quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Deguste Feira de Cerveja Artesanal de Petrópolis


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Um dos destaques na [Agenda Cervejeira][1], a Deguste - Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis ocorre sempre no segundo final de semana do mês na cidade fluminense. A última edição do ano ocorre na sexta-feira, 8, e no sábado, 9 de dezembro. A feira, como sempre, vai contar com diversos rótulos, boa gastronomia e várias atrações musicais. O espaço do evento, na Praça Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis, será uma boa opção também para as confraternizações de final de ano. A Deguste reúne, em média, cerca de 4 mil pessoas por edição e tem entrada gratuita. (Confira mais opções de eventos na Agenda Cervejeira)
  
As cervejarias

O evento terá a participação das cervejarias (para saber mais sobre as cervejarias do Rio, clique aqui):

Bohemia, Cidade Imperial, Black Princess Real, Buda Beer, Brew Point, Imperatriz, Duzé, Da Corte, Cazzera, Guapa, Dr. Duranz, Sixel Beer, Schröder, Madame Machado, Odin, Vila de Secretário, Cervejaria de Raiz, e Tortuga

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bodebrown tem último curso de produção de cerveja do ano


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

A cervejaria e escola Bodebrown realiza em dezembro a última edição do seu curso de Produção de cerveja na panela. Ministrado por Edigyl Pupo, da DeBora, acontece na fábrica da Bode entre os dias 1 e 2, na sexta-feira das 19h às 22h30 e no sábado das 8h30 às 17h. O curso, voltado a iniciantes, tem investimento de R$ 416, podendo ser comprado pelo site loja.bodebrown.com.br/cursopanelabas20171201.

Edigyl Pupo é engenheiro agrônomo pela UPFR e foi primeiro colocado do 3º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais na categoria IPA. Ele é um dos responsáveis pela cervejaria DeBora. No curso, faz um apanhado da história da cerveja, citando escolas clássicas, expõe a parte técnica tanto em matéria prima como em equipamentos utilizados. Da produção, explica desde o início até o envase das cervejas.

LANÇAMENTO | Petronius lança licor de cerveja

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Petronius Beverages, de Caxias do Sul, conhecida pela cerveja Schatz Bier e pela cachaça de alambique Serigote, lança agora mais um produto inspirado no livro de receitas da família: o Schatz Liqueur, um licor cervejeiro. "A ideia é juntar o conhecimento que temos em fazer cerveja e a tradição familiar em elaborar licores. Já somos a sexta geração de produtores de bebidas no Brasil. O método de produção é muito parecido com o usado para elaborar vinhos do Porto. O mosto cervejeiro tem fermentação parcial e é alcoolizado com um destilado feito com a própria cerveja", explica o engenheiro químico e diretor da Petronius, Emílio Kunz Neto.
 
Um dos poucos licores de base cervejeira do mercado, o Schatz Liqueur é feito com destilado de cereais. Os extratos que dão aromas e sabores ao licor são todos naturais, como faziam os antepassados da família Kunz. “O Schatz Liqueur é um licor de cerveja com carvalho francês de torra média, o que dá a ele aromas defumados e o deixa harmônico na boca. É elegante e não tem grande residual de açúcar”, conta Kunz. O Schatz Liqueur está à venda em lojas especializadas. Preço sugerido: 70,00

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Bodebrown produz cerveja colaborativa na Alemanha com Stone Brewing

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A cervejaria Curitibana Bodebrown vai participar de uma produção colaborativa na fábrica alemã da marca norte-americana Stone Brewing, a partir desta segunda-feira (27), em Berlim. Uma equipe de cervejeiros e colaboradores da Bodebrown, liderados por Samuel Cavalcanti, desembarcou neste final de semana para participar do trabalho.

A cerveja teve pré-venda pela internet, há três anos, quando a Stone lançou o projeto da sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos, e viabilizou a construção com a venda antecipada de cervejas especiais que seriam criadas nesta unidade germânica. A Bodebrown foi a única cervejaria da América do Sul convidada a participar deste série, que contou com 15 convidadas de todo o mundo.

A cerveja produzida em parceria será batizada como Imperial Cacau Amburana Red Ale. Com graduação alcoólica de 11%, será apresentada em garrafas de 1,5 litro. Um lote de apenas mil garrafas será destinado ao Brasil, uma vez que a maior parte da brassagem já foi vendida pela internet.

Além da Bodebrown, foram chamadas para assinar outras parcerias colaborativas com a Stone grandes nomes internacionais como Lost Abbey, Dogfish Head, Brewdog, Avery, Baladin, The Bruery, entre outras.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pedrita Witbier: novidade da Tibaya Cervejaria



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/



Reconhecida no mercado como a 1ª Cervejaria Artesanal de Atibaia, SP, a Tibaya Cervejaria lança a cerveja Pedrita Witbier.

Com aroma cítrico e muito refrescante essa breja tem 5% de teor alcoólico, 13 IBUs, corpo leve e excelente drinkability.

Produzida com dois diferentes maltes, dois tipos de lúpulos, casca de laranja e coentro, essa cerveja é a segunda da Linha Pedrita e é o oitavo produto da empresa que também é detentora da marca Pedra Grande.

De coloração amarelo claro (cor 5,7 do EBC), essa Witbier tem notas cítricas e do coentro bastante perceptíveis tanto em seu creme, como também depois de vários goles.

Além disso, possui espuma bastante cremosa, densa e de queda lenta. Também não é filtrada, o que garante as melhores características do aroma e sabor dos maltes e lúpulos.

O copo ideal para sua degustação é o Tumbler e a temperatura sugerida para ser apreciada deve ficar entre 3 e 7º C.

A Pedrita Witbier será produzida o ano inteiro e será vendida em barris de chope e em garrafas de 300 ml.

sábado, 25 de novembro de 2017

A primeira cerveja de guarda da Verace


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A Cervejaria Verace, depois de festejar o título de melhor cerveja brasileira na Copa Cervezas de América no Chile, lança sua primeira cerveja de guarda: a Oroboro. O lançamento foi para um grupo de formadores de opinião na própria Verace, em Nova Lima (MG). O clima era de mistério. Nenhum dos convidados sabia o que aconteceria. Cobras verdadeiras fizeram parte do cenário, que tinha também aranhas, teias, para conceber o clima de surpresa.
Segundo um dos proprietários, Alessandro Fontenelle, a nova cerveja veio para ser um destaque no mercado:
"Pensamos muito sobre o que fazer nesse lançamento, mas, o que queríamos era causar uma surpresa. É uma cerveja de guarda, que foi elaborada com todo cuidado para ser lançada. A Verace pensa em cada detalhe nas suas cervejas."
A Oroboro é uma cerveja do estilo Belgian Style Dark Strong Ale. Tem coloração marrom acastanhada, notas frutadas condimentadas intensas e equilibradas no sabor e aroma. Apresenta 9% de teor alcóolico e 19,3 de IBU (nível de amargor). Pode ser harmonizada, por exemplo, com queijos azuis ou sobremesas à base de chocolate. Sua embalagem é de 300 ml.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Perigosa é a cerveja do fim de semana no Growler Day da Bodebrown


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Clássica cerveja da Bodebrown, a Perigosa foi escolhida para o fim de semana no Growler Day. Este rótulo será servido nesta sexta-feira, das 17h às 20h, e no sábado, das 9h às 14h30 para completar os growlers na fábrica e nos Espaços Bodebrown. Os growlers são os recipientes de vidro que armazenam cervejas e são fechadas com tampa. Semanalmente, a cervejaria vende uma cerveja diferente no evento Growler Day. A Perigosa é uma Imperial IPA, a primeira do Brasil, com 9,2% de teor alcoólico e que foi campeã no Mondial de La Bière em Mulhouse na França.
 
Apoiando o movimento Novembro Azul, que visa a conscientização da população sobre o câncer de próstata, acontecerá também a venda de botons e chaveiros na fábrica. A renda destes será revertida para o Serviço de Urologia do Hospital Evangélico, que realiza atendimentos e cirurgias.
 
Além da fábrica (R. Carlos de Laet, 1015 - Hauer), o Growler Day acontece também nos Espaços Bodebrown: Batel(Al. Presidente Taunay, 444 no Street 444),Bom Retiro (Av. Des. Hugo Simas, 1321) e Total Storage Boulevard (R. General Aristides Athayde Junior, 22 - Batel). Na fábrica funciona ainda a loja, que conta com insumos para o preparo de cervejas artesanais, além dos produtos Bodebrown, que abre também no sábado.

Nos fins de semana a cervejaria Loba abre a fábrica em Santana dos Montes para visitantes


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Rodeada pela Serra do Espinhaço, a cidade de Santana dos Montes localiza-se a 130 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Fica na junção do Cerrado com a Mata Atlântica entre córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas que compõem um cenário de natureza exuberante que emoldura a Estrada Real. Inserida nesse cenário, está a Fazenda Guarará, responsável pela produção de leite, vinho, grãos, e também cerveja artesanal. A fábrica da Cervejaria Loba, que recebeu este nome em homenagem aos lobos guará da região, está instalada em uma área de 5 mil metros quadrados dentro da fazenda que inclui todos os tanques para produção, almoxarifado, expedição e um bar e loja de souvenirs.

A Loba tem hoje 18 rótulos de cerveja, entre eles a premiada Strong Scotch Ale, com notas de malte torrado e defumado e 9% de teor alcoólico, medalhista no Concurso Brasileiro das Cervejas, em Blumenau (SC) em 2017, e na Copa Cervezas de América, em 2016, no Chile. Os novíssimos lançamentos da marca são a Session IPA Delatora, em alusão ao momento político vivido pelo país, e a Quadrupel Cabulosa.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Rodrigo Sawamura assume coordenação da Escola de Cerveja e Malte


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Um dos mais premiados sommeliers do Brasil, Rodrigo Sawamura assumiu a coordenação dos cursos de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, de Blumenau (SC). Rodrigo, campeão nacional em 2016, ficou no pódio do Beer Sommeliers World Cup de 2017.

Engenheiro de alimentos, chef internacional e mestre em estilos, assumiu, em novembro, a coordenação dos cursos de sommelieria e harmonização da ESCM. A partir de agora, tanto os encontros na sede quanto as turmas itinerantes que percorrem o país contam com o olhar dele.
Sawamura acredita que o crescimento da cerveja artesanal no Brasil torna necessária a profissionalização do segmento:
“O papel do sommelier é avaliar as bebidas de uma maneira competente para estabelecer o elo com o consumidor e mostrar a ele todas as possibilidades que esse universo oferece. É um protagonista do mercado cervejeiro que precisa estar preparado para realizar a sua função.”
A primeira missão do sommelier foi a formatação do curso de Master em Estilos. Inédito na instituição e resultado da demanda do mercado, esta capacitação será anual e já teve processo seletivo encerrado para 2018.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Confira o Top 10 geral e o das cervejarias independentes, a partir do ranking Beer Art


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Criado pela Revista Beer Art em 2014 e transformado em livro em 2015, o ranking das cervejas premiadas é o resultado de um cruzamento de medalhas concedidas nos principais concursos cervejeiros. E, para quem se pergunta quais são as cervejas mais premiadas na atualidade, a Beer Art faz nesta matéria um corte específico nas edições mais recentes das competições, abarcando os últimos 12 meses. Confira a seguir o ranking, em duas versões: o Top 10 geral, que inclui cervejarias ligadas a grupos como Ambev, e o Top 10 apenas das microcervejarias independentes. Acompanhe o ranking atualizado em revistabeerart.com/top10 e Confira o ranking geral, com mais de 600 cervejas, em revistabeerart.com/cervejas.

A colocação no ranking a seguir, que abarca a edição mais recente de 10 concursos, considera o tipo de medalha (se platina, ouro, prata ou bronze), mas também o universo da disputa, se nacional, continental ou internacional, e o grau de dificuldade da competição (competições que distribuem menos medalhas são mais acirradas).

Para consultar a ficha completa da cerveja, clique no nome:

1 - Lohn Bier Carvoeira
Medalhas: Em 2017, Ouro no Brussels Beer Challenge - Vencedora nacional no estilo no World Beer Awards - Ouro no Mondial de La Bière Rio - Prata na Copa Cervezas de América - Prata na South Beer Cup - Bronze no European Beer Star

2 - Colorado Guanabara Wood Aged
Medalhas: Em 2017, Platina no Mondial de La Bière Rio - Ouro no International Beer Challenge - Ouro & 1º lugar no Best of Show Comercial no Festival Brasileiro da Cerveja - Bronze no Australian International Beer Awards - Bronze na Copa Cervezas de América

3 - Wäls Dubbel
Medalhas: Em 2017, Vencedora nacional no estilo no World Beer Awards - Prata no International Beer Challenge - Prata no Brussels Beer Challenge - Prata na Copa Cervezas de América - Prata na South Beer Cup - Bronze no Australian International Beer Awards

4 - Eisenbahn Weizenbock
Medalhas: Em 2017, Ouro no European Beer Star - Vencedora nacional no estilo no World Beer Awards - Prata no International Beer Challenge - Prata no Festival Brasileiro da Cerveja
 
5 - Brotas Schwarzbier
Medalhas: Em 2017, Ouro no Brussels Beer Challenge - Prata no European Beer Star - Prata na South Beer Cup

6 - Bamberg Rauchbier
Medalhas: Em 2017, Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja - Prata no International Beer Challenge - Prata no Australian International Beer Awards - Bronze no European Beer Star - Certificado de Excelência no Brussels Beer Challenge
 
7 - Hausen Pilsen
Medalhas: Em 2017, Vencedora nacional no estilo no World Beer Awards - Prata no Brussels Beer Challenge - Bronze no International Beer Challenge - Prata no Festival Brasileiro da Cerveja
 
8 - Ogre Django Cigano
Medalhas: Em 2017,Ouro na Copa Cervezas de América - Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja - Prata no Brussels Beer Challenge
 
9 - Baden Baden Bock
Medalhas: Em 2017, Ouro no European Beer Star - Ouro na etapa Brasil do World Beer Awards - Prata no Festival Brasileiro da Cerveja - Em 2016, Bronze International Beer Challenge
 
10 - Baden Stout Wood Aged
Medalhas: Em 2017, a versão Wood Aged da Baden Baden Stout conquistou Ouro no International Beer Challenge, venceu a etapa Brasil na categoria no World Beer Awards e ganhou Bronze no Australian International Beer Awards

TOP 10 das independentes

1 - Lohn Bier Carvoeira
2 - Brotas Schwarzbier 
3 - Bamberg Rauchbier
4 - Hausen Pilsen
5 - Ogre Django Cigano
6 - Bierland Imperial Stout
7 - Königs Rauchbier
8 - Itajahy Octoporter
9 - Von Borstel Kaffee Bier
10 - Bäcker Reserva do Proprietário

 Fonte: http://revistabeerart.com/news/2015/6/3/as-10-cervejas-brasileiras-mais-premiadas-nos-ltimos-10-concursos
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Petronius leva cerveja inspirada em receita de família para o Mississippi Delta Blues Festival

 
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, vira, a partir de quinta-feira, a capital do blues. Até sábado, o maior evento de blues da América Latina, o  Missisipi Delta Blues Festival, vai movimentar o Largo da Estação Férrea. Para manter os artistas hidratados, vai ser preciso muita cerveja. A Petronius Beverages, de Caxias do Sul, leva pra o evento as tradicionais Schatz Helles e a Schatz Ipa e o mais novo lançamento da cerveja, a Schatz AlquimIPA, com zimbro na receita. Entre atrações estão: Anthony "Big A" Sherrod, Chris Jagger & Charlie Hart, Ian Siegal, Bex Marshall, Deitra Farr e Bob Stroger.

SCHATZ ALQUIMIPA

Os segredos da alquimia transmitidos por 6 gerações estão agora na nova cerveja da Petronius Beverages, de Caxias do Sul. A inspiração para produzir a Schatz AlquimIPA veio de antigas receitas alemãs. “Harmonizamos os aromas naturais do lúpulo e do zimbro, tradicional ingrediente de grandes receitas de família”, explica o engenheiro químico e diretor da Petronius, Emílio Kunz Neto. O lançamento acontece no Festival da Cerveja Gaúcha, de Santa Cruz do Sul, entre os dias 08 e 09 de setembro.

A receita da nova cerveja teve como inspiração o Steinheager, tradicionalmente bebido com cerveja, e desenvolvido na Alemanha no século 15. A base desta bebida é o zimbro e que agora está na Schatz AlquimIPA. “Inovar é enxergar o óbvio. As frutas de zimbro fermentadas produzem uma bebida apreciada há séculos. A ideia de fermentar zimbro com mosto cervejeiro parece tão interessante quanto os aromas de fato revelados na AlquimIPA”, conta Emílio.

22 cervejas brasileiras premiadas no Brussels Beer Challenge


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Durante a cerimônia do Brussels Beer Challenge 2017, na segunda-feira (20 de novembro), 14 cervejarias brasileiras receberam prêmios. Foram 6 medalhas de ouro, 12 de prata, 4 de bronze e ainda 4 certificados de excelência. (confira aqui como ficou o ranking das cervejas premiadas)
A Dama American Lager, uma hoppy lager, foi o grande destaque. Além da medalha de ouro na categoria hoppy lager, conquistou o prêmio de Revelação, sendo eleita a melhor cerveja das Américas.

Ainda saíram com medalhas de ouro a Baden Baden, com a Cristal, uma American Style Pilsner, a Brotas Beer com a Dry Stout e a Schwarzbier, que concorreu na categoria Dunkel, a Lohn com a Carvoeira na categoria Herb & Spice e a Wäls com a Brut na categoria brut beer.
As cervejarias Bamberg, Ogre, Hausen, Itajahy, Von Borstel, Konigs e Verace também foram premiadas com medalhas de prata e bronze. As avaliações foram realizadas em Namur, na Bélgica, de 28 a 30 de outubro.

A disputa abrangeu 1.512 cervejas, um aumento de quase 25% em relação a 2016. O Brasil, a Alemanha e a China foram os maiores responsáveis por este salto, que o colocou entre os Top 10 participantes. As concorrentes vieram de 40 países. Elas foram analisadas por um júri formado por 85 avaliadores, de 25 países. Para eles foram servidos, durante três dias, cerca de 10 mil copos com amostras das candidatas. A anfitriã, Bélgica, liderou o número de inscritas, com 322, de 150 cervejarias.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cerveja premiada no Growler Day da Bodebrown


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Vencedora de dois prêmios no IPA Day Brasil 2017, a cerveja Cacau IPA é a escolhida para o Growler Day da Bodebrown neste fim de semana. A cervejaria curitibana disponibiliza o premiado rótulo em seu evento semanal  exclusivamente para preencher os growlers, envases reutilizáveis para armazenamento de cervejas. O evento acontece na fábrica e nos Espaços Bodebrown nesta sexta-feira (17/11) das 17h às 20h e no sábado (18/11) das 9h às 14h30.
 

Bodebrown tem loja de insumos para produção de cerveja


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Apoiadora da produção independente, a cervejaria curitibana Bodebrown também conta em sua loja com insumos e equipamentos para o preparo caseiro de cervejas. Além de produtos Bodebrown como cervejas, bonés e camisetas, o espaço no Hauer vende diversos materiais para quem quer começar a produzir suas cervejas em casa. Panelas, chiller para resfriamento e bombonas são alguns dos itens disponíveis.
 
Entre os insumos, estão lúpulos, maltes e leveduras. Algumas marcas difíceis de encontrar estão na loja Bodebrown, como Agrária e Weyermann. Com ampla variedade, o espaço (que funciona desde 2009) conta com opções ideais tanto para iniciantes quanto para os "veteranos" da cervejaria artesanal caseira. Quem busca iniciar, pode gastar em média de R$ 1500 a R$ 2500 em equipamentos, e a partir de R$ 40 até R$ 150 nos insumos, dependendo do que deseja produzir.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Berggren Tour: Cervejaria abre as portas da fábrica para visitação em Nova Odessa


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 A cervejaria Berggren Bier anuncia mais um Berggren Tour, oportunidade de visitação da fábrica pelo público. Os interessados poderão conhecer de perto toda a estrutura fabril e como são produzidas as cervejas artesanais da marca. O evento acontecerá no dia 25 de Novembro, às 10h, e terá duração de 40 a 50 minutos. 

Todo o passeio será guiado pelos mestres cervejeiros, que explicarão todo o processo de fabricação. Haverá também degustação de chopes direto dos tanques.

As vagas são limitadas a 20 pessoas e as reservas podem ser realizadas pelo e-mail marketing@berggrenbier.com.br ou pelo WhatsApp (19) 99931-0841. O valor é de R$ 60,00 por pessoa e inclui um copo caldereta.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Cervejaria Bodebrown lança seu primeiro espumante


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A cervejaria curitibana Bodebrown lançou na última sexta-feira (10), no Espaço Bodebrown Batel o seu primeiro espumante: o Bodebrown Sparkling Wine Rosé. A bebida poderá ser adquirida com exclusividade apenas no Espaço Batel.
 
Leve e refrescante, possui teor alcoólico de 11%. O Bodebrown Sparkling Wine Rosé é levemente carbonatado pelo método Charmat e apresenta coloração rosé claro e aromas de flores.

sábado, 11 de novembro de 2017

Berggren patrocina show de rock internacional em Americana no dia 17 de Novembro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/


A cervejaria Bergreen Bier anuncia o patrocínio do show de uma das maiores referências do rock mundial, o baixista CJ Ramone, que atuou por sete anos na banda Ramones. O público terá a oportunidade de degustar chopp Bergreen no evento, que acontecerá no dia 17 de Novembro, no clube do Bosque, em Americana (SP).

Como parte de sua nova turnê pela América do Sul, que passará por diversos países na América do Sul, como Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, o show será o único em toda a região de Campinas e uma oportunidade memorável para ver um Ramone de perto.

O repertório será recheado por diversos clássicos dos Ramones, além das composições dos primeiros álbuns solo “Reconquista” e “Last Chance to Dance”.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Filme "Petroleum é nosso" será exibido em circuito de bares no Rio de Janeiro


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 O documentário de longa-metragem “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” será exibido entre os dias 10 a 13/11 em quatro bares da capital carioca. As exibições irã ocorrer no Fábrica Nômade (10/11 às 21h), Pub Escondido, CA (11/11 às 21h), Botto Bar - Pça. da Bandeira (12/11 às 15h30) e A Fonte (13/11 às 20h30). As exibições são promovidas pela DUM Cervejaria, com o apoio da Bio4, em parceria com as casas, e tem entrada franca.
 
Usando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes - cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos, e vídeos de degustação - o filme retrata a trajetória da Petroleum, uma cerveja cultuada no meio artesanal, criada por cervejeiros caseiros de Curitiba para a sua autossuficiência, e que ganhou diversos prêmios, fama internacional e passou a ser produzida por duas cervejarias diferentes.
 
Como pano de fundo, o documentário mostra a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros que buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolve suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país. Um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Além disso, durante o filme, vemos como foi a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A Doktor Bräu te desafia a virar um copo de 1,5l cheio de uma de suas cervejas



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Para quem gosta de um bom desafio, a hora é agora! A Doktor Bräu te desafia a virar um copo de 1,5l cheio de uma de suas cervejas em até 60 segundos, sem tirar o copo da boca. Se conseguir, não paga a bebida e ainda ganha o copão.  Você pode escolher entre os seis opções: PsicótIPA (American IPA com aromas cítricos), AnesthesIPA (Imperial IPA), Soro N'Aveia (Summer Ale com 10% de aveia), MedikaMenthus (APA com hortelã),  HemorragIPA (Red IPA com hibisco) e a novíssima Witamina (Witbier com casca de laranja, ervas e especiarias), que estreia no Memorial.  O valor do copão com uma das IPA’s é R$55,00, com as outras, R$49,00, e vazio sai por R$40,00.  E aí, vai encarar? 

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Início da semana com promoção em cervejas na Navalha


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Inspirada pela München Fest, tradicional evento de Ponta Grossa que celebra a cultura alemã, as duas lojas da Navalha, Beer & Co lançam uma promoção para novembro. De segunda a quarta-feira, durante o mês, o happy hour tem valores especiais nas cervejas Eisenbahn, servidas em dobro das 17h às 20h. A cerveja é vendida a partir de R$ 8 a Pilsen.
 
A Navalha é um mix de barbearia e bar, aliando o espaço para corte de cabelo e barba com mesas e balcões para aproveitar cervejas e destilados.
A promoção é válida até 29 de novembro.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Gastro Beer Rio reúne, dias 11 e 12 de novembro, cervejas artesanais lançadas e premiadas em 2017


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Quem for conferir a próxima edição do Gastro Beer Rio, dias 11 e 12 de novembro, na Quinta da Boa Vista, terá a chance de experimentar lançamentos cervejeiros apresentados e premiados em 2017. Na lista estão rótulos da Noi, grande vencedora do MBeer Brazil Contest, concurso realizado anualmente durante um dos maiores eventos do setor, o Mondial de la Bière. Estarão presentes ainda marcas como a Tupiniquim, uma das mais premiadas do Brasil, que levará cerca de dez rótulos. Já o espaço Novas Cervas, reservado a cervejarias com até um ano de vida, receberá dois novos rótulos. Um dos maiores eventos cervejeiros ao ar livre do estado do Rio, o Gastro Beer Rio conta com um total de 80 expositores, sendo 30 cervejarias artesanais com cerca de 100 rótulos e 50 food trucks e bikes.
O evento oferece ainda outras atrações como os jogos das olimpíadas cervejeiras, apresentações dos artistas de rua, oficinas e atividades infantis. Com entrada gratuita, o Gastro Beer Rio acontece das 12h às 21h e ocupa a Alameda das Sapucaias, na entrada principal do parque. O evento conta com o apoio da Gráfica Veiga Soares, da Prefeitura do Rio e da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico.

- O mercado cervejeiro do Rio está com uma série de lançamentos. Nessa nossa última edição do ano, vamos reunir o maior número possível desses novos rótulos para que o público possa conhecer - afirma Ana Paula Gomes, diretora da AAposta, empresa organizadora do evento.

ATRAÇÕES
Cervejas Sour e Wood-Age são tendências

Entre os rótulos que estarão disponíveis estão os estilos Sour (ácidas e azedas) e Wood-Age (envelhecidas em barris de madeira), em alta no momento no mercado cervejeiro. Entre eles há duas criações da W.Kattz: a Alter Ego, uma double New England Sour colaborativa com a Rock Bird, e a Doppelwood, uma doppelbock envelhecida em barril de carvalho americano. A Noi levará a Imperial Stout Cioccolato Barile, medalha de ouro no Mondial de la Bière. O público poderá conferir ainda outras novidades, entre elas, a Gasparator, uma doppelbock, e a Pacarye, imperial rye IPA, ambas da Gaspar Family. A Thirsty Hawks Farm Brewery apresentará o lançamento Old Bogdan, uma Quadrupel Sour Barrel Aged, com mix de lactobacilos, notas de madeira e nozes. Outra novidade é a Dama do Lago, uma belgian  dark strong ale, da Botto Bier. Já a Tupiniquim levará a Pecan e a Enigma, premiadas com medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau em 2017, além da Polimango, eleita melhor cerveja brasileira este ano. O público poderá provar também a Avena da Noi, eleita melhor Belgian Ale da Copa Cervezas de América 2017.

Para quem gosta de conhecer novas marcas pode aproveitar o "Novas Cervas", espaço reservado a cervejarias com até um ano de vida. A Viper levará a Viper Golden Ale, uma American Golden Ale lupulada. Oriunda do próprio bairro de São Cristóvão, a Nossa Cerveja Artesanal apresentará sua  American Pale Ale.


Jogos cervejeiros com número maior de brindes 

Canecas, camisas, bonés, além de garrafas de cervejas e chopes serão distribuídos como premiação dos Jogos Cervejeiros, que compreende os jogos Corrida no Saco de Malte; Malte ao Alvo; Basket Pong e Beer Pong. As inscrições são gratuitas e feitas no espaço dos jogos por ordem de chegada, na Alameda próxima ao Museu Nacional. Será realizado também, uma vez por dia, um concurso de chope a metro no espaço da Botto Bier. Outra atração, o Tour Cervejeiro será, mais uma vez, conduzido pela consultora de cervejas especiais, Jéssica Gomes. A especialista  leva grupos de interessados em se aprofundar no assunto para conhecer os estilos cervejeiros nos estandes, com direito a degustações. As inscrições são gratuitas e feitas, por ordem de chegada, no estande a MJ Custom.

De picanha argentina a opções veganas 

O Gastro Beer Rio reúne também um amplo cardápio de opções gastronômicas de chefes que se destacam no mercado. Entre as opções para harmonizar com as cervejas está a carne argentina da Casa da Picanha Penedo. Presença obrigatória, os hambúrgueres chegam em opções variadas em trucks como Vulcano e Mandala e até de bacalhau do Bacalhau & Cia. Sucesso na última edição, a dona Coxinha levará novamente a coxinha gigante de 1kg. Para quem não come carne, há opções como o hambúrguer de soja com lentilha e o sanduíche de salmão do Mate do Vovô. Para sobremesa, o Brigadeiro do Chef, a Marias Fouet - Original Desserts com cookie assados na hora, além dos sorvetes do Ice Show.

- A cada edição, renovamos as opções gastronômicas para que o público posso provar novos sabores, sem abrir mão dos food trucks tradicionais no evento- explica Adriana Jordan, diretora da AAposta, empresa organizadora do evento.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Bodebrown tem curso de cerveja na panela


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
A cervejaria e escola Bodebrown apresenta neste final de semana mais uma edição do seu tradicional curso de produção de cerveja na panela, voltado a iniciantes. As aulas acontecem na sexta-feira (10) e no sábado, na sede da Bodebrown, no Hauer, e existem vagas disponíveis. O investimento é de R$ 416 e inclui material didático.
 
As aulas acontecem no seguintes horários: sexta-feira das 19h às 22h30 (com cofee break) e sábado das 8h30 às 17h (com almoço e degustação de cerveja no final). Quem ministra é o professor Edygil Pupo, da cervejaria Debora. Ele é conhecido como criador de rótulos cultuados como a Poderosa IPA e a Robust Porter. Engenheiro Agrônomo pela UFPR, foi 1° Colocado do 3° Concurso Nacional de Cervejas Artesanais na categoria IPA, com a Poderosa IPA.
 

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Filme "Petroleum é nosso" desembarca em Belém


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
 
Em exibição promovida pela DUM Cervejaria, com o apoio da Bio4, o documentário de longa-metragem “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” será exibido na próxima quarta-feira (1/11), a partir das 19h30, na Faculdade Estácio de Belém do Pará.
 
Usando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes - cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos, e vídeos de degustação - o filme retrata a trajetória da Petroleum, uma cerveja cultuada no meio artesanal, criada por cervejeiros caseiros de Curitiba para a sua autossuficiência, e que ganhou diversos prêmios, fama internacional e passou a ser produzida por duas cervejarias diferentes.
 
Como pano de fundo, o documentário mostra um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Além disso, durante o filme, vemos como foi a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil.