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As frutas, flores, legumes, verduras e ovos (FFLVO) têm se consolidado como o principal gatilho para fidelizar consumidores e impulsionar os lucros do varejo alimentar brasileiro. Essa foi a principal conclusão dos painéis apresentados pela IFPA durante o Fórum FFLVO na APAS SHOW 2024, que reuniu representantes do setor produtivo, distribuidores, varejistas e plataformas de inteligência de mercado.
Com o tema “Como Atrair, Fidelizar e Rentabilizar o FFLVO?”, o encontro destacou que supermercados com maior participação de produtos frescos no mix de vendas apresentam até 15% mais lucro que a média do setor, segundo dados da ABRAS e da plataforma PariPassu. Essa rentabilidade está diretamente associada à percepção de frescor, qualidade e saudabilidade – atributos cada vez mais valorizados pelo consumidor. A categoria também lidera a percepção de saudabilidade e diferenciação no ponto de venda.
O consumo de frutas, flores, legumes e verduras se mostra um potencial estratégico para os supermercadistas.
Dados da Scanntech (março de 2025) reforçam o papel central do FFLVO no desempenho do varejo: a categoria representa 23% do faturamento total de perecíveis, as vendas em volume voltaram a crescer no 1º trimestre de 2025, sendo o principal motor de retomada no setor, as frutas, ovos e flores apresentaram crescimento de faturamento, mesmo em um cenário de desaceleração da inflação, já os legumes e verduras, ainda com retração de preços (ex. batata e acelga), mantêm alta participação no carrinho do consumidor.
Há vários desafios, pois as perdas médias da categoria ainda são altas – 9,7% em volume, segundo a ABRAS. Entre os principais gargalos estão a falta de padrão no recebimento e manuseio, o excesso de exposição e o armazenamento inadequado e operação desalinhada entre CD, loja e fornecedores.
A solução apontada nos painéis passa por parcerias estratégicas na cadeia de abastecimento, com foco na rastreabilidade e padronização técnica (GlobalG.A.P), a capacitação de equipes e inspeções de qualidade, Refrigeração adequada e embalagens inteligentes; assim como a educação do consumidor e programas de fidelidade.
Um dos destaques do painel foi o crescimento expressivo das saladas prontas e vegetais higienizados, que já movimentam R$ 2,8 bilhões ao ano no Brasil, com crescimento de dois dígitos. Esse segmento, além de agregar valor ao FLV, representa uma resposta direta ao estilo de vida moderno, que busca praticidade sem abrir mão da saúde. Embalagens inteligentes, cadeia do frio eficiente e comunicação educativa no PDV são fundamentais para o sucesso.
A fidelização passa por educar o consumidor, treinar as equipes de loja e construir confiança na qualidade do FLV. Iniciativas como uso de nutricionistas, influenciadores, programas de fidelidade e ações de merchandising ajudam a reforçar a imagem da loja como referência em saudabilidade.
“Parcerias que entregam qualidade geram fidelização” – foi a mensagem central do evento. O FFLVO, quando bem trabalhado, transforma-se em um diferencial competitivo de alto impacto no varejo alimentar. O evento mostrou números, deu dicas e reuniu especialistas e executivos de empresas como Germinares, PariPassu, BASF, Scanntech e grandes redes supermercadistas, com o objetivo de discutir soluções para tornar o FFLVO mais atrativo, eficiente e lucrativo para o varejo. Essa é a missão da IFPA: compartilhar conhecimento, educar, oferecer um ambiente de negócios bom para todos e unir a cadeia da indústria de produtos frescos”, resume Valeska de Oliveira Ciré, head da IFPA no Brasil.
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