sexta-feira, 27 de maio de 2022

Chef Lili Aguiar comemora Dia do Hambúrguer com sugestão feita com peixe

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/  

Dia 28 de maio é uma das datas mais gostosas do calendário gastronômico, afinal, é o Dia Mundial do Hambúrguer, um dos sanduíches mais amados em todo o mundo que se adaptou a várias culturas e ganhou novos ingredientes para ficar ainda mais gostoso.

Considerado uma das refeições mais democráticas, o hambúrguer surgiu na Alemanha, na região de Hamburgo – por isso o nome – por volta do século XVII como um bolinho frito de carne moída temperada.

Gostosos, fáceis de comer e com preço acessível esses bolinhos ficaram famosos 200 anos depois, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram aos Estados Unidos levando a receita dessa delícia na bagagem. Foi lá que surgiu a ideia de colocar a carne no meio de duas fatias de pão e de acrescentar outros ingredientes como queijo, alface, tomate e cebola.

Em pouco tempo os trabalhadores, que precisavam de refeições rápidas e nutritivas para terem mais energia, passaram a consumir os hambúrgueres o que ajudou a popularizar o lanche.

Hoje, o hambúrguer, depois de conquistar o mundo, ganhou uma conotação gourmet com várias receitas feitas com ingredientes sofisticados e assinadas por chefs renomados. Inclusive, a carne vermelha não é mais usada com exclusividade no sanduíche que ganhou novas versões com salmão, peru, frango e até vegetarianas.

Para comemorar essa data tão importante a chef Lili Aguiar preparou uma versão feita com Saint Peter que, além de ficar mais leve, também trouxe um sabor requintado para o sanduíche. “Usei esse peixe porque seu sabor suave e textura tenra combinaram muito bem com queijo, pimentão e alho poró que proporcionaram um sabor super diferenciado para o sanduíche”, acrescenta a chef.

Para quem quer aproveitar a data e preparar uma versão diferente, segue a receita e as dicas da chef:

HAMBURGUER DE SAINT PETER

Ingredientes:

3 filés de saint peter (cerca de 350 g)

½ cebola

1 ovo

¼ de xícara (chá) de farinha de rosca

2 talos de cebolinha fatiados

raspas de 1 limão

1 colher (chá) de cúrcuma

½ colher (chá) de coentro em pó

1 colher (chá) de sal

azeite a gosto

Para montagem:

Molho de mostarda com maionese

Alface picada

Queijo prato

1/2 pimentão grelhado

1 talo de algo poro refogado

Modo de preparo:

Faça o pré-preparo descasque e corte a cebola em cubos médios; corte os filés de peixe em pedaços menores assim fica mais fácil para triturar; numa tigela pequena quebre o ovo e reserve. Raspe a casca do limão sem chegar até a parte branca, que amarga o preparo.

No processador, coloque os pedaços de peixe e bata bem até triturar se necessário, pare de bater e misture com uma colher para triturar por igual. Junte a cebola, as raspas de limão, a cúrcuma, o coentro, o sal e bata até formar uma massa lisa. Por último, adicione o ovo e bata apenas para misturar.

Transfira a massa de peixe para uma tigela grande, junte a cebolinha picada, a farinha de rosca e misture bem até dar o ponto para modelar a massa deve soltar da lateral da tigela mas ainda estar úmida.

Para modelar umedeça as mãos com água, retire uma porção da massa e enrole formando uma bola um pouco maior que a de pingue-pongue; achate levemente para formar o hambúrguer e transfira para uma travessa. Repita com toda a massa.

Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantos hambúrgueres couberem, um ao lado do outro. Abaixe o fogo e deixe dourar por 3 minutos de cada lado.

Vire novamente e deixe dourar mais 1 minuto de cada lado assim eles não queimam por fora nem ficam crus por dentro. Transfira para um prato, regue a frigideira com mais azeite e repita com o restante. Monte o hambúrguer e sirva em seguida.

Fonte: materiaprimma.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário