VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
Uma das maiores cervejarias do mundo aprimorou aspectos relacionados a eficiência e sustentabilidade em sua planta localizada em Pernambuco após a implantação de um sistema de refrigeração industrial. A solução, desenvolvida pela Mayekawa do Brasil embarcada com a tecnologia dos equipamentos Danfoss, viabilizou a ampliação da capacidade produtiva com redução significativa no inventário de amônia, mantendo os indicadores de consumo de energia, aspectos fundamentais para garantir a qualidade final da cerveja e atender aos padrões ambientais globais da companhia.
Desafio: Ampliar com sustentabilidade
Com o objetivo de ampliar sua capacidade produtiva de cervejas puro malte, mantendo os indicadores de consumo de energia e adotando práticas sustentáveis, como o uso de 100% de energia renovável e a meta de consumo hídrico de 2,8 hl/hl, a cervejaria buscou soluções eficientes no mercado. A planta, adquirida de uma cervejaria de renome, operava com tanques encamisados e condensadores evaporativos. O desafio: ampliar para aumentar a capacidade produtiva, reduzindo o volume de amônia, mas mantendo os indicadores de consumo de energia. Para superar isso, a Mayekawa encontrou na parceria com a Danfoss, referência em instrumentação, drives e, mais recentemente, trocadores de calor a placas. Essa foi a base para um projeto mais compacto e eficiente. Com análise e expertise da Mayekawa, foi possível substituir os condensadores evaporativos por torres de resfriamento, proporcionando acionamento elétrico aprimorado; melhor controle e menor volume de amônia.
Resfriamento indireto com termoacumulação
Na implantação da modernização, a Mayekawa instalou um sistema de resfriamento indireto com reservatório de termoacumulação estratificada e condensadores evaporativos. A principal vantagem desse sistema foi garantir estabilidade térmica, independentemente das condições climáticas externas, um fator essencial para manter a temperatura ideal em todas as etapas da produção e armazenamento da cerveja. O conjunto incluía chillers, tanques de termoacumulação, bombas centrífugas e controle automatizado via PLC, proporcionando uma operação eficiente e segura.
“Desde o início, buscamos garantir ao cliente uma operação estável, com temperatura controlada e máxima eficiência energética. O sistema indireto com termoacumulação é ideal para ambientes com alta exigência térmica como cervejarias, pois entrega performance, segurança e sustentabilidade em um único pacote”, explica Fred Figueira, Supervisor de Vendas da Mayekawa do Brasil.
Ampliação e redução da carga de amônia
Com o aumento da demanda, o projeto trouxe a incorporação de novos chillers Mayekawa equipados com compressores da família 280 JL, operando com motores elétricos acionados por conversores de frequência Danfoss, garantindo maior eficiência e controle dinâmico do sistema. Esses equipamentos foram desenvolvidos com uma arquitetura otimizada, onde o sistema de injeção de líquido proporcional de amônia desempenha um papel fundamental na performance geral.
O sistema foi projetado com válvula motorizada tipo ICM e transmissor de nível AKS 4100, que, em conjunto, garantem a alimentação precisa dos separadores de líquido. “Esse controle refinado, aliado à utilização de evaporadores de placas semi-soldadas Danfoss, melhora significativamente a eficiência da troca térmica e contribui para a estabilidade das pressões de sucção e descarga, fator essencial para a operação segura e eficiente dos compressores”, explica Wesley Luppo, Engenheiro de Vendas Sênior da Danfoss.
Como parte da otimização, os condensadores evaporativos foram substituídos por trocadores de calor de placas semi-soldadas Danfoss, mais compactos e eficientes. Esse novo arranjo foi complementado pelo sistema de purga de ar inteligente IPS8, responsável por remover gases não-condensáveis e reforçar a estabilidade operacional do sistema.
O resultado foi um sistema altamente eficiente, com menor carga de amônia, uma exigência específica da cervejaria, e elevado desempenho energético e operacional. Fred Figueira, Supervisor Comercial na Mayekawa do Brasil ressalta: “O impacto foi expressivo: para cada TR de refrigeração, houve uma redução de 0,5 kg na quantidade de amônia utilizada, consolidando a solução como referência em segurança, eficiência e sustentabilidade.
“A Danfoss tem como diferencial oferecer uma solução integrada: trocadores de calor, válvulas, controles, sensores e drives, com alta eficiência, segurança e conformidade com normas internacionais. Isso nos posiciona como um parceiro estratégico em projetos complexos como este, em que o desempenho e confiabilidade são inegociáveis”, afirma Luís Fechio, Engenheiro de Vendas Sênior da Danfoss.
Resultados: desempenho e qualidade assegurados
Com investimento de R$ 1,2 bilhão, a cervejaria conseguiu não apenas triplicar sua capacidade produtiva, como também atingir suas metas de sustentabilidade. A integração das tecnologias da Danfoss e Mayekawa resultou em ganhos expressivos de eficiência energética, e diminuição no inventário de amônia, tudo isso mantendo os indicadores de consumo de energia e, consequentemente, a alta qualidade das cervejas produzidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário