VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
O açaí conquistou o Brasil e agora ganha o mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em setembro de 2024, a produção do fruto cresceu impressionantes 70% nos últimos cinco anos. O que antes era típico da região Norte do país e conquistou todo o território nacional, hoje é tendência global. Marcas brasileiras vêm se destacando no mercado internacional, levando o sabor único do açaí para o mundo todo. Um exemplo bem sucedido é a Açaí Concept, rede de franquias de açaí e cremes tropicais, criada em Maceió (AL), que caiu no gosto dos estrangeiros e vem ampliando sua presença no exterior.
“Ver a nossa marca cruzar fronteiras e conquistar outros países é a prova de que acreditar no potencial brasileiro vale a pena. Levamos o sabor do açaí com autenticidade, e o mundo está abraçando essa energia. Esse é só o começo”, celebra Rodrigo Melo, co-fundador e CEO da Açaí Concept, presente em países como Equador, Estados Unidos, Suíça, Chile, Canadá, Portugal, Emirados Árabes, Espanha e Turquia.
Passos para a internacionalização de sucesso
Com quase 50 lojas abertas no exterior, a Açaí Concept segue com grandes planos internacionais. A marca traçou uma estratégia ambiciosa para abrir mais 500 unidades fora do Brasil nos próximos 5 anos. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de franquias nacionais no exterior cresceu 26,3% em 2023, para 2.175. No entanto, levar uma marca para fora do Brasil não é uma tarefa simples. Além das diferenças culturais, há desafios relacionados à adaptação às legislações locais e aos padrões de consumo.
“É fundamental criar um plano de negócios focado na região-alvo. Isso significa entender o público, identificar bons distribuidores e buscar parceiros estratégicos que ajudem a acelerar o desenvolvimento da marca no novo mercado. Por exemplo, realizamos um estudo aprofundado na Espanha, onde recentemente abrimos nossa primeira unidade com um conceito inovador: o Açaí Concept Café. Além dos nossos produtos tradicionais, agora oferecemos também opções de café no menu, ampliando ainda mais a experiência do cliente”, destaca o executivo.
Rodrigo Melo, executivo pernambucano com vasta experiência em multinacionais de bens de consumo — especialmente nas áreas de alimentos e bebidas, listou três passos que não podem faltar no processo de internacionalização de uma marca. Confira:
- Entenda a exportação: Antes de expandir, é imprescindível conhecer as nuances de exportar seus produtos, como regras de impostos, tarifas e regulamentos comerciais nos países em que quer atuar. Essa etapa ajuda a evitar surpresas e a otimizar custos.
- Estude o mercado local: Não basta apenas transportar o modelo de negócios; é necessário adaptar-se. Para garantir a aceitação da marca é necessário compreender a cultura, o comportamento do consumidor e as preferências locais. Por isso, é recomendado que seja feita uma pesquisa de mercado minuciosa para indicar quais ajustes são necessários no produto ou no serviço.
- Encontre parceiros estratégicos: O sucesso da internacionalização depende de bons aliados no país de destino. Seja por meio de franquias, distribuidores ou representantes locais, parceiros estratégicos ajudam a navegar os desafios operacionais e a acelerar o crescimento da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário