sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Festival gastronômico e de bem-estar na Zona Sul: Verão tem menu especial e aulões gratuitos de fitdance e funcional com vista para o Pão de Açúcar

 

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  O Verão promete ser ainda mais vibrante para os cariocas e turistas com o Festival de Verão do Botafogo Praia Shopping, que acontece de 11 a 31 de janeiro. A programação une gastronomia, bem-estar e promoções exclusivas em um ambiente com uma das vistas mais icônicas do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar e a enseada de Botafogo. Para participar, é necessário resgatar os vouchers no app do Botafogo Praia Shopping, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos. Confira abaixo todas atrações da estação mais quente do ano na Zona Sul. 

Nossa ideia é oferecer uma experiência completa para os frequentadores, unindo o melhor da gastronomia, bem-estar e atividades ao ar livre com uma programação que é a cara do verão carioca. Queremos proporcionar experiências inesquecíveis aqui no shopping para todos os nossos clientes”, afirma Bruna Bittencourt, superintendente do Botafogo Praia Shopping. 

Gastronomia: pratos exclusivos e descontos imperdíveis 
Entre os destaques gastronômicos está o menu especial do restaurante Amélie, que trouxe para o festival o salmão ao molho de manga e gengibre com mousse line de batata roxa e tempurá de couve,  por R$ 89. Além disso, o Amélie oferece promoções em vinhos: taças de Los Lagos Sauvignon Blanc e Los Lagos Sirah Rosé, a R$ 29. 

O Hatch oferece 50% de desconto em drinks com gin. A Mamma Jamma tem incluem 25% de desconto nas sodas de verão. No Bibi Sucos, quem compra um açaí leva uma caneca exclusiva, e quem compra uma salada média leva um matte da casa (300 ml). 

Estudo comprova que o hábito de tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares

 

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Na última semana, a revista científica European Heart Journal, publicou um novo estudo que revela que o consumo de café pela manhã pode reduzir em até 31% o risco de morte por doenças cardiovasculares. A pesquisa analisou os hábitos de mais de 40 mil pessoas e destacou a relevância do horário de consumo para o impacto positivo.

“Tomar café pela manhã está alinhado ao ritmo natural do corpo, ajudando na regulação do metabolismo e promovendo benefícios cardiovasculares. O café atua como um aliado na rotina matinal, quando o organismo está mais preparado para absorver seus compostos bioativos”, comenta Daniela Zaminiani, nutricionista da rede de cafeterias premium Sterna Café.

A pesquisa também revelou que o consumo de 2 a 3 xícaras por dia, especialmente pela manhã, mostrou maior impacto nos resultados positivos. No entanto, o consumo excessivo ou em horários próximos ao final do dia pode interferir no sono, reduzindo os benefícios da bebida.

Segundo Zaminiani, o hábito de consumir café à tarde ou à noite impacta negativamente os ritmos circadianos, responsáveis por regular o ciclo de sono. “Isso acontece devido à interferência nos níveis de hormônios como a melatonina, que desempenha um papel essencial na manutenção da qualidade do sono e do equilíbrio do organismo”.

Personalização e atendimento elevam a experiência hoteleira

 

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A personalização e o atendimento na hotelaria deixaram de ser meros diferenciais e se tornaram essenciais para proporcionar experiências marcantes. No Hotel Villa Rossa, localizado a apenas 50 km da capital paulista, em São Roque, o hóspede está no centro desse novo conceito de hospitalidade, que alia acolhimento humano a serviços sob medida para superar expectativas e criar lembranças inesquecíveis.

Para Camila Matiazzi, Gerente de Operações do Hotel Villa Rossa, o diferencial está em criar uma experiência única desde o primeiro contato. "A experiência começa antes mesmo da chegada do hóspede, com a personalização do processo de reserva, e continua ao longo de toda a estada. Nosso objetivo é garantir que cada cliente se sinta ouvido e atendido de forma especial", afirma.

Com a capacidade de adaptar a estada a diferentes perfis de visitantes - famílias, casais, viajantes com pets ou aqueles em busca de descanso e privacidade -, o Hotel Villa Rossa oferece serviços alinhados às expectativas de cada hóspede. Um dos exemplos é o Kit Pet, que oferece itens como comedouro e brinquedos, assegurando o conforto de quem viaja com animais de estimação. Além disso, refeições personalizadas levam em consideração restrições alimentares e preferências individuais, criando um vínculo maior entre o hóspede e a experiência gastronômica.

SUGESTÃO DE RECEITA: NotCo apresenta receita prática, refrescante e nutritiva para o Verão

 

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Com a chegada do verão, aumenta a procura por opções de receitas leves e nutritivas que ajudam a manter a rotina saudável mesmo nos dias mais quentes. Pensando nisso, a NotCo desenvolveu uma receita exclusiva que combina praticidade, frescor e muita proteína, utilizando como ingrediente principal o NotShake Protein, a nova linha de bebidas proteicas à base de plantas da marca. Disponível em sabores como Chocolate, Café Caramelo, Baunilha com Coco, Panqueca de Banana com Canela e Morango com Tâmara, o NotShake Protein traz 16g de proteínas e poucos carboidratos, sendo uma opção perfeita para enriquecer as criações culinárias.

Smoothie Tropical de Morango com Tâmara - refrescante e cheio de antioxidantes, esta receita é ideal para começar o dia com energia.

Ingredientes:

Dry January: Dádiva adere ao movimento global de consumo consciente de álcool

 

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O Dry January, movimento pelo consumo consciente de álcool, surgiu no Reino Unido, em 2013, como uma iniciativa de saúde pública para incentivar as pessoas a pausarem ou reduzirem o consumo de álcool no início do ano. Hoje, o movimento se consolida mundialmente, refletindo as mudanças nos hábitos de muitos consumidores que buscam cada vez mais equilíbrio entre saúde, sabor e socialização.

Por isso, bebidas no/low – de baixo ou nenhum teor alcoólico – estão se tornando parte essencial do mercado, atraindo consumidores que não querem ou não podem consumir álcool, como motoristas, atletas, mulheres grávidas e pessoas em busca de alternativas mais saudáveis. Esse segmento não compete com as cervejas alcoólicas tradicionais, mas complementa o mercado ao trazer novas possibilidades de consumo e tornar eventos sociais mais inclusivos.

Em resposta a esse cenário, a indústria de bebidas está se reinventando, e a Cervejaria Dádiva se junta a esse movimento com duas iniciativas que evidenciam a evolução do mercado para atender a novas demandas.

Lançada em 2019, a Golden Ale sem álcool, Hello Sunshine, da Dádiva estará disponível a partir de janeiro de 2025 na Banca No/Low – um espaço inovador criado pela Kiro Bebidas e dedicado exclusivamente a bebidas de baixo ou nenhum teor alcoólico em São Paulo. Com um leve dulçor proveniente do malte e notas sutis de lúpulo, essa cerveja oferece um equilíbrio perfeito, sendo uma opção ideal tanto para quem já conhece o universo no/low quanto para aqueles que estão explorando essas possibilidades pela primeira vez.

Desperdício no foodservice: o combate melhora a gestão, atrai consumidores e fortalece práticas de ESG

 

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  O setor de Foodservice pode ser um grande exemplo na cadeia produtiva mundial de como evitar o desperdício de alimentos ao mesmo tempo em que entrega refeições atrativas e nutritivas para seus clientes, incrementando seus resultados de vendas. O setor tem se destacado pela criação de menus de baixo desperdício que, além de maximizar o potencial dos ingredientes e criar pratos únicos, são fundamentais para lidar com o crescente aumento nos custos dos insumos e aproveitamento máximo dos nutrientes disponíveis nessas matérias-primas.

Essas e outras soluções do setor foram apresentadas por Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, empresa especializada em inovação, conteúdo e consultoria para foodservice, na Casa Zero, evento da Unilever Food Solutions, reunindo renomados profissionais da gastronomia.

“Durante a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras de alimentação do mundo, os expositores já apresentavam tendências importantes de zero desperdício, como uma diversidade imensa de ingredientes processados congelados ou desidratados, vitrines com ideias de porções fracionadas e novidades em upcycling para aproveitamento praticamente total de frutos, sementes e outros itens que seriam descartados, mas que a indústria entendeu que pode utilizar com benefícios nutricionais”, explica Simone.

O tema ganha cada vez maior destaque porque desperdício de alimentos no mundo, segundo estimativas Globais de 2022 do Food Waste Index Report, é de 1,05 bilhão de toneladas, equivalente a 132 kg por pessoa por ano - o setor de foodservice tem uma fatia de 290 milhões de toneladas nesses cálculos ou 28% do total. 

Capim Santo Trancoso celebra 40 Anos com festa memorável no Dia de Reis

 

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O Capim Santo, ícone da gastronomia e hospitalidade brasileira, celebrou em grande estilo seus 40 anos de história no Dia de Reis, data que marca sua fundação e simboliza a união entre tradição e inovação. A comemoração aconteceu no coração de Trancoso e reuniu 400 convidados, entre amigos, clientes e membros da comunidade local, reforçando os laços que o restaurante construiu ao longo de quatro décadas.

A festa contou com um momento especial que celebrou a integração cultural e folclórica da região: a entrada do boi, simbolizando a conexão com a comunidade local e a valorização de suas tradições.

A noite foi marcada pelo show emocionante de Bebel Gilberto, que encantou a todos com sua performance única, e pela trilha sonora vibrante do DJ Marcelo Faisal, que garantiu o clima festivo.

A gastronomia, um dos pilares do Capim Santo, foi um destaque à parte. O cardápio, elaborado por Sandra Marques, fundadora do restaurante, e Morena Leite, chef à frente do grupo, trouxe a essência do Capim Santo com petiscos de inspiração baiana, como acarajés e bolinhos de tapioca, além de pratos icônicos como paellas, arroz de polvo e o tradicional brigadeiro de capim santo. O momento do parabéns foi celebrado com um bolo especial que encantou os convidados.

Brinde ao verão: celebre com sangrias e vinhos

 

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Leve, refrescante e cheia de charme, a sangria é um dos drinks mais amados do verão. De origem espanhola, é perfeita para acompanhar encontros descontraídos entre amigos e família nos dias quentes da estação. A combinação irresistível de vinho e frutas frescas agrada aos mais variados paladares, harmonizando muito bem com bruschettas, tapas espanholas e tábuas de queijos e frios. Versátil, a sangria pode ser adaptada ao gosto de cada um. A sommelière Stephani Mercado destaca opções do portfólio da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, que elevam o sabor da bebida.

Receitas simples e deliciosas para fazer em casa? A sommelière indica os melhores vinhos e compartilha sugestões imperdíveis. Na versão clássica, o equilíbrio entre o toque frutado e a elegância do vinho tinto é essencial. Entre os rótulos sugeridos estão o chileno Ventisquero Clásico Cabernet Sauvignon ou Merlot, e o português Atlântico Tinto, da Casa Relvas, que oferece frescor e estrutura na medida certa.

Para quem prefere algo mais leve e refrescante, a aposta é a sangria feita com vinho branco ou rosé. Aqui, os destaques são o The Grill Master Branco, um vinho argentino aromático e frutado, e o brasileiro Kaipu Rosé, da vinícola Entre Dois Mundos, que traz leveza e frescor ideais para realçar as frutas vermelhas.

Griletto inaugura segunda unidade em Criciúma

 

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O Griletto, rede de grelhados da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), que é também detentora das marcas Montana Grill, Croasonho e Jin Jin, inaugurou sua segunda unidade em Criciúma, e agora também pode ser encontrado na praça de alimentação do Shopping Della. A primeira unidade está localizada no Nações Shopping.

“É uma satisfação inaugurar nossa segunda unidade do Griletto em Criciúma, agora no Shopping Della. Com essa expansão, reforçamos nosso compromisso de oferecer refeições deliciosas e acessíveis para a população da cidade, ampliando nossa presença para atender ainda melhor nossos clientes locais”, relata Jorge Mariano, gerente de expansão da Halipar.

O Shopping Della foi inaugurado em 1984, sendo o segundo shopping do estado e o primeiro da região sul catarinense, e conta com uma média de 155 mil visitantes ao mês. Criciúma é a oitava cidade mais populosa do estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com mais de 225 mil habitantes, com uma economia forte no setor industrial, sendo o terceiro maior polo de jeans do país e fornecendo mais de 90% da produção nacional de copos, pratos e bandejas plásticas, segundo a Câmara Municipal de Criciúma.

Mais moderno e ágil

Em 2024, o Griletto completou 20 anos e ganhou nova roupagem, mas sem descaracterizar seus elementos originais. “Mantivemos a história e os valores do Griletto, modernizando o design e integrando soluções tecnológicas com o objetivo de aprimorar a dinâmica e a rapidez para as refeições do dia a dia, e ampliar a relação da marca com os momentos de descontração em família e com os amigos”, explica Rejane Nogueira, gestora de marketing da Halipar.

Apesar de alíquota reduzida, alimentação fora do lar teme por aumento de até 100% da carga tributária, com a reforma

 

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A regulamentação da reforma tributária deve confirmar que o setor de alimentação fora de casa – constituído por estabelecimentos como bares e restaurantes – será beneficiado com uma alíquota de 40% menor em relação àquela que for definida como base para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, a ser criado. Entretanto, empresários e especialistas do setor não descartam um aumento da carga de tributos, principalmente durante o período de transição, que deve durar até 2033. Simulações apontam para incremento de até 100%.

Desse modo, há pelo menos duas preocupações: o aumento da carga vai representar o fim de margens de lucro, obrigando as empresas a repassarem esse impacto para o preço dos produtos. Consequência: um encarecimento das refeições para o consumidor final. É para esse cenário que a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) alerta, conforme as palavras do Diretor de Relações Internacionais da entidade, Rafael Cardoso.

“É isto que precisamos evitar: uma elevação no custo da alimentação fora do lar, porque isso impacta a vida das pessoas”, adverte o especialista, explicando que comer fora de casa faz parte da rotina diária de milhões de trabalhadores. “No modo de vida contemporâneo, em grandes cidades, fica impossível a pessoa ir em casa na hora do almoço.” Além disso, acrescenta, o food service está ligado também a outras atividades da economia, como o turismo – seja o de lazer, seja o de eventos.

Vai de Vinho Brasileiro apresenta o universo das uvas nacionais

 

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As uvas brasileiras são as estrelas do novo episódio do podcast Vai de Vinho Brasileiro, que estreia nesta quarta-feira (8), às 19h, nos canais do Vinho Brasileiro no YouTube e Spotify e nas principais plataformas de streaming. A atração é uma iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS) e com apoio do Sicredi e do Sebrae. Apresentado pelo wine influencer e especialista em vinhos Daniel Perches, do perfil @vinhosdecorte, o quarto episódio tem como tema Uvas Brasileiras: Variedade e Potencial. Para enriquecer o debate, Perches recebe Patrícia Ritschel, pesquisadora do Programa Genético Uvas do Brasil, da Embrapa Uva e Vinho, e André Donatti, gerente geral e enólogo-chefe da Vinícola Campestre.

O programa explora as principais variedades de uvas cultivadas no Brasil, abordando suas características e contribuições para a vitivinicultura nacional. O episódio também aborda o cultivo de uvas autóctones e híbridas, uma tendência crescente que valoriza a identidade vitivinícola brasileira. Patrícia compartilha detalhes sobre o processo de desenvolvimento dessas variedades e sua adaptação ao clima e mercado nacional.

Para finalizar, o programa traz o quadro de perguntas rápidas, com dicas de harmonização, recomendações de livros, filmes e influenciadores, além de uma discussão divertida sobre a polêmica prática de consumir vinho com gelo.

Inteligência de dados e uso de algoritmos transforma a elaboração dos espumantes mais consumidos do Brasil

 

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 Referência quando o assunto é espumante brasileiro, a Salton, maior produtora e líder nacional de vendas na categoria, tem investido cada vez mais em tecnologia e inovação na elaboração da bebida. Com um novo sistema instalado em suas autoclaves, a vinícola modernizou o controle de processos com a gestão integrada de todos os parâmetros de fermentação de seus espumantes. Essa é a primeira aplicação, no Brasil, da tecnologia italiana Aphromate Plus, voltada para a indústria 4.0.

A tecnologia foi incorporada nas mais de 40 autoclaves utilizadas no processo de elaboração de espumantes da vinícola. “Contávamos, até então, com uma operação predominantemente analógica em um sistema produtivo cuja acompanhamento e coleta de dados era estritamente manual. Agora, passamos para um modelo em que o monitoramento e a coleta de dados é contínua e que ainda permite o controle de processos à distância”, explica Gregório Salton, enólogo e diretor técnico da vinícola.

Entre as melhorias que o novo sistema incorporou ao processo produtivo da Salton, destaca-se o registro sistematizado da cinética fermentativa, da temperatura, da agitação e da pressão durante a elaboração dos espumantes - desde a inoculação das leveduras até o engarrafamento. Além disso, o software permite acompanhar, com a precisão de seus algoritmos, o estado de cada autoclave, em tempo real, com gestão remota e instantânea, via internet. O sistema também conta com a configuração de alarmes em caso de anomalias e avisos frente a intervenções necessárias.

Com a nova tecnologia, as equipes técnicas da Salton ganham velocidade e passam a contar com dados em tempo real, já que o sistema permite, por exemplo, comparar o comportamento de uma mesma bebida em distintas fermentações, aprimorando assim a padronização de todos os processos relacionados, além de embasar criticamente os profissionais em suas tomadas de decisão.

Cruzeiro’s Bar lança carta para cervejeiros com mais de 40 rótulos nacionais e internacionais

 

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O Cruzeiro’s Bar, um dos bares mais tradicionais da cidade, lançou recentemente uma nova carta de cervejas, com uma seleção diversificada de rótulos que promete agradar a todos os paladares.

No total são mais de 40 rótulos, desde opções clássicas e queridas pelo público até artesanais exclusivas, oferecendo uma verdadeira experiência para os apreciadores da bebida. A carta acompanha as tendências do mercado e proporciona novas experiências, apresentando uma variedade de Lagers, IPAs, APAs, Stouts, Weiss, cervejas de trigo e opções de marcas brasileiras e internacionais.

Para aqueles que já conhecem a bebida ou têm curiosidade de se aprofundar no assunto, a carta serve como um guia, elaborada para auxiliar na escolha da cerveja ideal para o momento. Nesse cardápio, os clientes podem conferir informações como: nome, cervejaria e origem, volume, ingredientes, premiações do rótulo, estilo, teor alcoólico (ABV), e amargor (IBU), além de curiosidades do universo cervejeiro.

A carta também traz novidades, já que o mercado de cervejas artesanais tem ganhado força, com pequenos produtores, criando receitas inovadoras e desafiando os paladares dos consumidores, o que leva a um renascimento na produção de cerveja de qualidade e autêntica. Entre os novos produtos, estão as edições criadas por cervejarias nacionais: Cervejaria Schornstein (SC), Cervejaria Dama (SP), Cervejaria Coruja (SC), entre outras. Tais rótulos exploram sabores inovadores e aromas sofisticados. 

Mallory apresenta Unique Oven Fryer, um forno fryer multifuncional que permite o preparo simultâneo de diversas receitas

 

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Preparar uma refeição completa, pães quentinhos, bolos fofinhos, cookies, pizzas e doces irresistíveis vai ficar ainda mais fácil e rápido com o Unique Oven Fryer, novo forno multifuncional da Mallory. Com design moderno e elegante e capacidade de 30l, essa novidade proporciona mais praticidade, economia e infinitas possibilidades na hora de cozinhar receitas deliciosas para toda a família.

Com 1800W de potência, o Unique Oven Fryer combina forno, air fryer e desidratador com a função Dual Cook que possibilita o preparo de várias receitas simultaneamente. Além disso, ele vem com 18 funções pré-programadas para permitir que o usuário personalize suas receitas ou utilize as programações para facilitar o cozimento e deixar suas criações ainda mais gostosas e no ponto perfeito.

Equipado com visor em vidro, luz interna e 4 níveis de grade para diversos tipos de bandejas, esse lançamento vem com cesto giratório para garantir fritas e nuggets crocantes e sequinhos, grelha para assados e frituras, assadeira para o preparo de bolos, pães e tortas, cesta, bandeja coletora de migalhas, coletor de gordura e pegador de cesto giratório para possibilitar diversos tipos de preparo.

Unique Oven Fryer já está disponível nas principais redes de varejo, em lojas especializadas, nos principais marketplaces e no e-commerce da Mallory www.mallory.com.br.

materiaprimma.com

Crokíssimo ganha versão Shoyu, que une a crocância do amendoim com o autêntico sabor japonês

 

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Sempre atenta ao desejo do consumidor, a Santa Helena Alimentos apresenta ao mercado o Crokíssimo Shoyu, um snack que une a crocância ímpar da marca com o sabor marcante do shoyu, inspirado na cultura japonesa, trazendo personalidade e intensidade para paladares exigentes e curiosos.  

Crokíssimo Shoyu está disponível em três tamanhos: 150g, 400g e 1kg, permitindo que cada consumidor escolha a gramatura que melhor atende às suas necessidades, seja para um lanche rápido ou para compartilhar com a família e os amigos. Com preços que variam de R$9,99 a R$25,49, o produto oferece uma excelente relação custo-benefício, tornando-se opção para diferentes ocasiões de consumo.