VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
FOTO: DIVULGAÇÃO RECEITAS NESTLÉ
É inegável que, em meio à pressão da rotina diária, nossa relação com a comida muitas vezes se torna superficial e apressada. Nesse contexto, o conceito de mindful eating ou alimentação consciente surge como uma solução poderosa para transformar a maneira como nos alimentamos. Mais do que uma simples tendência, essa prática nos convida a desacelerar, nos reconectar com a comida e enxergá-la como parte essencial de um contexto maior de equilíbrio e bem-estar.
De acordo com Gisele Pavin, nutricionista e head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, é possível adotar o mindful eating com pequenas atitudes do dia a dia. “O objetivo é perceber cada cheiro, cada textura e os diferentes sabores dos alimentos servidos. Essa experiência desperta uma maior consciência sobre o ato de se alimentar, estimulando os sentidos e gerando uma nova relação com a comida”, explica Pavin.
Práticas simples como desligar a TV durante as refeições ou prestar atenção em cada mordida podem parecer pequenas, mas promovem grandes transformações. “Comer conscientemente não significa eliminar o prazer de uma sobremesa, mas apreciá-la de maneira plena, reconhecendo a origem e o sabor dos alimentos, sem culpa. Esse ‘modo sem culpa’ é atingido quando estamos conscientes das nossas escolhas e em equilíbrio com elas”, afirma a especialista.
As práticas de mindful eating também estão alinhadas à emergente tendência de “indulgência saudável”, em que as pessoas buscam um estilo de vida que equilibre saúde, bem-estar e prazer. Comer vai muito além de nutrir o corpo: é também uma experiência de conexão cultural e emocional, presente nos momentos mais importantes da vida.
Saiba como praticar o Mindful Eating
Para quem deseja começar a praticar o mindful eating, Gisele Pavin sugere três passos simples:
- Esteja presente:
Durante as refeições, elimine distrações como celular ou TV e
concentre-se no momento, permitindo que os sentidos guiem a experiência.
- Observe o alimento:
Explore a textura, cheiro e aparência dos alimentos antes de
consumi-los. Essa observação ajuda a criar uma conexão mais profunda com
o que está sendo consumido.
- Mastigue devagar: Perceba os sabores se desenvolvendo na boca, aumentando a satisfação, facilitando a digestão e promovendo escolhas mais conscientes.
“Reconhecer sinais de fome e saciedade é essencial para uma relação equilibrada com a comida. Pergunte-se: você consegue identificar esses sinais? Você se alimenta mesmo sem fome? Comece a refletir sobre essas questões e prática”, incentiva Gisele.
A alimentação consciente promove uma relação mais saudável com os alimentos, ajudando as pessoas a fazerem escolhas intencionais e equilibradas, resgatando o prazer nas refeições e reforçando a conexão cultural que temos com a comida.
Nova PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário