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O Carnaval está chegando e o Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, já está pronto para levar ainda mais sabor e alegria à maior festa popular do Brasil. Este período é um dos mais importantes do ano para o mercado de bebidas, ficando atrás apenas das festas de fim de ano, em volume de vendas. A empresa estará presente em mais de 50 ativações especiais, como patrocínios estratégicos e participação em eventos de destaque para celebrar a folia.
As marcas do Grupo Petrópolis estarão presente em alguns dos principais circuitos e festas antes e durante o Carnaval, por meio das marcas de cerveja Itaipava e Petra e do energético TNT. “Para nós, o Carnaval é um momento de celebração e conexão com os consumidores. Estar presente nessa festa reforça nossa identidade como uma marca que entende e valoriza a cultura brasileira”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
“É um período muito importante para a empresa e para o mercado, já que representa cerca de 10% do que é comercializado durante o ano no segmento de cervejas. Já no segmento de energéticos, o Carnaval também tem um impacto positivo, com um crescimento aproximado de 8%”, explica Cristiane.
Para o gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis, José Luiz Sinti, as ativações no Carnaval geram uma experiência única para as centenas de milhares de pessoas presentes aos eventos. “Nossa estratégia é reunir o máximo de eventos em diversos Carnavais, incluindo blocos, bailes, camarotes e outros que proporcionam ao público uma experimentação das nossas bebidas, para que, depois do Carnaval, ele vá até um supermercado, bar ou qualquer ponto de venda e peça o nosso produto, gerando consideração para nossas marcas”.
Em 2025, as marcas do Grupo Petrópolis estão presentes no Carnaval da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. “Estamos presentes de maneira muito robusta com a marca Itaipava em Salvador e Recife, região muito importante para a marca (Itaipava é a terceira marca mais consumida do Nordeste, com 13,5% de Market Share em 2024). Já a cerveja Petra é a marca que mais cresce no segmento mainstream (+24% em 2024, em comparação a 2023) e estará presente no Carnaval dos Sonhos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, região onde a marca cresce acima da média nacional, aproximadamente 30% de aumento de volume quando comparamos 2024 com o ano anterior”, comenta.
Na Bahia, a cerveja Petra é a principal patrocinadora do Camarote Salvador, o maior e mais disputado da cidade, enquanto Itaipava está presente nos camarotes Villa e Planeta Band, além dos blocos Coruja e Banda Eva.
Já no Recife, os patrocínios incluem o Camarote Boa Viagem e os blocos Seu Antonio no Galo da Madrugada e Barchef. A empresa ativará o Camarote Essepê, pelo segundo ano consecutivo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e o OBA Festival, em São José do Rio Preto (SP), o maior Carnaval do Estado de São Paulo, no qual Itaipava é patrocinadora desde 2023.
O Grupo também é patrocinador do primeiro show da cantora Marina Sena no Camarote Salvador. A cantora é embaixadora da marca Petra e idealizadora do projeto cultural Petra Zuca, a Casa da Música Brasileira, em São Paulo, em parceria com a empresária Talita Morais.
O pré-Carnaval também gera oportunidades para as marcas do Grupo, com presença em uma série de blocos e eventos. Durante o esquenta, Petra esteve presente nos blocos e camarotes de Recife (Bloco do Seu Antônio), São Paulo (CarnaUOL e Bloco do Silva) e no pré-Carnaval de Belo Horizonte (Carnaval dos Sonhos). Já Itaipava apoiou o esquenta dos foliões nos blocos A Melhor Segunda 2025 e Pranchão, em Salvador (BA), e o Olinda Beer, em Pernambuco. As celebrações que antecedem o Carnaval também foram estratégicas para TNT, que marcou presença nos Ensaios da Anitta, na capital paulista.
No pós-Carnaval, Petra será patrocinadora do Bloco do Malvadão, comandado pelo cantor Xamã, em Belo Horizonte (MG).
Reforço do marketing
No período de Carnaval, o Grupo reforça a presença de suas marcas na mídia além dos Estados onde acontecem os eventos. A estratégia de marketing inclui um novo filme de Itaipava, que traz a embaixadora da marca, Ivete Sangalo, de volta com seu alter ego “Vevita Sangalo” (sucesso na campanha de Carnaval do ano passado). Exibida em rede nacional de TV, o filme é uma sequência do filme de verão da marca, em que uma multidão corre atrás de um cooler de cerveja, desta vez pelas ruas de Salvador.
Para reforçar a visibilidade das marcas Itaipava e Petra, a estratégia de mídia incluiu a presença em mídia exterior nas principais capitais e nos aeroportos de capitais mais procuradas pelos turistas no feriado de Carnaval.
Ação nos pontos de venda
Para atrair a atenção do consumidor nos pontos de venda, o Grupo intensificou a presença no varejo, com ações ligadas às marcas Itaipava e Petra, incluindo promoções que distribuem copos exclusivos e shoulder bags. Foram criados também os Botecos Gelados, um estande na área externa dos hipermercados, com um balcão e diversas geladeiras, onde o consumidor pode comprar sua cerveja gelada sem a necessidade de enfrentar as filas do interior das lojas. Foram instalados mais de 22 Botecos Gelados nas regiões Sudeste e Nordeste.
Ampliando a conversa nas redes sociais
O espírito carnavalesco também invade as redes sociais das marcas do Grupo Petrópolis. Uma das estratégias da companhia é investir em squads de influência, nas festas e eventos patrocinados, ampliando as conversas nas redes. “O Carnaval é um dos principais impulsionadores do consumo no Brasil e o investimento no marketing de influência é uma estratégia muito eficaz no engajamento das marcas durante o período”, reforça Diego Santelices, head de Comunicação Externa e Mídia.
Neste ano, a empresa traz diversos nomes para promover as marcas em camarotes e blocos carnavalescos. Para Petra, por exemplo, além de Marina Sena, trouxe nomes como Deborah Secco, Rodrigo Simas, Xamã, José Loreto e Mari Gonzalez. Com o mote da campanha digital “Revela teu Carnaval” os consumidores serão provocados a viver e descobrir as diversas faces do Carnaval.
Já Itaipava escalou Adriane Galisteu para comandar o estúdio da marca no Camarote Villa, em Salvador, e um squad de influenciadores que inclui Alvaro Xaro, Nicole Bahls, Thiago Martins, Carol Peixinho e Thaynara OG, além da embaixadora da marca, Ivete Sangalo.
“O Carnaval é um momento muito aguardado por todos nós brasileiros e por isso, o Grupo Petrópolis está trabalhando de forma intensa para entregar aos nossos consumidores festas exuberantes, com muita alegria e diversão", conclui Santelices.
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