CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
O hobby de produzir
cerveja em casa, também conhecido como homebrewing, vem cada vez mais
conquistado novos adeptos, que estão transformando suas casas em laboratórios
cervejeiros. Muitos especialistas consideram que o Brasil está vivendo um
momento semelhante ao boom das cervejas artesanais, que ocorreu em solo
norte-americano na década de 1980. Para se ter uma ideia, o país (EUA), que
tinha menos de uma centena de cervejarias saltou para cerca de 3 mil fábricas,
sendo a maioria de pequeno porte, alcançando cerca de 10% do segundo maior
mercado produtor de cervejas do mundo.
Fruto de um hábito
antigo, iniciado com a chegada dos primeiros colonos ingleses nos Estados
Unidos, a prática de fazer cerveja caseira se tornou uma questão cultural
passada de geração a geração. Historiadores contam que a produção da bebida em
casa no país já acontecia no século XVI e início de XVII. Só que a atividade
foi proibida com a promulgação da lei seca em 1920 e legalizada em 1978,
popularizando-se.
Foram justamente os
cervejeiros caseiros os grandes responsáveis pelo resgate da cultura
cervejeira, o que deu certo. Hoje, estima-se que haja pelo menos 1,2 milhões de
cervejeiros artesanais nos Estados Unidos, o que movimentou, somente em 2015,
algo em torno de 22,3 bilhões de dólares.
No Brasil a prática
possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que
revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país
produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o
terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da
China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros
por pessoa.
Números atualizados
apontam que a produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional,
representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais, mas, há estimativas
que o país alcance 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Tudo isso
acontecerá, porque as pessoas passaram a buscar a experiência de consumo e
produtos que tenham uma história, uma conectividade maior com os próprios
gostos.
O ano de 2015 fechou
com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de
17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento
vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa, em
média, uma nova cervejaria por semana.
Estimava-se que em
2016 cerca de 60 novas cervejarias iniciaram a produção, o que levaria o país
ao número de 432 cervejarias artesanais. A aposta para 2017 é de que este número
chegue, a pelo menos, 500 cervejarias artesanais.
Um dado interessante
é que, apesar do vasto território, 91% das micro cervejarias do
Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em 6
dos 27 estados do país.
Atentos a esse
mercado promissor com o surgimento de novas cervejarias, responsáveis pela
produção das cervejas artesanais, o Lamas Brew Shop se posiciona
estrategicamente na outra ponta, oferecendo matéria-prima de qualidade,
equipamentos e conhecimentos para esses cervejeiros caseiros, considerando que
não há limites para tentar combinações de ingredientes e técnicas.
A empresa está de
olho neste mercado desde 2011, quando foi aberta a primeira loja em Campinas (SP).
Hoje, a Lamas conta com mais dois espaços, um em São Paulo (SP) e outro em Belo
Horizonte (MG), além de realizar vendas online, registrando um crescimento de
30% ao ano, com exceção de 2016 que foi 12%.
Ainda em 2016, o Lamas
faturou R$ 12 milhões e pretende aumentar esse número com o lançamento de um
clube de assinaturas para mestres cervejeiros e pessoas que desejam fabricar a
bebida em casa.
O Clube de Assinatura do Lamas é o primeiro do mundo dedicado para os mestres cervejeiros de fim de semana, aqueles que realmente vivem cercados de panelas e amigos, fazendo de suas casas verdadeiros laboratórios, através de receitas cheias de personalidade que resultam em cervejas com a essência de seus criadores.
Batizado
de Lamas Brew Club®, o novo negócio apresenta uma maneira fácil e
descomplicada de receber em casa Receitas Completas de Cervejas, com todos os
insumos necessários para produzi-las. O consumidor escolhe se quer a receita
para fazer 5, 10 ou 20 litros de cerveja.
O envio é
bimestral e sempre será de uma cerveja com grau de complexidade de fabricação
acima da média de mercado, onde serão exploradas novas técnicas, insumos e
estilos. Uma verdadeira aventura a cada receita, que serão inéditas e
completas. Além disso, o assinante leva de presente uma análise sensorial da
cerveja, que será feita por um time de juízes BJCP (Beer Judge
Certification Program), Sommeliers e Cervejeiros. O melhor de tudo? O assinante
receberá o feedback da sua cerveja.
Fonte: Notícia Expressa
Nenhum comentário:
Postar um comentário