quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sancionada lei que cria Polo Cervejeiro da Região de Friburgo


 
 O Governo do Estado sancionou ontem (14/05) a Lei Nº 7.954, que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo e estabelece a Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro. O Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo, com sede nesta cidade, abrange Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis; municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios. “O objetivo da lei é consolidar a região como produtora de cerveja artesanal; congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento; promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local”, define o deputado estadual Waldeck Carneiro, um dos autores da proposição na ALERJ.

25 cervejarias Artesanais
O Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo contará com um calendário de eventos envolvendo os 12 municípios integrantes, que culminará com a Festa Anual da Cerveja Artesanal, reunindo produtores integrantes do Polo, além de agregar outros produtores do Estado do Rio de Janeiro. Friburgo teve sua primeira fábrica produtora de cerveja há mais de 150 anos, quando em 1861, o alemão Pedro Gerhardt solicitou à Câmara Municipal autorização para iniciar sua produção. “A região possui diversas fábricas, incluindo as artesanais, consolidando-se como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade. Conta, hoje, com aproximadamente 25 marcas, sendo que, dessas, 16 encontram-se operando regularmente, estando as restantes em fase de implantação”, salienta Waldeck.


Tecnologia, Renda e Emprego
Nova Friburgo tem ainda a Lei Municipal nº 4.409, de agosto de 2015, que dispõe sobre a criação de incentivos às microcervejarias artesanais. Somente fábricas com a produção anual não superior a três mil litros de cerveja ou chopp enquadram-se na referida lei. “Com a nova lei estadual, há expectativa de que novas empresas cervejeiras se instalem no município gerando tecnologia, renda e emprego. Não resta dúvidas que o momento é de unir forças e estabelecer na região o Polo Produtor de Cerveja Artesanal, que fomentaria o turismo na região durante todo o ano, mas principalmente desenvolveria a economia interna com produtos de altíssima qualidade”, afirma Waldeck.

370 mil habitantes
Os 12 municípios incluídos na região possuem uma população em torno de 370 mil habitantes. Todos possuem benefícios com a produção de cerveja artesanal, que movimenta diversos setores da economia, tais como hoteleiro, comércio, gastronômico e industrial. “Considerando que os produtos elaborados em uma região podem sofrer a influência das condições hidrográficas, geológicas e climáticas, além da biodiversidade local, as condições ambientais exclusivas desta região, em conjunto com a cultura local, a capacidade técnica e a criatividade dos produtores ali instalados, tornam as cervejas do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo produtos únicos, que proporcionam uma experiência de consumo diferenciada”, finaliza o parlamentar.
Fonte: Edison Corrêa -  Jornalista MTb 21.640/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário