segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Heiko Grabolle comanda a Casa da Bratwurst na 40ª Oktoberfest de Blumenau

 

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 A da Bratwurst, uma das atrações mais saborosas e aguardadas da 40ª Oktoberfest de Blumenau, de 8 a 26 de outubro, promete aos visitantes uma experiência genuína, idêntica à original alemã. Isso porquê quem estará no comando da atração é o chef alemão no Brasil, Heiko Grabolle. 

Para servir o sabor e a tradição da Bratwurst,  mais de cinco toneladas de salsichas estão em produção na Fricar, de Timbó, parceira oficial da operação. Um dos segredos da receita está nos ingredientes de primeira qualidade, incluindo a carne suína. As salsichas servidas na Casa da Bratwurst são feitas de carne de verdade e não de CMS (carne mecanicamente separada, composta por osso e pele triturados). 

A parceria do chef  Heiko Grabolle com a Fricar é de longa data, “ele nos procura por saber que nossas salsichas artesanais são de alta qualidade, seguindo receitas alemãs na produção. Além de uma logística diferenciada, envolvendo outros 10 produtores locais para  a compra dos ingredientes, como temperos e envoltórios especiais, garantindo o frescor dos produtos e gerando ainda mais confiança nesta parceria”, reforça Romeu Hartamnn, da Fricar. 

“Também já encomendamos mais de 500 quilos de mostarda e mais de 1 tonelada de ketchup para o clássico Currywurst, um dos pratos mais amados da Alemanha. Os molhos serão fornecidos pela Hemmer, aliando ainda mais tradição ao sabor”, garante Grabolle.  


Outro ponto essencial para reproduzir a experiência genuinamente alemã é o modo de preparo das salsichas, na brasa. O motivo está no contato direto da salsicha com o calor: “ao ser assado lentamente, o salsichão cria uma “casca” crocante, resultado da caramelização da proteína que o envolve. É nesse processo que surge o famoso barulho “KNACK”, símbolo da qualidade do prato”, ensina o chef Heiko. Apesar de ser simples, tecnicamente falando, é importante que este processo de assar os salsichões seja feito perfeitamente o tempo todo. “É o que torna essa missão da perfeição tão complexa: o volume de venda por dia”, conta. 

Em anos anteriores, quando participou da festa com a Bratwurst, Heiko registrou números impressionantes: “chegamos a vender mais de 700 salsichões por hora e aos sábados chegamos a vender entre 5 mil e 6 mil porções em um só dia”, conta o chef.  

Além da produção com ingredientes nobres e do preparo cuidadoso, outro desafio é garantir o frescor do pão francês, que acompanha a Bratwurst. Para isso, a operação prevê de três a quatro entregas de pão fresco por dia durante a Oktoberfest. 

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