sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Da tradição artesanal ao franchising moderno: o legado da cachaça na criação da Água Doce Sabores do Brasil

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca  

 Com origem da roça, Delfino Golfeto iniciou sua trajetória profissional como boia fria. Posteriormente, dedicou-se aos estudos, formando-se em Tecnologia de Açúcar e Álcool, e obteve pós-graduação em Gestão Empresarial. Assumiu, então, o cargo de gerente agroindustrial em diversas usinas. Contudo, o sucesso profissional não satisfazia seus anseios. Um de seus sonhos era estabelecer um espaço gastronômico, focado em proporcionar um ambiente familiar com excelência no atendimento aos clientes.

Foi então que em 1990, Delfino concretizou a ideia de unir seu conhecimento e apreciação por cachaças a um restaurante, originando a marca Água Doce Sabores do Brasil, também conhecida como Água Doce Cachaçaria. 

A rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Hoje, os 80 restaurantes da marca localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apresentam pratos típicos com um toque caseiro e regional, porções generosas, drinques criativos com ou sem álcool, além de uma carta que conta com a seleção de 60 tipos variados de cachaça. 



 

No início, com recursos limitados, Delfino abriu o negócio em sua garagem, onde em um pequeno balcão improvisado oferecia cachaças e coquetéis variados para degustação. A habilidade de Delfino na seleção de bebidas, aliada às mãos talentosas de sua esposa Silvia Maria na preparação de quitutes deliciosos, contribuiu diretamente para a promoção da marca, que rapidamente se tornou referência em Tupã, no interior de São Paulo.

Em 1993, com processos e padrões mais consolidados, a Água Doce inaugurou sua primeira unidade franqueada. O mercado respondeu positivamente, acelerando a expansão da marca em 1995 e atraindo investidores de várias regiões do Brasil.

 

A evolução prosseguiu e em 2006 foi criada uma Central de Distribuição Logística para atender às demandas dos restaurantes espalhados por diversos estados. Em 2013, a ABF elegeu a Água Doce como a Melhor Franqueadora do Brasil. Delfino foi inserido em 2016 no "Hall da Fama" da entidade, exclusivo para franqueadores premiados que contribuíram com a evolução do franchising brasileiro. Atualmente, Delfino preside a rede Água Doce e é proprietário do Museu da Cachaça, uma iniciativa sem fins lucrativos. Em 2025, a rede celebra 35 anos como pioneira em um conceito que destaca a gastronomia brasileira e bebidas autênticas nacionais, com ênfase na cachaça. Reconhecida pelo melhor Escondidinho do País em diversas versões, inclusive vegetarianas, a Água Doce consolidou-se como referência gastronômica em todo território nacional. 

Planos Futuros 

A marca vem diversificando sua atuação por meio de três modelos de negócio: Master, Express e Delivery, com o objetivo de ampliar sua capilaridade em praças estratégicas. Atualmente, a marca conta com 85% das operações localizadas em pontos estratégicos na rua, porém, nos últimos anos, aposta na implantação de unidades em centros comerciais com grande fluxo de consumidores. No primeiro semestre de 2025, por exemplo, foi realizada a inauguração do restaurante no Shopping Boulevard, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo.  

 
Com o objetivo de aumentar a capilaridade da marca, o plano de expansão para o segundo semestre do ano prevê mais cinco inaugurações até dezembro de 2025, mantendo o foco em regiões com mais de 100 mil habitantes, perfil de consumo aderente aos modelos de negócio da rede e economia ativa. Em termos de resultado, a franquia obteve um incremento de 10% nas vendas de pratos que exaltam os sabores nacionais entre janeiro e junto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
 


 

Outra estratégia que visa levar um diferencial ao público-alvo da empresa são os produtos da linha de marca própria, composta por molhos, temperos, farofas e bebidas alcoólicas exclusivas, também apresentou bom desempenho. No período em questão, o crescimento foi de 8%, reforçando o apetite do consumidor por produtos autênticos e com identidade regional. Certa do potencial de consumo de tais itens, a rede planeja realizar a expansão com solidez na divulgação, nas vendas e na entrega, estruturando cuidadosamente o ambiente logístico e produtivo.

Para isso, a meta é de que essa frente represente 5% do valor total do faturamento da franqueadora neste ano. Todas as linhas Água Doce podem ser adquiridas online pelo marketplace parceiro da empresa.  

“Construímos a trajetória da Água Doce com base em valores sólidos e proximidade com as famílias brasileiras. Nosso objetivo é estar presente tanto nos momentos cotidianos, com soluções práticas e saborosas, quanto nas ocasiões especiais, que merecem celebração. É isso que norteia cada passo da nossa expansão e da relação com nossos franqueados”, finaliza Delfino Golfeto, fundador e presidente da empresa. 

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e brócolis. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em seis estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.   

DFREIRE Comunicação e Negócios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário