluindo arroz, milho, sorgo, batata, amido e açúcar).
Curiosidades da Cerveja Japonesa
A cerveja e as cervejas happoshu são as bebidas alcoólicas mais populares no Japão, sendo responsável por quase dois terços dos 9 bilhões de litros de álcool consumidos em 2006. Um dos líquidos mais consumidos do Japão é a cerveja, ficando atrás somente da água e do chá.
As cervejas artesanais que são produzidas localmente representam menos de 1% do consumo nacional de cerveja, mas está em constante crescimento junto com as cervejas importadas. De acordo com dados de mercados locais japoneses, nos primeiros oito meses de 2012, os embarques de cervejas artesanais domésticas subiram 7,7 por cento, enquanto as vendas das maiores cervejarias do Japão continuaram um ano em declínio.
A partir de janeiro de 2014, Asahi, teve uma quota no mercado de 38%, sendo o maior dos cinco principais produtores de cerveja no Japão, seguido por Kirin com 35%.
Cervejas populares
Dente as cervejas mais populares do Japão temos a Asahi Super Dry (super seca) como diz em seu nome, ela é super seca, feita com uma fermentação baixa. Seu sabor é amargo, o sabor é extremamente afiado e causou uma grande revolução no Japão ao ser lançada.
Kirin Ichiban é uma cerveja Premium com puro malte. Seu aroma revela a maior presença do malte, o que a torna mais dourada e levemente doce. Para contrabalançar, é utilizado mais lúpulo, o que aumenta o seu amargor. Possui um sabor marcante e refrescante, perfeito para acompanhar uma comida japonesa.
Outra cerveja popular é a Orion que é fabricada na ilha de Okinawa. Ela tem um sabor fresco que acompanha qualquer tipo de alimento. A espuma é aveludada e aumenta a textura da cerveja. Existe também a Yebisu que é considerada a cerveja mais tradicional do país. Possui um aroma intenso e profundo.
Abaixo veja uma lista das cervejas mais populares lançada por essas 5 empresas:
Asahi Breweries
Asahi Super Dry
Asahi BlanK
Asahi Premium Beer Jukusen
Asahi Hon-nama (happoshu)
Kirin Brewery Company
Kirin Ichiban Shibori
Kirin Lager Beer
Kirin Fukkoku Lager
Kirin Akiaji
Kirin Heartland Beer
Grand Kirin
Kirin Tanrei (happoshu)
Sapporo Brewery
Sapporo Lager Beer
Sapporo Black Label
Yebisu - The Hop
Yebisu Black
Sapporo Classic
Hokkaido Nama-shibori (happoshu)
Suntory
Suntory Malts
Suntory - The Premium Malts
Super Magnum Dry (happoshu)
Orion
Orion Original
Orion Southern Star
Orion Draft Beer
Orion Special
Orion Cider
Orion Dry
Cervejas sazonais
Muitas cervejarias do Japão oferecem cervejas sazonais. No outono, por exemplo, as cervejas são fabricadas com um teor de álcool superior. Algumas latas de cerveja são tipicamente decoradas com imagens de folhas de outono, e assim como as artesanais, são lançadas cervejas com sabores e ingredientes diferentes.
Métodos de distribuição
A idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas no Japão é de 20 anos de idade. Além de bares, a cerveja pode ser comprada em uma grande variedade de lojas, incluindo supermercados, lojas de conveniência e postos de atendimento em estações de trem. A cerveja pode ser consumida em quase qualquer lugar, porém, o Japão tem leis muito rígidas com motoristas ou ciclistas que andam depois ou durante o consumo da bebida.
No Japão, a cerveja também pode ser vendidas em máquinas automáticas, embora, a partir de 2012, este tornou-se menos comum nas grandes cidades. Para evitar que menores comprem nas maquinas automáticas, algumas maquinas automáticas possuem câmeras ou exige um cartão para comprovar a idade.
Fonte:http://skdesu.com/as-cervejas-do-japao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário