CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
A chegada dos italianos no Brasil permitiu o acesso a uma das culturas mais ricas do mundo, especialmente quando o assunto é boa gastronomia. As contribuições italianas para a cultura brasileira foram tantas que, para homenageá-los, foi criado o Dia do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro. Que tal comemorar preparando um prato típico local, que surpreenderá pelo sabor, rapidez e praticidade no preparo?
O Risi e Bisi, ou arroz e ervilhas em italiano, é um prato tradicional da região do Vêneto, principalmente da cidade de Veneza, na Itália, que tem textura um pouco mais cremosa em relação ao risoto original e leva também o bacon, que harmoniza perfeitamente. A Eder, marca de salsichas, linguiças, bacon e frios, ensina como preparar este prato delicioso, que fica pronto rapidinho, em apenas quarentena minutos, ideal para um jantar especial devido ao ar sofisticado que apresenta.
Você sabia que “Risi, bisi e fragole!” (arroz, ervilha e morango!) era o grito de guerra dos venezianos, fazendo uma analogia às cores da bandeira italiana quando, no século XIX, houve a invasão austríaca na Itália? Aproveite para contar aos convidados enquanto serve o prato!
O segredo nesta receita é o bacon Eder, feito com um corte da barriga suína que contém parte da paleta e uma porção maior de carne. Defumado naturalmente, é muito saboroso e leva um toque a mais de sabor ao Risi e Bisi.
Confira abaixo a receita completa, que rende quatro porções. Buon appetito!
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena bem picada
- 1 dente de alho amassado
- 100 g de bacon Eder em cubos pequenos
- 2 xícaras de arroz Arbóreo
- 1 lt xícaras de caldo de legumes ou frango
- 1 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
- ½ xícara de salsa picada
- 1/4 de queijo parmesão ralado
- 200 ml vinho branco
- 1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
- Refogue o bacon na manteiga;
- Acrescente a cebola e depois o alho;
- Quando dourados coloque o arroz;
- Mexa um pouco e logo adicione o vinho branco;
- Deixe o vinho ferver e coloque pouco a pouco o caldo, mexendo sempre;
- Adicione as ervilhas frescas;
- Quando o arroz estiver cozido, adicione o azeite e o parmesão emulsionando bem;
- Acrescente a salsa no momento de servir;
- Deve ser servido bem quente, cremoso e com os grãos cozidos “al dente”.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções
Sobre a Eder
Fundada em 1923, a marca Eder é reconhecida por unir qualidade, cuidado na produção e receitas artesanais, que resultam em produtos de sabores únicos em diversas categorias, como salsichas, linguiças, bacon e presuntos especiais. A produção artesanal, em pequena escala, é o maior diferencial da marca e o que garante qualidade superior aos produtos e uma rica experiência gastronômica aos consumidores.
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário