CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
Com o despertar para as cervejas artesanais no Brasil, aumentou também o interesse em investir nesse mercado. Porém, os empreendedores sempre careceram de um levantamento mais detalhado do segmento. Para preencher essa lacuna, o Instituto da Cerveja do Brasil, em um trabalho coordenado por Alfredo Ferreira, se ocupou dois anos em um levantamento minucioso. O resultado dessa pesquisa, que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e associações regionais como Procerva (PR), Apacerva (SP) e AGM (RS), é divulgado agora, em dezembro de 2016. Confira abaixo algumas das conclusões.
“O mercado de cervejas artesanais no Brasil, apesar da crise político-financeira, não para de crescer e se mostra como uma aposta promissora para os próximos anos”, afirma Alfredo Ferreira
Com um volume anual de 138,6 milhões de hectolitros (dados de 2015), o Brasil desempenha um importante papel no mercado cervejeiro global, na terceira posição em volume total de produção de cervejas. Enquanto o mercado de cervejas mainstream tem caído nos últimos anos (1,8% em 2016 - até outubro - em relação a 2015, e 2% em 2015 em relação a 2014), o mercado das cervejas artesanais vem em um sentido oposto. Embora ainda pouco expressivo, especialmente quando comparado aos Estados Unidos, este mercado tem hoje 0,7% do volume total de cervejas no país, que representa um volume de aproximadamente 91 milhões de litros anuais de cervejas artesanais. O gráfico abaixo mostra a evolução no número de cervejarias artesanais nos últimos 11 anos.
O Brasil fechou 2015 com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana.
As
estimativas para 2016 continuam no mesmo ritmo. Em torno de 60 novas
cervejarias terão iniciado sua produção este ano, o que leva o país ao
número de 432 cervejarias artesanais no final de 2016.
Onde se concentram as cervejarias
Apesar de sua grande área territorial, 91% das microcervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em seis dos 27 estados do país. Isso reflete exatamente a concentração econômica do Brasil que se dá também nestas duas regiões.O tamanho das cervejarias
Diferentemente do mercado americano, bem consolidado, onde já há
várias cervejarias de médio porte atuando no mercado, a maioria das
cervejarias artesanais brasileiras ainda é bem pequena. O tamanho médio
delas está em torno de 20.000 Litros de cerveja/mês.
Para acessar o Infográfico completo, clique neste link
Além de agradecer a ajuda de centenas de microcervejarias, colaboradores do MAPA e associações regionais como Procerva, Apacerva, AGM entre outras, Alfredo Ferreira agradeceu ao Nani (Alexandre) do ICB-Design, que desenvolveu o infográfico.
Previsões para 2017
O cenário de 2017 para o mercado de cervejarias artesanais é promissor. Levantamentos junto aos principais participantes deste mercado levam o Instituto da Cerveja a apostar na continuidade deste crescimento. A aposta é de que o número chegue a pelo menos 500 cervejarias artesanais até o final de 2017.Para acessar o Infográfico completo, clique neste link
Além de agradecer a ajuda de centenas de microcervejarias, colaboradores do MAPA e associações regionais como Procerva, Apacerva, AGM entre outras, Alfredo Ferreira agradeceu ao Nani (Alexandre) do ICB-Design, que desenvolveu o infográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário