sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Dicas para harmonizar pratos vegetarianos com vinhos sustentáveis

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

O Dia Mundial do Vegetarianismo é comemorado em 1º de outubro, data estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana. Este dia tem como objetivo dar visibilidade às questões que envolvem os problemas ambientais causados pelo consumo de carne, principalmente os relacionados com a produção em larga escala, assim como destacar as vantagens de uma alimentação vegetariana para os seres humanos e a sustentabilidade do planeta.

Vários motivos movem as pessoas a escolherem o vegetarianismo: saúde, socioeconômicas, políticas, princípios ambientais e, claro, proteção aos animais. Independentemente das razões, o respeito e a conscientização acompanham tais decisões, ter conhecimento e aprender mais sobre o assunto é essencial.

E, para celebrar a data, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, separou algumas dicas de harmonização de pratos vegetarianos com vinhos produzidos por vinícolas que têm um compromisso especial com a sustentabilidade do planeta. Confira a seguir. 

Quibe assado

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Cervejaria Madalena indica estilos ideais de cerveja para a estação mais florida do ano

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Com a chegada da primavera no hemisfério sul, chegam também cores vibrantes das árvores floridas, o céu mais azul e temperaturas mais altas. Ao contrário do inverno, essa época do ano combina com estilos de cervejas um pouco mais leves, refrescantes e saborizadas. Para ajudar na escolha, a Madalena, cervejaria premium localizada em Santo André, no Grande ABC Paulista, indica alguns estilos para brindar a estação.

Confira abaixo:

Madalena Session Ipa: cerveja de alta fermentação, clara, com aromas de lúpulos americanos, que remetem a frutas tropicais

Madalena Shandy Lemon: é uma versão especial de Radler, trazendo uma bebida mista a base de cerveja com adição de limão siciliano. Leve, refrescante e super aromática.

Madalena Weiss Premium: é uma cerveja refrescante, feita com malte de trigo, conforme a tradição alemã! De alta fermentação, é turva e tem coloração amarelo palha. Apresenta leve acidez e aromas de banana e cravo.

Madalena Witbier: cerveja de alta fermentação, cor amarelo palha, leve, refrescante com baixo amargor, aroma cítrico e condimentado que remete a laranja e coentro

Bodebrown lança nova cerveja criada em parceria com Iron Maiden neste sábado

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Ganha lançamento nacional neste sábado (1/10) a segunda cerveja criada pela Bodebrown em parceria com a banda Iron Maiden. Ela leva o nome de um dos grandes clássicos do grupo inglês, Aces High, e chega ao mercado brasileiro após a histórica passagem do Iron pelo país, em agosto, que começou em Curitiba e incluiu uma apresentação apoteótica no Rock In Rio. O evento oficial que marca a estreia da novidade será na fábrica da Bodebrown, das 9h às 18h, com a programação British Day, para homenagear as raízes britânicas da banda, um dos ícones do rock mundial.

O evento tem entrada franca e ocorrerá numa estrutura especial montada na frente da fábrica. No palco, quatro bandas que prestam homenagens a grupos clássicos do rock que surgiram na Inglaterra vão garantir a trilha sonora. A programação é a seguinte: Queen Cover (com a banda Queen Immortal), às 11h; Led Zeppelin Cover (com The Nobs), às 13h; Black Sabbath Cover (com Caravan), às 15h; e Iron Maiden Cover (com Made In CWB), às 17h.

 Gastronomia, feira de discos em vinil, tatuagem e outras grandes cervejas destaques da Bodebrown completam o evento, que terá ainda chopes em growlers PET e copos.

Aces High: cerveja foi aprovada por Bruce Dickinson em Curitiba

A Aces High foi criada pelos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, cervejeiros da Bodebrown, com participação direta do vocalista Bruce Dickinson. Antes de iniciar a turnê brasileira, ele visitou a fábrica da cervejaria curitibana, no dia 24 de agosto, e provou em primeira mão sua versão final, aprovando a receita final. 

Conheça as receitas com nomes diferentes que estão no DeliRec

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A criatividade dos brasileiros está em todo lugar: esporte, cultura e festas. Na gastronomia não poderia ser diferente. Em muitas regiões, receitas e alimentos, do mesmo tipo, são conhecidos por nomes diversos. Há também os pratos que recebem denominações inusitadas e engraçadas. Pensando nisso, o DeliRec, rede social para os apaixonados por gastronomia, fez um levantamento das receitas com nomes curiosos e que fazem sucesso entre os usuários da plataforma.

“O DeliRec possui cerca de 45 mil receitas criadas por mais de 6 mil cooks. No aplicativo, as pessoas podem encontrar os mais variados pratos, inclusive com os nomes mais diversos e inusitados. Na plataforma, os criadores de conteúdo são livres para nomear as suas criações. O que ajuda os outros usuários a acharem o que procuram no DeliRec. A ‘cueca virada’ é um modelo disso, pois também leva o nome de cavaquinho, ceroula virada ou orelha de gato, por exemplo”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador do DeliRec.

Veja abaixo alguns pratos com nomes inusitados e que fazem sucesso no Brasil.

1. Caldo de quenga 

A receita foi criada em Salinas, Minas Gerais. O nome quenga foi dado por causa do ingrediente principal do prato: frango/galinhas. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo.

Oportunidade: vinhos italianos com até 55% de desconto

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Conhecer o mundo dos vinhos italianos é uma viagem encantadora e, quando há uma ação promocional para facilitar esse conhecimento, torna-se uma experiência ainda melhor! De 22/09 a 02/10, a loja online Wine.com.br estará com uma seleção fantástica de rótulos italianos com descontos de até 55%. É a promoção “Melhor Preço do Ano”, uma excelente oportunidade para expandir o paladar e viver novas experiências.


Do frio da região de Piemonte, noroeste da Itália, ao sul, no calor da Puglia, às margens do Mar Mediterrâneo, a Itália encanta aos apaixonados por vinhos com exemplares autênticos e cheios de personalidade, sempre ótimos para harmonizar com gastronomia irresistível do país. Para aflorar ainda mais essa vontade de vinhos italianos, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, selecionou exemplares com aromas e sabores surpreendentes. 


Para começar, a recomendação é o Beni di Batasiolo D.O.C.G. Barbaresco 2016 representa com muito primor. É um rótulo produzido com apenas a uva Nebbiolo e amadurece em diferentes barris de carvalho esloveno e tonéis de carvalho francês durante 12 meses. Depois, descansa quase um ano em garrafas antes de ser comercializado, o que certamente aumenta sua complexidade aromática e gustativa. “É um nobre tinto que integra uma das mais aclamadas denominações da Itália, a Barbaresco, uma região mais fria ao norte do país que produz vinhos intensos e elegantes”, comenta a especialista.  

IPA Day Brasil volta a Ribeirão Preto após três anos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Após quase três anos de intervalo, a edição nacional do maior festival cervejeiro em homenagem às cervejas India Pale Ales, o IPA Day Brasil, volta a ser realizada em Ribeirão Preto (SP), dia 12 de novembro, sábado, no espaço Quintalinda. O evento surgiu há 10 anos e reúne na cidade cerca de 2 mil turistas e moradores amantes do estilo.

O festival IPA Day Brasil funciona no formato open bar de cervejas e água e inclui muita música e mais de 40 rótulos produzidos por cervejarias premiadas do Brasil. A curadoria do cardápio cervejeiro mescla IPAs com altas avaliações nos rankings nacionais e receitas elaboradas exclusivamente para o evento. A meta da organização é apresentar entre 30% e 50% e novos lançamentos.

“Ter receitas exclusivas e novidades tem como objetivo desafiar a criatividade das cervejarias mais desejadas. Também queremos sempre apresentar tendências novos lúpulos, tecnologias, insumos e sub-estilos que estão surgindo no mundo”, explica Rafa Moschetta, organizador do festival.

No line-up musical, o festival cumpre a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente. A brasilidade da banda Maria Orfina (@mariaorfina) abre o palco, às 14h. Na sequência, é a vez do Al Bud Trio (@albudtrio), eleita a atração do IPA Day SP 2022 com seu estilo Rockin' Hillbilly. O rock nacional e internacional assume o som com a banda Kalize (@bandakalize). E o fechamento da noite fica por conta da Versão 2 (@versaodois) ao som de muito Rock’n Roll.

Verdali faz parceria com Carrefour e tem espaço vegano dentro dos açougues da rede de hipermercados Caixa de entrada

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A Verdali e o Carrefour se uniram para levar uma proposta inovadora ao público vegano e aos consumidores que preferem proteínas plant based e também querem experimentar outras opções. A rede de hipermercados reservou um espaço em seus açougues para as carnes veganas da Verdali, permitindo à pessoa escolher e pedir a quantidade desejada do produto que é comercializado em gramas.

Com essa proposta as empresas oferecem uma alimentação diferenciada de uma forma ainda não vista no país, inovando o conceito e o momento de consumo dos clientes. Com foco na democratização do plant based os produtos da Verdali estão expostos no mesmo balcão do açougue, mas de forma separada com o uso de utensílios próprios e com todo cuidado para não haver contato com outros itens de origem animal.

Para destacar as proteínas vegetais foi criada uma comunicação especial com totem, moldura para definir o espaço dos produtos, displays de balcão, faixas nas prateleiras, precificação com o descritivo das proteínas e distribuição de folder com receita e QR Code para o público acessar outras informações e dicas de preparo dos produtos.

Inicialmente, estão sendo oferecidos no açougue os Hambúrgueres Vegetal e Sem-Frango, Tiras Sem Frango e Mignon Vegetal, Steak Vegetal, Costelinha e Carne Moída Vegetal, Filé Sem Frango e Mini Sem-Frango.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Saiba por que os gases são aplicados nas bebidas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

As bebidas gaseificadas são um sucesso entre os brasileiros, com o seu consumo sempre em alta. Estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, no ano passado, revelou que o brasileiro consome, em média, seis litros de cerveja por mês. Segundo dados da ABRIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas, cada brasileiro consome, em média, 58,27 litros de refrigerante por ano.

O processo de gaseificação ou carbonatação acontece por meio de uma reação química. O dióxido de carbono (CO2) é dissolvido na água (H2O) para o borbulhamento do CO2 no líquido. O resultado do processo é o ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água. Este processo desacelera a produção de bactérias, aumentando o tempo de validade dos produtos gaseificados e mantendo suas propriedades, como cor, odor, sabor e textura, além de acentuar o brilho, sem ter nenhuma contraindicação para a saúde do consumidor.

Por isso, alguns especialistas apontam como vantagem da gaseificação o estímulo sensorial. Na água com gás, por exemplo, o sabor do alimento é acentuado, já que aumenta a sensibilidade das papilas gustativas. Além disso, ao abrir uma garrafa, aquele barulho do gás saindo e a sensação que ele causa ao paladar também são estimulantes. O motivo é que o gás carbônico expande no processo entre a boca e o estômago, o que causa uma sensação de refrescância.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Newage revoluciona o mercado de cervejas com o chopp Hexamalte

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Agora não é mais necessário ir até bares e restaurantes para aproveitar aquele chopp gelado. O Chopp Wienbier Hexamalte, lançamento exclusivo da cervejaria NewAge, é o único com uma seleção de 6 maltes que mantém a leveza e refrescância, características indispensáveis da bebida, em uma embalagem PET de 1,5 litro.

Edison Nunes, gerente comercial da NewAge, conta que a bebida foi criada para democratizar o consumo. “Depois de dois anos de estudos e testes em nossos laboratórios, chegamos em uma fórmula ideal que favorece as principais características do chopp, com quatro meses de validade. É o produto ideal para ser consumido em casa, seja no happy hour de sexta ou durante a Copa do Mundo, nossa grande inspiração para o lançamento”.

Nos últimos anos, com o auge da pandemia do Covid-19, o consumo sofreu grandes transformações. As compras online aumentaram, um hábito incorporado a rotina, por isso produtos versáteis passaram a ter um grande destaque e, até então, não havia uma opção de chopp que pudesse ser consumido de forma prática no conforto e segurança do lar. “A garrafa PET no volume de 1,5 litro é ideal para ser colocada na geladeira e tem o tamanho da sede do consumidor, eliminando a locação de chopeiras, com barris de 30 ou 50 litros e evitando o desperdício”, observa Edison.

Visita à fábrica é uma das novas atrações do Growler Day da Bodebrown

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Que tal conhecer em detalhes como funciona uma das cervejarias mais premiadas da América Latina, que entre outros produtos cria a cerveja oficial do Iron Maiden no Brasil? Esta é uma das atrações que a Bodebrown apresenta no seu Growler Day, o tradicional evento cervejeiro que movimenta o final de semana em Curitiba. Aos sábados, a fábrica abre as portas para visitas guiadas que incluem apresentação das instalações, informações sobre o processo de produção e, claro, degustação de cervejas.

O visitante que participar do tour ainda ganha um kit especial, composto por dois copos da Trooper Brasil IPA, primeira cerveja criada pela Bodebrown em parceria com o Iron Maiden, um chaveiro e dois adesivos. Um dos copos é de vidro, ao estilo caldereta, com capacidade para 350 ml, enquanto o outro é de plástico e comporta 550 ml. O preço por pessoa da visita é R$ 50 e ela ocorre em dois horários, meio-dia e 14h.

A degustação que integra a visita acontece no espaço Garden da cervejaria, o mesmo onde o vocalista do Iron, Bruce Dickinson, provou o mais novo lançamento criado pela banda em conjunto com a Bode, a Aces High. Esta novidade será lançada oficialmente em outubro, no formato de garrafa de 600 ml, mas no sábado também marca presença entre os chopes vendidos em copo no Growler Day. Bruce aproveitou os shows históricos que o grupo fez no Brasil para conhecer a fábrica da Bodebrown e fazer a aprovação final da Aces High.

Dia do Sorvete: confira 5 receitas para refrescar e se deliciar

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Sorvete no Brasil. A data foi estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) para dar mais visibilidade à sobremesa e estimular a produção nacional. Acredita-se que o sorvete nasceu na China, há 4 mil anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na própria neve do país. A receita logo se espalhou entre a nobreza e virou uma das preferidas da época, se popularizando pelo mundo. Ao longo dos anos teve muitas mudanças até se tornar no que conhecemos hoje. Nos dias quentes e durante o verão é uma saída para se refrescar. Com isso, o DeliRec, rede social para apaixonados por gastronomia, lista receitas fáceis e práticas para o público testar, surpreender-se com o sabor e comemorar a data. 

“Com o DeliRec, as pessoas têm na palma da mão acesso a milhares de receitas. Aliás, são mais de 6 mil cooks postando novidades todos os dias. O sorvete é uma das sobremesas que mais fazem sucesso na plataforma. É possível encontrar opções veganas, fits e até acompanhamentos. Há receitas tão práticas que os usuários vão se surpreender”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador do DeliRec.

Confira 5 receitas de sorvete para fazer em casa.

1. Sorbet de manga com pistache

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Mais de 80% dos Tweets sobre bebidas não mencionam marcas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Um levantamento realizado pelo Twitter aponta que 82% das pessoas que usam a plataforma no Brasil consomem bebidas com álcool, o que o torna um ambiente oportuno para a criação de conteúdo de marcas que queiram conversar com seu público, especialmente em grandes eventos como Copa do Mundo e Carnaval, por exemplo. Além disso, existe uma grande oportunidade de criação de novas narrativas e formas de engajar com esse público, já que 86% dos Tweets sobre bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) no Brasil não mencionam marcas.

Grande parte desses Tweets é feita durante o período da noite, especialmente às quinta-feiras. Além disso, alguns momentos de consumo de bebidas, por exemplo, são comentados com mais frequência na plataforma, mostrando a importância de se conectar tanto com ocasiões cotidianas quanto com ocasiões especiais: festas, churrascos, comemorações, refeições e eventos. 

A pesquisa mostra também que 73% das pessoas que usam o Twitter no Brasil beberam cerveja no último mês e, em geral, 60% considera que vale a pena pagar por bebidas de qualidade melhor - sendo este um ponto que pode ser útil para as marcas. O estudo mostra que 48% gosta de experimentar novas bebidas - comparado a 41% em outras plataformas - e 44% fala com amigos e parentes sobre novos produtos no Twitter.

Além disso, produtos como vodka, whisky e gin possuem grande popularidade entre os brasileiros presentes no Twitter. Enquanto 50% de quem usa a plataforma no Brasil bebe vodka pelo menos uma vez no mês, 43% bebe whisky e 33% bebe gin - que muitas vezes também está atrelado a outros produtos, como a tônica, também uma bebida usual nas discussões relacionadas ao tópico. Outras bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes, também geram conversas no Twitter: 86% das pessoas que usam a plataforma no Brasil beberam suco no último mês.

Akan une culinária funcional e sofisticação

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Localizado no bairro de Pinheiros, o charmoso restaurante Akan oferece o melhor da culinária funcional de forma diferenciada. A Chef Michelle Mística enaltece a cada receita as características dos principais ingredientes, estimulando ainda mais o paladar de quem prioriza uma alimentação saudável e saborosa.

Apesar de ser uma cozinha exclusiva que resgata os princípios da técnica dietética, o cardápio é contemplado por criações deliciosas zero açúcar, zero lactose e zero glúten, que atendem a todos os gostos, ou seja, onívoros, veganos, alérgicos, vegetarianos, carnívoros e flexitarianos. Além disso, diferente de outros restaurantes especializados em comida funcional, o menu do Akan também é composto por proteína animal, como carnes, aves e frutos do mar.

Os alimentos são preparados com foco na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e longevidade, mantendo seus nutrientes ativos para o consumo correto. Com a filosofia de uma alimentação equilibrada e extremamente saborosa, os proprietários Fernando Leão e a chef Michelle Mística fazem questão em dispor de ingredientes adquiridos de pequenos produtores, gerando mais ganhos para economia local e garantindo menos chances de contaminação e agrotóxicos.  

Booze Cruise Garage, a kombi de chopp que virou bar

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Localizado no bairro do Brooklin, o bar temático Booze Cruise Garage foi inspirado em uma “kombi de chopp”, que passou em 2018 por diversos eventos em São Paulo. Guilherme Picchi, empresário e apaixonado por chopp artesanal, transformou o curioso Beer Truck em seu principal negócio.

O espaço descontraído possui dois andares, no térreo as opções de chopps são apresentadas por um telão no centro do bar, cada tipo é originado de um lugar do país que varia semanalmente. Na entrada o grande “Pit Smoker” amarelo chama a atenção, que serve para o processo de cocção e defumação das carnes, feito com carvão e lenha de árvores frutíferas que enaltecem o sabor e suas características.

No cardápio, além dos defumados que acompanham batata assada, mostarda rústica, molho picante, molho barbecue e molho acebolado elaborado com chopp IPA, também se destacam a variedade de drinks e burguers autoriais. A música ao vivo fica por conta das bandas de rock, reggae, soul e blues de quinta-feira a sábado e as terças, o palco é todo do projeto Open Mic SP, que recebe músicos de todos os níveis e estilos para tocarem suas composições.

Mais importante concurso de bebidas acontece em São Paulo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Acontece hoje em São Paulo a 21ª edição da mais antiga e importante competição de bebidas do país, o Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. Destinado exclusivamente a vinhos e destilados brasileiros, o CVDB valoriza a produção nacional, reconhecendo a qualidade e premiando os produtos que se destaquem.

As provas são conduzidas às cegas (quando o degustador não sabe o que está provando), de acordo com regras adotadas internacionalmente. Apenas 30% dos produtos inscritos recebem medalhas, e os demais concorrentes não têm a identidade revelada. A premiação é feita através da outorga de Medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata, de acordo com a pontuação obtida pela bebida.

Os jurados são especialistas, enólogos e professores de enologia e destilação, além de sommeliers, enófilos, influencers e jornalistas especializados no setor. O convidado de honra é o francês Bernard Burtschy, professor da Télécom ParisTech e da École Centrale de Paris há mais de 30 anos, mas há chilenos e brasileiros compondo o corpo de jurados.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Conhecido por ter o chopp mais gelado do Brasil, Quiosque do Lugui inaugura unidade em Itajubá

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Conhecido pelo chopp puro malte de alta qualidade e por sua gastronomia exclusiva, o Quiosque do Lugui agora desembarca na região de Itajubá, em MG. A inauguração será no dia 22 de setembro, na Avenida São Vicente de Paulo. Os consumidores terão a oportunidade de saborear um chopp exclusivo produzido a partir de uma receita tradicional de família. Além disso, um dos diferenciais do Quiosque do Lugui é que, independentemente do horário, o cliente pode aproveitar o chopp em dobro.

 
Por conta da chopeira Ice Beer Special, a bebida é servida estupidamente gelada e os consumidores ainda podem aproveitar um cardápio variado do gastrobar, como o exclusivo Dom Queijo, empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano; o tradicional Parmegiana de alcatra com molho artesanal de tomate servido como aperitivos; comidas de boteco com bolinhos especiais como o de feijoada, pernil, bacalhau e Gran Queijo, com muito queijo. Receitas diferenciadas criadas por chefs renomados.
 
“Minas Gerais é um dos estados que mais consomem cerveja, então nossa expectativa é bastante positiva, já que o Quiosque do Lugui é um local aconchegante, tem uma receita de chopp de família e possui um cardápio variado com diferentes opções de pratos, possuindo, dessa maneira, tudo para conquistar os mineiros”, afirma o franqueado Marcio da Silva. Maria Conceição também é a franqueada por trás do Quisoque do Lugui de Itajubá.
 
O espaço também possui algumas opções de drinks. Para quem prefere saborear o chopp no conforto de casa, a franquia irá contar com sistema delivery.
 
Serviço
Inauguração Quiosque do Lugui Itajubá
Data: 22/09/2022
Horário: 16h
Endereço: Av. São V. de Paulo, 781 - Medicina
Instagram: @quiosquedooluguiitajuba

 

 

Tecnologia de ponta garante um churrasco com produtos mais seguros e saudáveis

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Linguiças estão sempre presentes em churrascos e, para atender a esse mercado, muitos fabricantes começaram a produzir tripas artificiais, que facilitam a produção dos embutidos, sem abrir mão do sabor. O processo industrial, no entanto, requer que padrões e normas técnicas sejam obedecidos para evitar não conformidades e atender ao mercado de consumo. Uma tecnologia de medição, como o refratômetro, é determinante para que o processo de fabricação da linguiça atenda a esses requisitos. Esse monitoramento também garante a qualidade da cerveja, a bebida preferida nos churrascos.  

No caso da linguiça, as tripas artificiais geralmente são produzidas por meio de um processo de coextrusão. A mistura de carne e o gel da tripa são extrudidos simultaneamente e o gel coagula por desidratação ao entrar em contato com a carne através de uma solução de salmoura, como cloreto de sódio, fosfato de de potássio ou cloreto de cálcio. 

A quantidade de água na solução aumenta conforme a linguiça passa pelo processo, diluindo a salmoura e, para garantir a cor e a textura ideais do produto é necessário adicionar sal fresco à salmoura, a fim de mantê-la no nível de concentração desejado. É nesse ponto que a instrumentação é determinante para o processo de fabricação da linguiça. O refratômetro pode fornecer informações contínuas e em tempo real para ajudar a manter o nível desejado de hidróxido de sódio e garantir que a tripa da linguiça seja fabricada com a mesma qualidade repetidas vezes. 

Reserva de Minas tem nova identidade visual e lança Doce de Abóbora em Calda

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A Reserva de Minas está reposicionando sua marca e ampliando seu mix com o lançamento do Doce de Abóbora em Calda. Para preservar a tradição e a riqueza da doçaria mineira, a empresa instalada em Machado (MG) oferece um amplo portifólio de doces e geleias elaborados a partir de receitas que se misturam à história do próprio Estado, preservando a cultura gastronômica do final do século XVII, quando os doces eram feitos com o leite produzido nas fazendas coloniais.

Para alcançar mais destaque nas gôndolas e consolidar a presença da sua marca no ponto de venda o logo da Reserva de Minas foi reestilizado com um design mais leve e ganhou um tom mais moderno. Neste ano, a empresa também lançou a campanha “Da Fazenda para sua Casa” em suas embalagens e peças de comunicação para reforçar sua proposta de utilizar produtos naturais como o leite e as frutas cultivadas na própria fazenda - onde está instalada sua fábrica - ou de produtores locais, para manter a origem e as características dos insumos da região.

Além o investimento na nova identidade, a empresa também está lançando o Doce de Abóbora em Calda, feito a partir de uma receita tradicional para que os pedaços fiquem com a superfície mais resistente e tenham uma cremosidade deliciosa no interior. A novidade vem em embalagens de 650g.

A Reserva de Minas também está ampliando as instalações da sua unidade fabril e investindo no desenvolvimento de novos produtos que, em breve, vão estar no varejo, ampliando sua participação segmento. “Estamos apostando na retomada do mercado, investindo em lançamentos e para reforçar nossa presença no food service, inclusive no desenvolvimento de produtos para atender a indústria”, acrescenta Marcos Eduardo Salles Dias, diretor da empresa.

Beer Music Festival agita Campo Limpo Paulista com cerveja gelada, música e gastronomia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, recebe o inédito Beer Music Festival, evento que celebra a cerveja e a gastronomia de rua. A atração ocorre entre sexta-feira (23) e domingo (25), na Avenida Alfried Krupp, centro, ao lado do Supermercado Boa. A entrada é gratuita.

A festa, sucesso por onde passa, traz como destaque alguns dos principais rótulos de cervejas e chopes artesanais do Estado de São Paulo e do país, além de muita comida e extensa agenda de shows ao vivo. A programação começa às 16h de sexta-feira (23) e prossegue até as 22h. O Beer Music Festival continua no sábado (24) e no domingo (25), das 12h às 22h.

Promovido pela JD Eventos e Produções, empresa especializada em festivais, festas, exposições e eventos corporativos, o festival tem como destaque as principais novidades do mercado cervejeiro. O público tem a chance de degustar marcas e sabores dos produtos de oito cervejarias.

Estão confirmadas na edição do Beer Music Festival, em Campo Limpo Paulista, a Gorillaz; Brejas de Minas; Bamberg; Eden Beer; Hebling; Doktor Brau; Madalena e Cervejaria Campinas. Ao todo são ao menos 60 tipos diferentes de uma das bebidas mais consumidas no mundo.

Curiosidades e harmonizações para celebrar o Grenache Day

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Para popularizar os vinhos elaborados com a Grenache, a cada terceira sexta-feira de setembro, os enófilos celebram o #GrenacheDay, o Dia Internacional da Garnacha. É uma data festiva criada em 2010 especialmente para a uva tinta espanhola mais difundida no mundo, aquela que ao atravessar a fronteira ganhou um nome sofisticado francês, mas em sua terra de origem é conhecida como Garnacha. Neste ano, a data é celebrada em 16 de setembro.

A Grenache é umas das castas viníferas mais cultivadas no mundo e certamente já foi apreciada pelos paladares da maioria dos apaixonados por vinhos, embora sua presença seja mais comum em cortes como o GSM, em que acompanha as variedades Shiraz e Mourvèdre. Riqueza de estilo e versatilidade são sinônimos dessa uva, que produz desde vinhos rosés, passando pelos tintos, chegando aos vinhos de sobremesa, podendo estagiar em madeira ou não.

É uma uva de fácil cultivo, que possui bagos com pele fina, responsáveis pela coloração mais clara do que a habitual para vinhos tintos. Por ter maturação tardia, seus níveis de açúcar tendem a ser altos, originando vinhos alcoólicos, intensos, aromáticos com poucos taninos e média acidez. A Grenache de vinhas velhas é extremamente densa e complexa, proporcionando muito sabor no momento da degustação dos vinhos.

Em geral, é cultivada em climas mais quentes e secos, sendo suas principais regiões produtoras as espanholas Priorato, Rioja e Navarra e as francesas Vale do Rhône (tradicional para o corte GSM), Châteauneuf-du-Pape e Languedoc-Roussillon (famosa pelos vinhos de sobremesa), além de outras localidades em países como Austrália, África do Sul e EUA.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Growler Day movimenta a cervejaria Bodebrown nesta sexta e sábado

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A programação será intensa nesta sexta (16) e sábado (17) na Bodebrown. A cervejaria artesanal de Curitiba abre suas portas para mais uma edição do Growler Day, tradicional evento com apresentação de cervejas especiais, música, comidinhas e muito mais. O destaque da edição é a presença da Tropper Brasil IPA, primeira cerveja criada pela Bodebrown em parceria com a banda Iron Maiden, numa parceria que começou em 2019.

A Trooper poderá ser apreciada no formato de growler PET de dois litros ou em copos. Além dela, estarão em cartaz outras cinco cervejas em growlers e mais uma variedade em copos. O evento vai das 10h às 19h na sexta e das 10h às 18h no sábado. A entrada é franca.

 Nos growlers de dois litros, além da Tropper, estarão disponíveis rótulos de grande aceitação do público:  Stone/Bodebrown Cacau IPA, Helles de Curitiba, Mago de Houblon e Perigosa Imperial IPA, todas a R$ 55, além da Frutti Sour, ao estilo Berliner Weisse, que sai por R$ 60. Nas chopeiras, com preço de R$ 15 o copo, cervejas de linha da Bodebrown para serem apreciadas à vontade.

E, para acompanhar, os pães da Fábrika Pães estarão presentes nos dois dias. A padaria artesanal já é uma tradição no evento e apresenta produtos criados com fermentação natural, também chamada de “au levain”. O cardápio do fim de semana traz baguete com e sem linguiça Blumenau (R$ 15), pão ciabatta com azeitona e focaccia com alecrim (R$ 23), além de queijos, azeitonas e geleias.

Beer Train da Bodebrown parte neste sábado (17) para mais um passeio pela Serra do Mar

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

O Bodebrown Beer Train parte na manhã de sábado da Rodoferroviária de Curitiba rumo a Morretes. Fazem parte do programa cinco rótulos de cervejas servidas à vontade, comidinhas para harmonizar e, na chegada, almoço com barreado em restaurante tradicional da cidade litorânea. A volta é realizada de ônibus fretado. O preço por pessoa, já incluindo o desconto de 20%, é de R$ 391,20 (parcelado em até três vezes sem juros). Nele, estão inclusos a passagem de trem, retorno em ônibus de turismo, cervejas, água mineral e almoço com barreado em Morretes.

Mantido em parceria com a Serre Verde Express, o Beer Train teve sua primeira edição em 2012. A partir deste pioneirismo, virou um grande sucesso, atrelando a cultura cervejeira, degustação e paisagens incríveis.

O passeio pela Serra do Mar já foi eleito com um dos 10 mais bonitos do mundo a bordo de trens, conforme reportagem do jornal britânico The Guardian. Nada mais justo, pois o percurso atravessa um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica no Brasil, descortinando rios, cachoeiras, desfiladeiros e muito verde. 

Duas Rodas patrocina 12° BHB Food e o debate sobre os elos de sabor, saúde e sustentabilidade

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A Duas Rodas patrocinará o 12º BHB Food, fórum de inovação em alimentos, bebidas e suplementos referência no mercado nacional. O evento acontece no dia 20 de setembro de 2022, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, de forma 100% presencial.

Com o tema “Os elos do Sabor, Saúde e Sustentabilidade”, o 12º BHB tem como objetivo discutir o futuro da alimentação. Para isso, reunirá experts das mais diferentes áreas para contribuir de forma transformadora na construção de marcas e produtos mais saudáveis, saborosos e amigos do planeta.

Como patrocinadora do Fórum, a Duas Rodas participará também na exposição. A maior casa de aromas e soluções para as indústrias de alimentos e bebidas do Brasil apresentará novas soluções da plataforma Taste Full Technologies, que fornece soluções em redução de açúcar (T-Sweet), sódio (NaLess), gorduras (OFFSat) e moduladores de sabor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Quiosque do Lugui levará para a ABF Rio seu exclusivo Cadillac Escalade

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Entre os dias 15 e 17 de setembro acontece a Expo Franchising ABF Rio 2022, evento que reúne as principais marcas do setor de franquias do Brasil. Durante os três dias, os visitantes poderão conferir as novidades do mercado e até mesmo participar de palestras sobre o universo das franquias. O evento esse ano será realizado no Expo MAG, no centro do Rio de Janeiro. Diversas marcas de diferentes segmentos estarão presentes na Expo Franchising ABF Rio 2022, com destaque para as franquias de cerveja, que têm conquistado cada vez mais espaço no país.

De acordo com os dados divulgados pela Euromonitor, o volume de cerveja comercializado no Brasil registrou crescimento de 7,6% no ano passado, superando o avanço de 5,3% conquistado no ano de 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros. Entre as redes que estão conseguindo se destacar no segmento está o Quiosque do Lugui. Criada em 2018 por Denilson Lugui, na região leste de São José do Rio Preto, a franquia ficou famosa por conta do chopp puro malte cremoso e produzido através de uma receita de família passada por gerações, e também possuir em todas as unidades a Ice Beer Special, uma choperia totalmente congelada com design moderno, única da América do Sul.

Outro destaque do Quiosque do Lugui é que, independentemente do horário, o cliente pode aproveitar a promoção de chopp em dobro, todo dia a toda hora. E o franqueado não precisa se preocupar com os custos, já que a própria franqueadora subsidia essa diferença ao fornecer dois barris pelo preço de um aos seus franqueados. Além de mais quatro opções de chopes, como lager, ipa, preto e de vinho, a rede ainda oferece drinks e petiscos exclusivos, como o famoso e exclusivo Dom Queijo, um empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano, parmegiana de filet minhon com molho artesanal de tomate e os bolinhos de boteco, de feijoada, pernil, bacalhau e gran queijo.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Maior feira de vinhos da América do Sul volta a ter edição presencial no Brasil depois de dois anos de pandemia

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Após dois anos sem edições por conta da pandemia, será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro o Wine South America 2022, o maior evento de vinhos da América do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, umas das mecas de produção de vinhos no Brasil.

O evento reunirá mais de 6.600 compradores de 22 países, com cerca de 300 expositores vindos do mundo todo, em um evento destinado para grandes players da vinicultura sul-americana e mundial, e a expectativa é de mais de 20 milhões de reais em negócios fomentados na feira.

Além de expositores com seus produtos, o evento conta com Masterclasses, mesas redondas conduzidas por experts do mundo dos vinhos, os quais abordarão temas como o mercado de vinhos, papel das redes sociais no mundo da viticultura e, é claro, muita degustação de vinho. 

“Como a última edição do Wine South America foi em 2019, tem muita coisa nova para ser vista e muito networking para ser firmado, pois o mercado de vinhos no Brasil e no mundo cresceu muito nesse período”, explica Jonas Martins, gerente da MMV, importadora de vinhos da cidade de Curitiba, que estará presente no evento.

A expectativa para a participação da MMV no evento é muito grande, afirma Martins. Essa será a primeira vez que a importadora terá um stand para a exposição de seus produtos. Em 2019, a empresa esteve presente como visitante e, mesmo assim, teve a chance de conhecer um dos produtores que, posteriormente, tornaram-se importadores no Brasil: a vinícola Bodega CarinaE.

Presença de grandes players comprova a importância da drinktec

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Acontece esta semana a drinktec, feira líder mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, no pavilhão Messe München, em Munique, Alemanha. O evento reúne os principais players do setor, que apresentam suas novidades e muita inovação. Além de gerar networking, o evento traz uma série conteúdos relevantes com especialistas renomados.

De acordo com Reinhard Pfeiffer, Diretor Geral responsável pelo evento, não há dúvida de que a drinktec é a feira líder no setor, o que pode ser comprovado pela estrutura de expositores e nos volumes financeiros do setor. “Das dez maiores fabricantes de bebidas do mundo, segundo a Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), nove estão presentes na drinktec. Além disso, os 20 principais mercados do mundo para máquinas de alimentos e embalagens estarão todos na drinktec, dos quais mais de 80% estão entre nossos 20 principais países visitantes”.

Ainda de acordo com o executivo, outro número impressionante é o volume de comércio exterior dos mercados representados na drinktec, que somou US$ 37,8 bilhões em 2020.

Para Reinhard, a perspectiva de visitantes e expositores é bem alta.  “Depois que tivemos que adiar de 2021 para 2022, a expectativa dos expositores é enorme, o que se reflete nas respostas positivas. Todo mundo está muito animado para poder apresentar seus produtos para clientes de todo o mundo ao vivo aqui em Munique novamente”, ressalta.

PRIMEIRA CONFRARIA FEMININA DE CERVEJA DO BRASIL COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Definitivamente o mercado cervejeiro hoje é das mulheres. Pelo menos, é isso que prova a Confece - primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil – que comemora 15 anos no sábado, 17 de setembro, com uma grande festa no E-Hangar (Carlos Prates), a partir das 15h.

Dez mulheres – Ingrid Paulsen, Ludmilla Fonttainha, Clarissa Mendes, Lígia de Matos, Luisane Vieira, Watylla Vargas, Viviane Bastos, Juliana Pimenta, Graziela Sarreiro e Jaqueline Oliveira – que se reuniram pela primeira vez em 2007 para tomar algumas, conversar e hoje são referência no mercado quando o assunto é cerveja. “São 15 anos de muito estudo e dedicação. Desde o começo, a gente vem resgatando e fortalecendo o papel da mulher no mundo da cerveja, e isso é muito importante”, afirma Lígia de Matos.

Por causa da pandemia, a festa deixou de acontecer nos últimos dois anos – por isso, a 15ª edição é muito esperada por todos. “O aniversário da Confece já se tornou um dos eventos mais tradicionais e disputados do calendário cervejeiro nacional. Estamos muito felizes de voltar a realizá-lo e reencontrar os amigos nessa celebração”, conta Ludmilla Fonttainha.

A festa – open bar e open food – vai contar com a participação de cervejarias de vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, entre outros, além, é claro, de muitas aqui de Minas – totalizando 66 cervejarias. 

Festival Bier Brasil e Festival da Coxinha unem cerveja, gastronomia e entretenimento em Santo André-SP

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

O primeiro festival de cerveja sobre rodas de Santo André, no ABC paulista, volta à cidade após seis anos percorrendo o Estado de São Paulo. O Bier Brasil ocorre simultaneamente ao Festival de Coxinha entre os dias 16 e 18 de setembro, sexta-feira a domingo, no estacionamento do Grand Plaza Shopping, antigo ABC Plaza Shopping. A entrada é gratuita.

A programação das festas que celebram uma das bebidas mais consumidas do mundo e o sempre amado quitute recebe o público das 17h às 22h, na sexta-feira (16), e das 11h às 22h, no sábado (17) e no domingo (18). A ideia é transformar o espaço em uma inesquecível opção de lazer para famílias e amigos.

Para contemplar os apaixonados pelas baladas gastronômicas, o Bier Brasil e o Festival da Coxinha levam como diferencial a Santo André a diversidade de rótulos, estilos e sabores, além de uma incrível programação de shows. Assim, a área de 4 mil metros quadrados será perfeita para uma grande confraternização em um final de semana para lá de diferenciado.

Além disso, o Bier Brasil e o Festival da Coxinha têm como atrativos um amplo espaço kids para a diversão das crianças. No caso da edição de Santo André, jump, tiro ao alvo, pescaria, brinquedos infláveis e minicarros vão fazer a alegria do público infantil e também, é claro, dos adultos. Os eventos ainda são pet friendly, ou seja, os animais de estimação estão mais que convidados para a festa.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Cachorro-quente combina com vinho?

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Se tem um lanche rápido e simples que faz sucesso no Brasil é o cachorro-quente (ou hot dog) e é tão versátil que tem um dia só para ele: 09 de setembro. Embora sua origem seja atribuída à Alemanha e tenha sido popularizado nos Estados Unidos, é por aqui que ele passou a ser consumido nas mais variadas combinações.


Cada região do país o prepara de uma forma. Há os que preferem versões simples à base de pão, salsicha, mostarda e catchup. Em festas infantis e em eventos familiares, costuma ser encontrado na companhia de molho de tomate. No Sudeste do país, principalmente em São Paulo, se tornou um clássico da comida de rua e ganhou ares de refeição completa. Sob o apelido carinhoso de “dogão” pode levar purê, requeijão tipo catupiri, maionese, milho, ervilha, vinagrete, batata palha, bacon e até duas salsichas. A aceitação é tanta que existem até redes de fast food especializadas em servi-lo.


Democrático, é um lanche agrada a todos os paladares e pode ser apreciado a qualquer hora do dia. E isso vale também para a bebida que o acompanha, até porque nem sempre quem o degusta quer apenas um refrigerante, não é mesmo? Pensando nisso, já que cachorro-quente também faz sucesso entre os apaixonados por vinhos,Thamirys Schneider, sommelière da Wine, traz algumas dicas de harmonização.

Com receita de família e chopp em dobro o tempo todo, franquia Quiosque do Lugui desembarca em Cuiabá

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Conhecido pelo chopp puro malte de alta qualidade e por sua gastronomia exclusiva, o Quiosque do Lugui agora desembarca na região de Cuiabá, em MT. A inauguração será no dia 15 de setembro, na Avenida Beira Rio. Os consumidores terão a oportunidade de saborear um chopp exclusivo produzido através de uma receita tradicional de família. Além disso, um dos diferenciais do Quiosque do Lugui é que, independentemente do horário, o cliente pode aproveitar o chopp em dobro.

Por conta da chopeira Ice Beer Special, a bebida é servida estupidamente gelada e os consumidores ainda podem aproveitar um cardápio variado do gastrobar, como o exclusivo Dom Queijo, empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano, além do tradicional Parmegiana de Filé Mignon com molho artesanal de tomate servido aperitivo, comidas de boteco com bolinhos especiais como o de feijoada, pernil, bacalhau e gran queijo, com muito, muito queijo, são receitas diferenciadas criadas por chefs renomados.

“Estamos muito empolgados e felizes em oferecer aos moradores de Cuiabá mais uma opção de local para curtir com os amigos e família, já que o Quiosque do Lugui é um espaço único e diferenciado que oferece um chopp puro malte de qualidade e gastronomia exclusiva”, afirma o franqueado Antônio Santana. O espaço também possui algumas opções de drinks. Para quem prefere saborear o chopp no conforto de casa, a franquia irá contar com sistema delivery.     

Marca Heineken amplia a atuação da iniciativa Volte Sempre e incentiva a circularidade de vidro no entorno da Cidade do Rock

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

A Heineken®, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, vai ativar um dos seus principais pilares de sustentabilidade durante o festival: a circularidade. Entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro, os consumidores podem colaborar com a reciclagem de vidro, depositando recipientes vazios em quatro pontos de vendas instalados pela marca nos arredores da Cidade do Rock. O objetivo é conscientizar o público e viabilizar a reciclagem do vidro, considerado um dos principais desafios da indústria cervejeira, em um período em que milhares de pessoas devem passar pela cidade do Rio de Janeiro.

Em parceria com a startup de impacto socioambiental 4R Glass e a fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois, a Heineken® disponibilizará as máquinas com bombonas capazes de armazenar 40 quilos do material cada. Ao atingirem sua capacidade máxima, cerca de 350 long necks em cada uma, as bombonas das máquinas serão esvaziadas e o material será triturado e retornará à cadeia para ser reciclado. A iniciativa não terá limitação de coleta, mas é esperado um retorno de 7 toneladas de cacos de vidro ao longo do período do festival.

Após a coleta nos pontos de venda, os cacos serão levados diretamente para a fábrica da Owens Illinois em Jacaré (RJ), sem intermediários na cadeia, aumentando a rastreabilidade de destinação de todo o volume. A cada tonelada de vidro reciclado há uma economia 480 KhW de energia, 1,2 tonelada de matéria-prima, e redução de emissão de 0,50 tonelada de CO² na produção de novas embalagens. Além disso, para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1 m³ de espaço no aterro.