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Um levantamento realizado pelo Twitter
aponta que 82% das pessoas que usam a plataforma no Brasil consomem
bebidas com álcool, o que o torna um ambiente oportuno para a criação de
conteúdo de marcas que queiram conversar com seu público, especialmente
em grandes eventos como Copa do Mundo e Carnaval, por exemplo. Além
disso, existe uma grande oportunidade de criação de novas narrativas e
formas de engajar com esse público, já que 86% dos Tweets sobre bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) no Brasil não mencionam marcas.
Grande parte desses Tweets é feita durante o período da noite, especialmente às quinta-feiras. Além
disso, alguns momentos de consumo de bebidas, por exemplo, são
comentados com mais frequência na plataforma, mostrando a importância de
se conectar tanto com ocasiões cotidianas quanto com ocasiões
especiais: festas, churrascos, comemorações, refeições e eventos.
A pesquisa mostra também que
73% das pessoas que usam o Twitter no Brasil beberam cerveja no último
mês e, em geral, 60% considera que vale a pena pagar por bebidas de
qualidade melhor - sendo este um ponto que pode ser útil para as marcas.
O estudo mostra que 48% gosta de experimentar novas bebidas - comparado
a 41% em outras plataformas - e 44% fala com amigos e parentes sobre
novos produtos no Twitter.
Além disso, produtos como vodka, whisky e gin possuem grande popularidade entre os brasileiros presentes no Twitter. Enquanto 50% de quem usa a plataforma no Brasil bebe vodka pelo menos uma vez no mês, 43% bebe whisky e 33% bebe gin - que muitas vezes também está atrelado a outros produtos, como a tônica, também uma bebida usual nas discussões relacionadas ao tópico. Outras bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes, também geram conversas no Twitter: 86% das pessoas que usam a plataforma no Brasil beberam suco no último mês.
O desafio da Geração Z
Quando falamos sobre bebidas, sejam
elas alcoólicas ou não, 58% das conversas são geradas por pessoas da
Geração Z. No entanto, um dos grandes desafios para as marcas está em
como conquistá-las, visto que cerca de 85% das que usam o Twitter no
Brasil dizem que não se sentem representadas em anúncios de marcas. Isso
acontece porque elas têm uma relação diferente com o consumo e
acreditam ser necessário que as empresas tenham responsabilidade social.
Bem-estar, por exemplo, é uma pauta
muito forte, já que a Geração Z busca por produtos mais naturais e
sustentáveis. O meio ambiente também é visto como uma prioridade - 63%
dessas pessoas afirmam que pagariam mais caro por um produto sustentável
e 64% preferem marcas sustentáveis. Além disso, o tópico saúde é
fundamental: 61% têm interesse em bebidas e comidas saudáveis. Dessa
forma, é importante que as marcas comuniquem seus ideais e
posicionamentos com ação e intenção, visto que isso pode afetar na
decisão de compra dos seus consumidores.
O levantamento foi realizado em 2022 pelo Twitter no Brasil com dados internos da plataforma.
Fonte: : PRTwitter@nectarc.com.br
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