quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Um retrato da cerveja artesanal no Brasil, pelo Instituto da Cerveja


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com o despertar para as cervejas artesanais no Brasil, aumentou também o interesse em investir nesse mercado. Porém, os empreendedores sempre careceram de um levantamento mais detalhado do segmento. Para preencher essa lacuna, o Instituto da Cerveja do Brasil, em um trabalho coordenado por Alfredo Ferreira, se ocupou dois anos em um levantamento minucioso. O resultado dessa pesquisa, que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e associações regionais como Procerva (PR), Apacerva (SP) e AGM (RS), é divulgado agora, em dezembro de 2016. Confira abaixo algumas das conclusões.

“O mercado de cervejas artesanais no Brasil, apesar da crise político-financeira, não para de crescer e se mostra como uma aposta promissora para os próximos anos”, afirma Alfredo Ferreira


Com um volume anual de 138,6 milhões de hectolitros (dados de 2015), o Brasil desempenha um importante papel no mercado cervejeiro global, na terceira posição em volume total de produção de cervejas. Enquanto o mercado de cervejas mainstream tem caído nos últimos anos (1,8% em 2016 - até outubro - em relação a 2015, e 2% em 2015 em relação a 2014), o mercado das cervejas artesanais vem em um sentido oposto. Embora ainda pouco expressivo, especialmente quando comparado aos Estados Unidos, este mercado tem hoje 0,7% do volume total de cervejas no país, que representa um volume de aproximadamente 91 milhões de litros anuais de cervejas artesanais. O gráfico abaixo mostra a evolução no número de cervejarias artesanais nos últimos 11 anos.

O Brasil fechou 2015 com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana.

As estimativas para 2016 continuam no mesmo ritmo. Em torno de 60 novas cervejarias terão iniciado sua produção este ano, o que leva o país ao número de 432 cervejarias artesanais no final de 2016.

Onde se concentram as cervejarias

Apesar de sua grande área territorial, 91% das microcervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em seis dos 27 estados do país. Isso reflete exatamente a concentração econômica do Brasil que se dá também nestas duas regiões.

O tamanho das cervejarias

Diferentemente do mercado americano, bem consolidado, onde já há várias cervejarias de médio porte atuando no mercado, a maioria das cervejarias artesanais brasileiras ainda é bem pequena. O tamanho médio delas está em torno de 20.000 Litros de cerveja/mês.

Previsões para 2017

O cenário de 2017 para o mercado de cervejarias artesanais é promissor. Levantamentos junto aos principais participantes deste mercado levam o Instituto da Cerveja a apostar na continuidade deste crescimento. A aposta é de que o número chegue a pelo menos 500 cervejarias artesanais até o final de 2017.

Para acessar o Infográfico completo, clique neste link

Além de agradecer a ajuda de centenas de microcervejarias, colaboradores do MAPA e associações regionais como Procerva, Apacerva, AGM entre outras, Alfredo Ferreira agradeceu ao Nani (Alexandre) do ICB-Design, que desenvolveu o infográfico.

Onde se concentram as cervejarias

 Fonte: http://revistabeerart.com/news/numeros-do-mercado-da-cerveja-artesanal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário