terça-feira, 23 de setembro de 2025

Comida asiática com delivery é igual a lucro? Entenda a tendência que está movimentando bilhões

 

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A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente sua Pesquisa Trimestral de Desempenho referente ao segundo trimestre deste ano, e os números confirmam o bom momento do setor de Alimentação - Food Service, que foi um dos que mais cresceu, alcançando um faturamento de R$ 10,5 bilhões — alta de 14,2%. Surfando nessa onda crescente está o Grupo Harõ, holding de franquias detentora das marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, que registrou um avanço de  25% no primeiro semestre deste ano.

Parte desse sucesso se dá pela popularidade da cultura asiática no Brasil — da música ao consumo alimentar — as franquias de comida oriental ganham cada vez mais espaço. De acordo com dados da Mosaiclab, até setembro de 2024, o gasto acumulado com pedidos de comida asiática atingiu R$ 1,6 bilhões, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. "Essa é uma área que não vai saturar. A culinária asiática já conquistou o paladar brasileiro e agora começa a dominar também o mercado de franquias. Quem investir com planejamento e autenticidade tem grandes chances de colher bons resultados", afirma Fernando Andrade, sócio-fundador e diretor comercial do Grupo Harõ. 

Além de contar com uma demanda em expansão sólida, o segmento também oferece modelos de negócio mais enxutos, como as dark kitchens, que reduzem custos operacionais e se alinham ao novo comportamento de consumo, mais focado no delivery. 

Pensando nisso, Andrade preparou algumas dicas para quem quer aproveitar esse mercado promissor que só tende a crescer e investir em uma franquia de comida asiática com mais segurança e estratégia. Confira:

1. Avalie o suporte da franqueadora

Antes de investir, observe o que a franqueadora oferece além do nome. “Treinamento de qualidade, logística eficiente e um marketing bem estruturado são pilares essenciais para o sucesso de qualquer franquia. Esses fatores garantem que a operação funcione bem desde o início e que a marca se mantenha forte no mercado”, recomenda.

2. Escolha bem a localização

Um bom ponto pode ser decisivo para o desempenho da unidade. “Áreas com grande fluxo urbano e presença de público jovem tendem a trazer melhores resultados. A Geração Z, por exemplo, representa 51% dos pedidos de delivery no Brasil, segundo pesquisa da Ticket. Ou seja, escolher um local alinhado com esse comportamento pode ser um diferencial competitivo”, avalia.

3. Adapte o cardápio 

Os clássicos da culinária asiática são sempre bem-vindos, mas variedade e inovação também contam pontos. “Oferecer opções que respeitem o gosto local e tragam novidades ao cardápio ajuda a manter o interesse dos clientes e atrair novos públicos. Personalizar sem perder a essência é uma estratégia poderosa”, conclui o executivo.

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