sexta-feira, 12 de maio de 2017

Chef cria cervejas para harmonizar com receitas culinárias


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Capitaneado pelo chef, cervejeiro e sommelier Allan Cunha, de Curitiba, o Project Brasii desenvolve cervejas que apostam em ingredientes que casam com pratos conhecidos no Brasil e no mundo. Também de caráter educacional, oferece nos rótulos as receitas tanto da bebida quanto das comidas para que o público compreenda as harmonizações. Entre as receitas, Moqueca, Rollmops e Fried Chicken - que também dão nome às cervejas. A produção envolve cervejarias do Brasil, como a Amazon Beer, a Morada Cia Etílica e a Unika, e do Exterior, como a Against the Grain.

No mês de abril Allan Cunha lança a Brasii Rollmops, em São Paulo, além de produzir a Brasii Pork Ribs, em San Diego, na Califórnia, em parceria com a White Labs, maior laboratório de leveduras do mundo. O objetivo é criar "uma grande experiência gastronômica, harmonizando pratos populares da culinária brasileira e mundial com cervejas com ingredientes escolhidos e combinados especialmente para tornar a refeição inesquecível".

Allan Cunha ressalta:
    “Nosso projeto consiste na inversão do usual processo de harmonização, buscando valorizar e firmar a cerveja como parte de uma grande refeição. Aliás, não apenas mais uma refeição. Mas uma experiência.”

A ideia é lançar periodicamente uma nova criação, sempre para harmonizar com pratos consagrados da gastronomia mundial. A primeira cerveja do projeto foi a Moqueca, que chegou ao mercado nacional em novembro de 2016. Antes, esteve entre os produtos apresentados na BrauBeviale, feira internacional de bebidas, que ocorreu em Nuremberg, na Alemanha.

Uma das premissas é cada produção do Projeto Brasii contar com um ingrediente exclusivo e/ou diferenciado na composição das cervejas. As edições são únicas e assinadas por um chef e por um mestre cervejeiro. Os rótulos levarão sempre a receita do prato e da cerveja para estimular as pessoas a prepararem os pratos e as cervejas, exercitando as harmonizações, já que o projeto tem também caráter educacional. A produção se divide entre cervejas engarrafadas e barris de chope.

Lugar de honra - Brasii em latim significa malte. O nome do nosso país, Brasil, vem de pau-brasil, a madeira encontrada nas florestas com intensa cor de brasa. Malte e brasa fizeram parte dos primeiros passos do homem na produção milenar das cervejas. A mistura de diferentes maltes, distintos sabores vindos do lúpulo e de outros ingredientes, sempre presentes nas leveduras, nunca limitam as combinações.

"É notório que quando se fala, ao redor do mundo, sobre comida e bebida de excelência, a cerveja ainda não vem primeiro à mente em relação ao vinho. As razões são muitas, mas é verdade que quando a cerveja, assim como os ingredientes usados em uma receita culinária, é produzida com ingredientes e aplicação das técnicas corretas, não há bebida melhor para acompanhar o prato", diz Allan.

As cervejas já lançadas

Confira a descrição divulgada pelo autor do projeto:

Moqueca Lançamento: novembro 2016 - Nuremberg (Alemanha) e Brasil


A Brasii Moqueca é uma cerveja estilo saison elaborada com leveduras nacionais extraídas da flor do maracujá e da cana-de-açúcar, fornecidas com exclusividade pela empresa Bio4. A bebida tem final seco e é bastante carbonatada (oferecendo uma camada de textura para o molho do prato), características que a tornam um acompanhamento perfeito para moquecas feitas com peixe, leite de coco e azeite de dendê. Foram produzidos 2 mil litros.

Todos os barris foram vendidos em pouco tempo. Restam algumas caixas de garrafas de 600 ml. A receita do prato foi desenvolvida pelo chef Paulino da Costa, belenense radicado em Curitiba e especialista em preparações de frutos do mar. O cervejeiro que assina a Brasii Moqueca é André Junqueira, proprietário da Morada Cia Etílica.

Fonte: http://revistabeerart.com/news/project-brasii

Nenhum comentário:

Postar um comentário