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O comportamento do consumidor no ponto de venda mudou — e com ele, a dinâmica da comunicação das marcas no varejo físico também. Durante a APAS, o termo “Retail Media” domina boa parte das conversas, sinalizando uma mudança: o ponto de venda deixa de ser apenas um canal de transmissão e passa a ser uma plataforma estratégica de mídia.
Em 2023, o canal movimentou R$2,6 bilhões no Brasil, representando 8% do total investido em publicidade digital. Para 2024, a projeção foi de um aumento significativo, com os investimentos em Retail Media no Brasil previstos para atingir R$3,88 bilhões, colocando o país entre os que mais avançam no mundo.
A CHICOOH+ vem apostando na combinação entre o OOH tradicional e soluções tecnológicas. A RX Experience, braço da empresa voltada para esse serviço de Retail Media, se alinha com alguns dados da pesquisa Tendências (2025), que mostram que 61% das marcas aumentarão seus investimentos em Retail Media até o próximo ano. O que impulsiona esse movimento é o fato de que 74% das decisões de compra são tomadas dentro das lojas, segundo a mesma pesquisa.
A experiência, portanto, precisa ser pensada da entrada até a saída, com painéis digitais, mídia em diversos ambientes e objetos, ativações sensoriais e dados em tempo real orientando as decisões de comunicação.
A mensuração no Retail Media
Se em canais digitais a mensuração já é uma exigência básica, no ponto de venda ela ainda é um desafio a ser trabalhado. Isso, no entanto, está mudando com o avanço de tecnologias inspiradas em soluções de Retail Media. A CHICOOH+, por meio do serviço de Brand Lift aplicado a RX Experience, tem investido em metodologias que permitem entender o impacto real da mídia na decisão de compra, como o tempo de exposição e a variação no fluxo de consumidores.
A mensuração no OOH dentro do varejo pode parecer complicada, mas novos recursos, como a geolocalização, câmeras inteligentes e QR codes integrados, têm tornado esse processo cada vez mais objetivo.
De acordo com
a pesquisa realizada pela Tendências Consultoria, 63% dos consumidores
brasileiros são influenciados pelo ambiente físico de compra durante a
decisão final, especialmente quando há comunicação clara e acessível
sobre preço, diferenciais e origem do produto.
Sustentabilidade e Retail Media
A preocupação ambiental não é mais um diferencial, é uma necessidade. Portanto o Retail media sustentável é o futuro. A CHICOOH+, desde 2024 opera com neutralização de carbono em suas ativações, permitindo que as marcas comuniquem com impacto e responsabilidade ambiental.
Segundo a
pesquisa realizada pela Tendências Consultoria, em novembro de 2024, 69%
dos consumidores preferem marcas com práticas sustentáveis, e em
fevereiro de 2023, as empresas McKinsey & Company e a Nielsen IQ,
divulgaram que, nos Estados Unidos, produtos que alegam ter atributos
relacionados a ESG tiveram um crescimento acumulado médio de 28% nos
últimos cinco anos, em comparação aos 20% calculados para aqueles que
não o fizeram.
Publicidade em locais inusitados e a mídia exterior em espaços subutilizados
O investimento em Retail Media no Brasil cresceu 42,3% em 2024, com destaque para os setores de alimentos e bebidas (75%), perfumaria e cosméticos (23%) e eletrônicos (7%), demonstrando grande potencial de engajamento.
Alinhada a
essa tendência, a CHICOOH+ expande sua atuação no varejo, integrando
soluções inovadoras de Retail Media com sua expertise em mídia OOH. Na
NRF 2025, maior evento global de varejo, o Retail Media foi reforçado
como uma estratégia promissora, com inovações apresentadas por líderes
de empresas como Walmart e Sephora. A CHICOOH+ explora a publicidade em
espaços subutilizados e está comprometida em otimizar estratégias que
atendam às demandas do varejo atual.
Agência ERA®
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