quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sócios transformam paixão por café em negócio


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 A ideia de trabalhar no negócio próprio pode parecer o estilo de vida ideal para muitos. Mas a vida empreendedora não é feita de apostas e achismos - saber como e onde pisar aumenta as chances de resultados satisfatórios, além de prevenir prejuízos futuros.


Thiago Peiró (34) e o sócio Antônio Jacques (52), de Araraquara (SP), decidiram dar um novo passo em suas vidas: empreender para maior independência e segurança financeira. No início das conversas, em 2016, não se sabia ao certo por onde começar e, já que o leque de opções era muito grande, por que não investir em alguma paixão? Loucos por café, os sócios acreditavam no potencial do produto.

A primeira decisão estava tomada. Café. Só café? Não, café gourmet. Mas seria franquia o melhor caminho? Partindo desse ponto, Thiago conta as dúvidas que surgiram. “Qual a melhor localização para a loja? Quanto o consumidor da região está disposto a pagar por esse produto? Quantos cafés eu preciso vender para fechar a conta no final do mês?”. Foi então que decidiram investir em uma pesquisa de perfil do consumidor. 

Cristina Panella, especialista em pesquisa, explica a importância do estudo em qualquer negócio. “Os pequenos e médios empreendedores podem, e devem fazer bom uso das pesquisas uma vez que não têm grandes margens para erros nas decisões.” Recentemente, Panella, diretora da Startup Go! Pesquisa para Pequenos Negócios lançou uma plataforma específica de pesquisas para o micro e médio empreendedor. 

Na prática
Para realizar a pesquisa, foram entrevistados 100 indivíduos, segmentados em dois grupos de 50 entrevistados cada, vivendo e/ou trabalhando em duas regiões de grande potencial na cidade. Ao analisar, Panella recomendou ações para os sócios. “Por menor que seja o investimento, é preciso sempre buscar a análise de profissionais que entendam o perfil do negócio e ajudem os futuros empreendedores a delimitar objetivos claros sobre o que se pretende obter. Dessa forma, as empresas poderão de fato substituir gastos sem retorno por investimento em planejamento e inovação.” 

Com os dados e o relatório na mão, Thiago e Antônio, construíram efetivamente o plano de negócio. Foram considerados dados como: ticket médio do cliente, cardápio (tipos de acompanhamento), ambiente desejável e público alvo foram essenciais no planejamento. 

Animados, os sócios acreditam que a cafeteria sairá do papel ainda em 2017 com investimento entre 100 e 150 mil reais.

Faça sua pesquisa
Em poucos cliques, o empreendedor pode acessar a plataforma da Go! Pequenos Negócios e escolher a pesquisa de sua preferência - Análise de Concorrência, Perfil de Clientes, Satisfação de Clientes, Clima Organizacional e Comunicação Interna. 

O único trabalho do cliente é fornecer o mailing atualizado. Todo o restante é executado e acompanhado pela equipe da GO! Pequenos Negócios. Ao final, o cliente recebe um relatório analítico e gráfico com os dados e recomendações oferecidas por parceiros especializados na realidade das PMEs.


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