VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
Como parte do legado do Heineken Floating Bar, iniciativa da plataforma Green Your City de Heineken que convida o público a ressignificar e refletir sobre os espaços urbanos, Porto Alegre recebe pela primeira vez a tecnologia regenerativa das Caravelas — desenvolvida pela cleantech brasileira Infinito Mare para despoluir, monitorar e revitalizar corpos hídricos de forma natural, contínua e visível, além de estimular a biodiversidade local.
A ação marca o início de um piloto ecológico, com duração de três meses, instalada no Arroio Dilúvio, próximo ao delta, área estratégica de conexão entre o rio Guaíba, a cidade e o futuro. Além disso, uma segunda Caravela foi instalada na Prainha do Parque Pontal, reforçando o cuidado com essa área icônica da capital.
O projeto das Caravelas em Porto Alegre foi um dos quatro selecionados pelo Edital Heineken Floating Bar POA, que destinou o lucro obtido com a operação do bar flutuante na capital gaúcha para ações de sustentabilidade e inovação. Serão ações específicas com foco em educação ambiental, regeneração urbana e cuidado com a água, implementadas em parceria com a aceleradora Quintessa já nos próximos meses. Ao apoiar iniciativas que deixam um legado positivo, a Heineken reforça seu posicionamento em apoio à soluções inovadoras de sustentabilidade.
As Caravelas são uma Solução baseada na Natureza (SbN), desenvolvida pela Infinito Mare, que atua como um sistema vivo de regeneração das águas. Inspirada nos ciclos naturais, a tecnologia estimula o crescimento de algas nativas, que ajudam a capturar contaminantes invisíveis, produzem oxigênio, sequestram carbono e geram biomassa com potencial de reaproveitamento circular.
Depois de passar por locais como a Baía de Guanabara, a Lagoa da Pampulha, a Marina da Glória e o Santuário Marinho da Paisagem Carioca, ao lado do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, as Caravelas chegam a Porto Alegre com a mesmo ambição: ressignificar a relação da população com às águas urbanas e sensibilizar a população para o papel coletivo na regeneração ambiental.
“As Caravelas ativam processos naturais de regeneração contínua, onde a própria natureza dita o ritmo. A cidade colhe os benefícios ao ver suas águas mais limpas, biodiversas e resilientes,” afirma Bruno Libardoni, CEO da Infinito Mare. Além do impacto ecológico, a tecnologia também contribui para a saúde pública, a educação ambiental e a adaptação climática das cidades, atuando como ferramenta viva de ciência cidadã, pedagogia ecológica e gestão inteligente das águas.
“Mais do que uma ação pontual, o edital Heineken Floating Bar nasceu para deixar um legado duradouro e transformador. A chegada das Caravelas a Porto Alegre mostra como nossa presença na cidade se traduz em impactos ambientais e sociais reais. É inspirador ver a tecnologia se somar ao engajamento da comunidade, aproximando as pessoas do seu território e gerando orgulho coletivo. Para nós, do Grupo HEINEKEN, sustentabilidade é agir agora para brindar um mundo melhor — e esse projeto é um exemplo vivo disso”, reforça Ligia Camargo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
“O local de instalação foi selecionado considerando fatores hidrológicos, ambientais e de visibilidade, dada a relevância do Dilúvio e do Guaíba para a cidade de Porto Alegre”, explica a Diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, destacando a oportunidade de se avaliar iniciativas que utilizam a biorremediação com algas.
Com monitoramento contínuo, análises laboratoriais, coleta de dados e ações de sensibilização local, o projeto pretende deixar um legado de regeneração hídrica, com foco na recuperação dos serviços ecossistêmicos e na valorização das soluções baseadas na natureza no contexto urbano.
Heineken Floating Bar
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante.
No bar, todos os copos são reutilizáveis e há áreas de acessibilidade. Outros serviços, como a interpretação de libras, visam promover a inclusão e a sustentabilidade. Seu objetivo é promover práticas sustentáveis e deixar um legado positivo nas cidades que o recebem. Por isso, 100% do lucro gerado é direcionado para projetos de sustentabilidade, reforçando seu caráter sem fins lucrativos e seu compromisso com um impacto real na região.
No final de 2024, o projeto esteve presente na cidade de Curitiba no lago da Pedreira Paulo Leminski. A iniciativa também contemplou a abertura de um edital para apoiar e impulsionar projetos de inovação e sustentabilidade da capital paranaense, junto da Quintessa, com prazo até fevereiro deste ano. As empresas selecionadas serão reveladas em breve.
Já em São Paulo, o Heineken Floating Bar teve início em 2023 e promoveu uma nova perspectiva sobre a relação dos cidadãos com o rio Pinheiros. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o lucro recebido nessa edição foi 100% revertido para apoiar seis projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica em todo o seu entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário