CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/
Para popularizar os vinhos elaborados com a Grenache, a cada terceira sexta-feira de setembro, os enófilos celebram o #GrenacheDay, o Dia Internacional da Garnacha. É uma data festiva criada em 2010 especialmente para a uva tinta espanhola mais difundida no mundo, aquela que ao atravessar a fronteira ganhou um nome sofisticado francês, mas em sua terra de origem é conhecida como Garnacha. Neste ano, a data é celebrada em 16 de setembro.
A Grenache é umas das castas viníferas mais cultivadas no mundo e certamente já foi apreciada pelos paladares da maioria dos apaixonados por vinhos, embora sua presença seja mais comum em cortes como o GSM, em que acompanha as variedades Shiraz e Mourvèdre. Riqueza de estilo e versatilidade são sinônimos dessa uva, que produz desde vinhos rosés, passando pelos tintos, chegando aos vinhos de sobremesa, podendo estagiar em madeira ou não.
É uma uva de fácil cultivo, que possui bagos com pele fina, responsáveis pela coloração mais clara do que a habitual para vinhos tintos. Por ter maturação tardia, seus níveis de açúcar tendem a ser altos, originando vinhos alcoólicos, intensos, aromáticos com poucos taninos e média acidez. A Grenache de vinhas velhas é extremamente densa e complexa, proporcionando muito sabor no momento da degustação dos vinhos.
Em geral, é cultivada em climas mais quentes e secos, sendo suas principais regiões produtoras as espanholas Priorato, Rioja e Navarra e as francesas Vale do Rhône (tradicional para o corte GSM), Châteauneuf-du-Pape e Languedoc-Roussillon (famosa pelos vinhos de sobremesa), além de outras localidades em países como Austrália, África do Sul e EUA.
Em linhas gerais, os aromas primários (da própria fruta) mais encontrados são: frutas vermelhas (morango, framboesa, ameixa), frutas pretas (groselha preta, amora), especiarias (pimenta do reino, gengibre, azeitonas pretas) e amadeirados (café, couro, tostado, castanha assada).
Os principais rótulos com Grenache
Um rótulo varietal de Grenache é sempre um coringa para as harmonizações. Os rosés vão bem com carpaccio, paella, frutos do mar salteados, vegetais grelhados e peixes como sardinha, atum e salmão. Já os tintos leves combinam com a culinária picante indiana, tailandesa, alguns pratos árabes, tábuas de frios e com churrascos. Os tintos mais potentes fazem bons pares com grelhados, cordeiro, pato, caçarolas e guisados.
As sugestões de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine para preencher sua taça na sexta-feira ficam por conta do espanhol Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020, que é 100% elaborado com a variedade, traz toda sua delicadeza e frescor num tom apaixonante.
https://www.wine.com.br/
Ainda na Espanha, um tinto mais encorpado que mostra toda a versatilidade dessa uva, é o Doble Cuerpo Hermanos de Sangre Garnacha 2018, pois é produzido em dois terroirs distintos, o D.O.s Calatayud e o Manchuela, o que permite apresentar um blend marcante de Garnachas.
https://www.wine.com.br/
Na França, esta uva costuma aparecer em blends como no Terra Solsequia AOC Corbieres Grande Reserva Tinto 2018, em companhia das variedades Carignan e Syrah, que encantam com seus toques frutados e florais.
Para os paladares mais ousados, a especialista sugere o Pérez Cruz GSM D.O. Valle del Maipo Andes 2020, que apresenta o tradicional corte de Grenache, Syrah e Mourvèdre, famoso na francesa Rhône, mas é desenvolvido em terras chilenas, mostrando sem restrições todo o potencial desse terroir para a casta.
https://www.wine.com.br/
Nesta data especial, a dica é aproveitar o cupom CLIENTE15 no e-commerce da Wine, que oferece 15% off nas compras a partir de R$99 (promoção válida até às 23h59 de 15/09, quando se comemora o Dia do Cliente).
Vale acompanhar também a marca pelas redes sociais, pois ofertas “relâmpago” serão disponibilizadas de 3 em 3 horas. E, para arrematar a celebração em alto estilo, acesse a playlist Grenache/Garnacha Wine Day em seu aplicativo de músicas preferido. Ah, não se esqueça de registrar seu momento e postar com #GrenacheDay!
Por Bruno Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário