segunda-feira, 23 de junho de 2025

Campanha da Abracerva é premiada no Festival de Cannes

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca 

O Projeto Memento Beer, da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), realizada pela agência Ogilvy Health, com sede em Nova Iorque, ganhou prata no Cannes Lions 2025, o maior prêmio da indústria da publicidade mundial. O projeto concorreu na categoria Health & Wellness com 1165 inscritos de diversos países.

A Memento Beer, sem álcool, foi desenvolvida com quatro variedades de lúpulo que têm alto teor de polifenóis, substâncias antioxidantes que, segundo estudo recente realizado na Universidade de Milão, ajudam a combater o estresse oxidativo e a inibir a formação de placas beta-amiloides, dois dos principais fatores associados à progressão do Alzheimer.

Mais que um novo produto no mercado cervejeiro, a Memento Beer é uma inovação pois marca a criação de uma nova categoria da bebida: a cerveja com propósito científico e impacto social. “Estamos honrados. O Cannes Lions é o Oscar da propaganda e sua repercussão dá mais visibilidade ao projeto que tem justamente o objetivo chamar a atenção para pesquisas relativas ao Alzheimer e sua prevenção. Mais do que falar sobre o potencial efeito neuroprotetor do lúpulo, este é um projeto que alerta para a doença e quer valorizar as boas memórias”, explica o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

A Memento Beer tem como consultor técnico o doutor em fisiologia, Glauco Caon, pesquisador vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Qualquer cervejaria registrada no Brasil que se comprometer com os princípios do projeto pode produzir sua própria versão da Memento Beer, basta entrar em contato com a Abracerva.

Para ser considerada uma Memento a cerveja deve seguir a legislação brasileira para cerveja sem álcool e incluir necessariamente em sua receita as variedades Tettnang, Cascade, Saaz e Summit, estudadas no artigo seminal de pesquisadores do Departamento de Biotecnologia e Biociências da Universidade de Milano-Bicocca, que comprovou, in vitro e in vivo, os efeitos neuroprotetores do lúpulo.

“Estamos acostumados a associar o combate às doenças a hospitais e medicamentos. Com a Memento Beer, propomos um novo ponto de partida: o cuidado preventivo, a proteção, que pode começar em uma roda de amigos, nos bares e restaurantes, com ciência no copo e afeto na conversa,” afirma Glauco Caon.

A Abracerva destaca que a Memento Beer não é opção de tratamento para a Doença de Alzheimer ou outras enfermidades neurodegenerativas, mas pode ser uma aliada promissora para prevenir ou retardar sua progressão. O principal mérito do projeto, entretanto, é a divulgação de pesquisas sobre os efeitos neuroprotetores dos polifenóis presentes no lúpulo, além de dar visibilidade à Doença de Alzheimer e valorizar as boas memórias relacionadas à cerveja.

“A Memento vem para quebrar paradigmas. Ela mostra que a cerveja, historicamente um alimento, eventualmente pode ser um instrumento de prevenção em saúde pública, inovação e consciência coletiva. Sem álcool, ela traz a mensagem da moderação e ao tocar no tema da memória busca valorizar e perpetuar as ótimas recordações que muitos brasileiros têm quando o assunto é cerveja”, compara Tarantino.

A receita piloto da Memento Beer foi desenvolvida pela SIM! Cerveja, uma cervejaria artesanal especializada em cervejas sem álcool. Outras cinco cervejarias de diversas regiões do país já se interessaram pelo projeto que também já inspira a criatividade dos cervejeiros. São elas: Cambuí (Brasília, DF), Dádiva (Várzea Paulista, SP), Louvada (Cuiabá, MT, Porto Velho, RO e Indaiatuba, SP), Proa (Salvador, BA) e Salva (Bom Retiro do Sul, RS).

“Optamos por fazer uma American Lager. Foi desafio interessante para nós fazermos a primeira Memento pois não é simples combinar os lúpulos do projeto que têm perfis bem diversos como cítrico, floral e terroso. Escolhemos utilizar no final da fervura para dar aroma e funcionou muito bem”, explica David Figueira, co-founder da SIM!

O artigo que deu origem ao projeto: “Alzheimer's Disease Prevention through Natural Compounds: Cell-Free, In Vitro, and In Vivo Dissection of Hop (Humulus lupulus L.) Multitarget Activity”, em tradução livre: “Prevenção da doença de Alzheimer por meio de Compostos Naturais: Dissecação da atividade multialvo do lúpulo (Humulus lupulus L.), sem células, in vitro e in vivo.” pode ser acessado em https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acschemneuro.2c00444. Para saber mais sobre a Memento Beer acesse o site oficial: www.mementobeer.com.

Abracerva:
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.


Dr. Glauco Caon:
Dr. Glauco Caon é biólogo, doutor em Fisiologia pela UFRGS. Foi professor da Universidade Federal do Pampa e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado em bioquímica e saúde pública, é autor do livro Saúde! — Uma viagem científica pelos efeitos da cerveja no corpo humano, onde investiga os impactos do consumo moderado da bebida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário