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A pesquisa Barômetro, realizada anualmente pela Ticket, marca da Edenred de Benefícios e Engajamento, ouviu quase 50 mil pessoas trabalhadoras e mais de 1.400 restaurantes em 22 países ao redor do mundo para entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar. Entre os representantes dos restaurantes brasileiros, 89% acreditam que promovem comida saudável em seu cardápio, resultado 18 pontos percentuais superior à média mundial (71%). Sobre a procura dos consumidores por refeições saudáveis, 56% concordam que é um movimento crescente, enquanto 14% comentaram sobre um aumento na busca por opções veganas e vegetarianas. Ainda, 41% concordam que cresceu a procura por produtos locais.
Quando perguntados sobre a inclusão de
opções saudáveis em seu cardápio, 73% disseram que o preparo é mais
caro, enquanto 74% acham que o processo é mais rigoroso. Já 25%
acreditam que o sabor de pratos balanceados não é tão atrativo. “Apesar
de algumas barreiras mencionadas pelos representantes dos restaurantes
para a oferta de opções mais balanceadas, 70% disseram que os clientes
notam e apreciam os alimentos saudáveis e 50% reconhecem que preparar
refeições mais equilibradas geram fontes sustentáveis de receita”, conta
Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.
Cresce a busca por alimentação saudável
No que diz respeito à busca por uma alimentação mais saudável, os brasileiros se destacaram: 93% revelaram que estão mais atentos às opções balanceadas, enquanto a média global com a mesma opinião soma 82% e na América Latina o resultado foi 85%.
Ao serem perguntados sobre o motivo da busca por uma alimentação mais saudável, a maioria (97%) respondeu que é por questões de saúde, enquanto 74% mencionaram a diversidade de sabores e 66% a preocupação com o meio ambiente e os animais. “É importante que os estabelecimentos estejam atentos aos movimentos no comportamento do consumidor e suas preferências, e tentem adequar seus produtos e serviços à atual demanda. Pesquisas como a Barômetro são importantes para proporcionar uma visão estratégica do mercado e tendências aos donos de restaurantes”, comenta Castro.
As pessoas brasileiras também foram
questionadas se esperam uma oferta mais saudável dos restaurantes e 74%
disseram que sim. O resultado é dois pontos percentuais superior ao
registrado em pesquisa de 2023, que foi de 72%. A média brasileira é a
mesma mundial, mas ficou abaixo da latino-americana (78%). E sobre o que
entendem por “alimentos saudáveis”, 95% responderam que são produtos
frescos, 93% consideram mais opções de vegetais, 81% acham que é a
indicação de “opção saudável” no cardápio e 78% mencionaram a clareza
nas informações nutricionais.
Vale-refeição facilita o acesso à alimentação saudável
A pesquisa Barômetro também revelou que 55% das pessoas brasileiras gastam mais de 30% do seu orçamento mensal em alimentação e, para 75%, o saldo dos benefícios de alimentação e refeição são insuficientes para as despesas mensais, o que pode dificultar o acesso a uma refeição balanceada. “Os benefícios de refeição e alimentação que as empresas oferecem aos seus colaboradores são fundamentais para assegurar o acesso a uma alimentação completa e de qualidade, o que contribui para a produtividade e bem-estar das pessoas. É importante que as empresas estejam atentas ao gasto médio mensal dos profissionais e tentem ajustar o valor à realidade do mercado”, comenta Castro.
Outra pesquisa feita pela Ticket, a + Valor, revelou que o benefício de refeição que os trabalhadores recebem nas empresas para alimentação no horário de trabalho dura, em média, 10 dias do mês. De acordo com o levantamento, considerando o preço médio de R$ 51,61 para uma refeição completa - que inclui prato principal, bebida, sobremesa e café -, para cobrir os gastos do almoço durante 22 dias úteis no mês, o valor do benefício deveria ser de R$ 1.135,42, 110% acima da média que as empresas costumam conceder, que é de R$ 540,55.
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