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Com esforços direcionados, a M. Dias Branco planeja fortalecer a presença no mercado de foodservice em 2025. A principal mudança foi a criação de uma área totalmente voltada para o canal, que trouxe Daniel Ponçano para assumir a diretoria de foodservice da Companhia, no segundo semestre de 2024. Atualmente, a área já dispõe de marcas tradicionais de farinhas, pré-misturas e margarinas industriais voltadas para restaurantes, pizzarias, padarias e confeitarias e indústrias: Medalha de Ouro, Do Padeiro, Adorita, Monarca, Bella Massa, Imperial, Finna Mix, Isabela, Adria, Puro Sabor e Finna.
Segundo o Instituto de pesquisa Mosaiclab, realizado no segundo semestre de 2023, a M. Dias Branco é, em todo território nordestino, líder em farinha de trigo, com Finna e Medalha de Ouro; vice-líder em margarina, com Medalha de Ouro e Puro Sabor; e líder em massas com as marcas Vitarella e Pilar. “Sabemos que, embora tenhamos presença maciça nessa região, ainda há mercados para aumentar nossa participação, como o fortalecimento de gorduras e a entrada com força total no mercado de massas para o foodservice, em que já temos expertise com o portfólio de consumo”, afirma Daniel Ponçano, diretor de Foodservice da M. Dias Branco. “Já no Sul, região na qual a Companhia tem dois moinhos, temos uma tendência natural a expandir localmente”, completa o executivo.
Estrutura
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as vendas no mercado interno de foodservice alcançaram, em 2024, R$ 260,9 bilhões, com crescimento de 10,4% no mercado de alimentação fora do lar comparado ao ano anterior.
Para atender ao crescente mercado, por meio de um portfólio cuidadosamente pensado para suprir diferentes demandas de aplicações, a Companhia conta com uma estrutura que contempla sete moinhos de trigo próprios e modernos, duas fábricas de cremes e gorduras vegetais e 28 Centros de Distribuição presentes em locais estratégicos do Brasil.
“Com isso, conseguimos atender a todo o país com a qualidade dos produtos da M. Dias Branco, tanto grandes indústrias quanto transformadores, a partir de soluções cada vez mais inovadoras”, conta o executivo. Outros diferenciais da Companhia incluem padarias para teste de produto, além de planta piloto e cozinha experimental na fábrica de gorduras vegetais (GME), instalada em Fortaleza, para testes de performance dos produtos, simulando situações de mercado.
Ponçano destaca que o time de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Companhia desempenha um papel fundamental na inovação e criação de produtos que atendem às demandas do mercado. “Trabalhando lado a lado com o time técnico, acompanhamos cada etapa do processo, desde o desenvolvimento de novas soluções até o suporte direto aos clientes para garantir a máxima performance e satisfação. Essa dedicação reforça nosso compromisso com a excelência e a parceria com nossos clientes e indústrias”, salienta.
Social
O investimento e esforços da Companhia no canal também englobam questões sociais. Em sua Agenda Estratégica ESG, com metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a M. Dias Branco se compromete a atingir 80% de compra de fornecedores locais até 2030 e a impactar 150 mil pessoas por programa de empreendedorismo e profissionalização.
Nesse sentido, a M. Dias Branco já conta com o Programa Alimentando Sonhos, desenvolvido com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades por meio da capacitação na área de gastronomia.
Em agosto de 2024, a Companhia, junto ao programa Ceará Sem Fome e o Instituto Pacto Contra a Fome, também assinou um Termo de Adesão e um Acordo de Cooperação Técnica para a realização dos cursos de capacitação nas cozinhas comunitárias do Ceará Sem Fome. A parceria com o governo do Ceará tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar e promover a transformação social no estado.
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