terça-feira, 1 de julho de 2025

Criatividade entre quatro paredes: como as dark kitchens redefinem a gastronomia autoral

 

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O crescimento das dark kitchens acompanha o avanço acelerado do setor de delivery no Brasil. Hoje, segundo o Ifood, mais de 55 milhões de pessoas usam plataformas de entrega, gerando mais de 110 milhões de pedidos mensais em todo o país. Só em número de estabelecimentos parceiros, já são mais de 400 mil restaurantes cadastrados. 

Dentro desse universo competitivo, destacar-se exige não apenas eficiência logística, mas também criatividade e qualidade no produto final.

Foi assim que o chef Henrique Campos transformou o Figurate. Antes focado em sanduíches italianos, o restaurante se reinventou durante a pandemia, ao perder o salão, e mergulhou no delivery.  “Quando tudo o que o cliente vê é a embalagem e o sabor, a comida precisa falar mais alto”.

Sem as limitações de um ponto comercial ou de grandes estruturas de atendimento, surgem oportunidades para testar novos formatos, experimentar combinações e manter cardápios mais dinâmicos. 

Essa nova geração de cozinhas, tem reinventado a forma de consumir e de empreender no setor de alimentação. São negócios que operam de forma discreta, mas que pensam alto e ajudam a moldar o futuro da gastronomia.

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