VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
*Marcelo Politi – responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil
Eficiência no atendimento não é apenas sobre a agilidade que um pedido é processado, e sim um conceito mais amplo que envolve a experiência completa do cliente dentro de um estabelecimento gastronômico. Com a chegada das festas de fim de ano este mercado tende a ficar cada vez mais aquecido. Pensando nisso, proprietários de bares e restaurantes se preparam para atender a demanda que, além de aumentar lucros, pode trazer freqüentadores assíduos aos seus negócios.
Uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que 78% das empresas esperam aumentar as vendas no fim do ano, já 15% acham que as vendas vão se manter iguais e, apenas 7% acreditam que elas vão cair. Mas como se preparar diante de tanto otimismo?
O especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, explica que é primordial investir em atendimento com boa preparação e competência da equipe. “Imagine que seus colaboradores saibam exatamente o que fazer e quando fazer, cada um com suas funções e responsabilidades bem definidas. Isso não só melhora o fluxo de trabalho, mas também cria um ambiente mais harmonioso e agradável, tanto para o cliente quanto para o funcionário. E acredite, um cliente consegue perceber essa harmonia”, explica.
Ainda, segundo a Abrasel, 40% das empresas pretendem contratar mais funcionários para suportar o aumento da demanda. E diante da alta, é preciso ter estratégias para que os novos colaboradores estejam em sintonia com os sistemas internos do estabelecimento. Para Politi, o primeiro passo é realizar uma análise detalhada do fluxo de trabalho, com mapeamento de cada etapa, desde o acolhimento até a despedida do cliente. Um gestor precisa sempre identificar os pontos de atrito e demora, permitindo reconhecer onde estão as oportunidades de melhoria e aceleração, resultando em menos espera para os visitantes e processos mais claros para a equipe durante o período de mais movimento no ano.
A tecnologia é outra poderosa aliada. Sistemas de gestão voltados para a gastronomia podem ser um diferencial, facilitando o controle de estoque, além de realizar pedidos de forma integrada e oferecer gerenciamento de reservas com eficiência. Isso pode evitar a sobrecarga de tarefas e erros humanos, otimizando tempo e melhorando a precisão.
Eficiência no atendimento é mais do que um objetivo em qualquer época do ano, ou seja, deve ser uma prática diária, que exige disciplina e comprometimento. Com gestão de tempo eficiente é possível não só melhorar as operações, mas também a satisfação do cliente. A velocidade deve ser sempre balanceada com cortesia e atenção, nunca sacrificando a qualidade do serviço”, conclui.
Sobre Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) - fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.
Informações a imprensa: Visarplan
Nenhum comentário:
Postar um comentário