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A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis
(ABRASORVETE) revelou, em novo levantamento realizado com seus
associados, as estratégias adotadas pelo setor para enfrentar a queda de
consumo típica da baixa temporada. Os dados indicam que a indústria tem
investido em diversificação de portfólio, gestão de capital humano e
fortalecimento de canais de distribuição como principais táticas para
garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do mercado.
A
diversificação de produtos se mostra uma resposta estratégica à
sazonalidade. Uma parcela expressiva, 31,3% dos entrevistados, tem
apostado na inclusão de itens que
não são sorvetes em seu portfólio,
como bebidas quentes, para manter o interesse dos consumidores. O
desenvolvimento de produtos complementares é a escolha de 12,5% das
empresas , enquanto 6,3% optam por lançar linhas de sorvetes com sabores
e perfis mais quentes, alinhados ao clima.
Na gestão de pessoas, o período de menor demanda tem sido utilizado
para a otimização da operação. A concessão de férias coletivas é uma
ação adotada por 37,5% das
indústrias. Um percentual idêntico, 37,5%,
opta por manter o quadro de funcionários, mas com uma abordagem
estratégica. Para 31,3% dos respondentes, a solução é a realocação de
pessoal para áreas como manutenção e desenvolvimento de novos produtos,
qualificando a equipe e aprimorando processos internos. "Os dados
indicam que o setor está utilizando a baixa temporada para se
fortalecer, investindo na qualificação das equipes e no aprimoramento da
operação", afirma Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE. "É um
sinal de maturidade e mostra que a indústria não apenas supera desafios,
mas utiliza este período como uma oportunidade estratégica para se
preparar para o próximo ciclo de crescimento.
"No campo das iniciativas de mercado, a pesquisa destaca que 37,5% das empresas priorizam a participação em feiras importantes do setor. Além disso, o foco em campanhas de marketing digital e o fortalecimento da atuação em canais de food service, como restaurantes e cafeterias, são estratégias adotadas por 25% dos respondentes, cada. "A presença ativa em feiras importantes do setor é um termômetro para as tendências de mercado e uma plataforma crucial para firmar parcerias e gerar novos negócios", conclui Martin. "Esses encontros são essenciais para garantir que a indústria se mantenha relevante e competitiva ao longo de todo o ano".
Assessoria de imprensa ABRASORVETE - www.malicontent.com.br
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