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A ideia de trabalhar no negócio
próprio pode parecer o estilo de vida ideal para muitos. Mas a vida
empreendedora não é feita de apostas e achismos - saber como e onde pisar aumenta
as chances de resultados satisfatórios, além de prevenir prejuízos futuros.
Thiago Peiró (34) e o sócio Antônio
Jacques (52), de Araraquara (SP), decidiram dar um novo passo em suas vidas:
empreender para maior independência e segurança financeira. No início das
conversas, em 2016, não se sabia ao certo por onde começar e, já que o leque de
opções era muito grande, por que não investir em alguma paixão? Loucos por
café, os sócios acreditavam no potencial do produto.
A primeira decisão estava tomada.
Café. Só café? Não, café gourmet. Mas seria franquia o melhor caminho? Partindo
desse ponto, Thiago conta as dúvidas que surgiram. “Qual a melhor localização
para a loja? Quanto o consumidor da região está disposto a pagar por esse
produto? Quantos cafés eu preciso vender para fechar a conta no final do mês?”.
Foi então que decidiram investir em uma pesquisa de perfil do consumidor.
Cristina Panella, especialista em
pesquisa, explica a importância do estudo em qualquer negócio. “Os pequenos e
médios empreendedores podem, e devem fazer bom uso das pesquisas uma vez que
não têm grandes margens para erros nas decisões.” Recentemente, Panella,
diretora da Startup Go! Pesquisa para Pequenos Negócios lançou uma plataforma
específica de pesquisas para o micro e médio empreendedor.
Na prática
Para realizar a pesquisa,
foram entrevistados 100 indivíduos, segmentados em dois grupos de 50
entrevistados cada, vivendo e/ou trabalhando em duas regiões de grande potencial
na cidade. Ao analisar, Panella recomendou ações para os sócios. “Por menor que
seja o investimento, é preciso sempre buscar a análise de profissionais que
entendam o perfil do negócio e ajudem os futuros empreendedores a delimitar
objetivos claros sobre o que se pretende obter. Dessa forma, as empresas
poderão de fato substituir gastos sem retorno por investimento em planejamento
e inovação.”
Com os dados e o relatório na mão,
Thiago e Antônio, construíram efetivamente o plano de negócio. Foram
considerados dados como: ticket médio do cliente, cardápio (tipos de
acompanhamento), ambiente desejável e público alvo foram essenciais no
planejamento.
Animados, os sócios acreditam que
a cafeteria sairá do papel ainda em 2017 com investimento entre 100 e 150 mil
reais.
Faça sua pesquisa
Em poucos cliques, o empreendedor
pode acessar a plataforma da Go!
Pequenos Negócios e escolher a pesquisa de sua preferência - Análise de
Concorrência, Perfil de Clientes, Satisfação de Clientes, Clima Organizacional
e Comunicação Interna.
O único trabalho do cliente é
fornecer o mailing atualizado. Todo o restante é executado e acompanhado pela
equipe da GO! Pequenos Negócios. Ao final, o cliente recebe um relatório
analítico e gráfico com os dados e recomendações oferecidas por parceiros especializados
na realidade das PMEs.
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