terça-feira, 2 de setembro de 2025

Livro sobre o povo Yanomami viabiliza doação de materiais para construção de escola em aldeia indígena na Amazônia

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca 

A floresta devolveu em forma de acolhimento, e Ricardo Martins decidiu retribuir com o que podia deixar de mais duradouro: uma escola. 

O fotógrafo e documentarista lança no dia 20 de setembro, em São José dos Campos, seu novo livro, Os Últimos Filhos da Floresta, acompanhado da série documental de mesmo nome. A obra é resultado de uma das expedições mais intensas da sua carreira e a contrapartida por ter sido recebido na aldeia Hemare Pi Wei, em território Yanomami, será a construção de uma escola indígena.

O lançamento acontecerá às 13h30, durante a 58ª Semana Cassiano Ricardo, na Flim - Festa Literomusical de São José dos Campos, no Parque Vicentina Aranha, à R. Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, nº 302, Vila Adyana. Na ocasião, o autor também será homenageado com o Troféu Cassiano Ricardo, oferecido a personalidades da cidade e região pelo trabalho que desenvolvem em prol da comunidade.

A proposta da doação dos materiais para a escola surgiu diretamente das lideranças locais. Maciel, uma das lideranças que acolheu Ricardo na aldeia, fez o pedido: “Nossos jovens precisam se orgulhar da nossa cultura e dos nossos costumes. Precisam ter orgulho de serem indígenas. Também precisam aprender a língua e a cultura do Napo (homem branco), pois isso será a defesa deles”, disse.

O pedido foi abraçado pelo fotógrafo, que transformou a obra em um projeto de devolução: parte da renda do livro está sendo revertida para viabilizar a doação de materiais para a construção da escola.

“Convivendo com os Yanomami, vi um modo de vida conectado à terra, onde tudo tem valor e é respeitado. Percebi que não bastava documentar. Era preciso devolver algo à altura. Essa escola é mais do que uma construção, é um elo entre o saber ancestral e o conhecimento do mundo de fora”, disse Ricardo.

A escola não foi planejada como estrutura isolada, mas como ponto de fortalecimento da cultura Yanomami, com a participação ativa da comunidade na sua construção e projeto, que já estavam planejados pela aldeia.

Além da arrecadação com os livros, foi criada uma coleção especial de FineArt no site www.ricardomartins.org/fineart, com imagens produzidas durante a expedição. Há também uma campanha virtual de apoio à escola, disponível em: ajud.ar/escola.

Livro e o documentário

Os Últimos Filhos da Floresta é o 15º livro de Ricardo Martins. A publicação traz registros visuais e relatos do cotidiano Yanomami, incluindo QR codes que levam a vídeos exclusivos revelando os bastidores das fotos. O conteúdo foi produzido durante a imersão do fotógrafo na aldeia, onde permaneceu por dias acompanhando rituais, caçadas e a rotina dos moradores, após mais de um ano e meio de negociações para garantir acesso e consentimento da comunidade.

Um compilado de 20 minutos da série documental “Yanomami, Os Últimos Filhos da Floresta” será lançado junto ao livro, integra o projeto e terá exibição no evento de estreia. Produzida pela RM Produções, a série deve chegar em breve a plataformas de streaming, como já ocorre com outros títulos do autor veiculados na Amazon Prime Video, CNBC, TV Cultura, We Plus e Band Play.

“Quando assisti a um documentário que se referia aos Yanomami como os ‘últimos filhos da floresta’, algo mudou. Senti que era hora de registrar essa história de forma respeitosa, mas também honesta e bela, uma visão que mostrasse não só a vulnerabilidade, mas também a força desse povo”, diz Ricardo.

Os Últimos Filhos da Floresta está disponível por R$ 79 nas principais livrarias do país, além do site do autor: www.ricardomartins.org


Serviço
Lançamento do livro e série "Os Últimos Filhos da Floresta" na 58ª Semana Cassiano Ricardo
Teaser: https://youtube.com/playlist?list=PLDU_tRVHdxlFtwl3-IChIJQPQ6QXeQ7uL&si=VaUEF-igkn9xtbqB

Data: Sábado, 20 de setembro de 2025
Horário: a partir das 13h30, com exibição do documentário e autógrafos
Local: Sala de Leitura | Flim - Festa Literomusical de São José dos Campos, no Parque Vicentina Aranha
Endereço: R. Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, nº 302, Vila Adyana
Entrada gratuita


Matéria Consultoria & Mídia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário