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A Doktor Bräu Cervejas Especiais (www.doktorbrau.com.br) veio ao mundo em 2015, pelas mãos de um médico, Nuberto Hopfgartner, e de um farmacêutico, Fernando Evans, e desde então não parou de crescer. Tanto é que apenas 2,5 anos após o seu nascimento, a cervejaria acaba de inaugurar sua fábrica na divisa entre Congonhal e Pouso Alegre (MG). Com um investimento de R$4,5 milhões, as novas instalações têm 3.000m2 de área construída em um terreno de 16.000m2 e incluem sede administrativa (400m2), área produtiva (350m2), Hospício pub e gift shop (150m2), e estacionamento para 50 carros.
O padrão almejado para o empreendimento compara-se ao das cervejarias norte-americanas, que fazem da visitação um passeio extremamente agradável. “A intenção da Doktor Bräu é criar um ponto turístico para os apreciadores de cervejas artesanais por meio de uma experiência completa na arte cervejeira – cursos, degustação, harmonização, uma vista relaxante – para que eles saiam da fábrica como fãs da marca, com camisetas, bonés, canecas e copos especiais, cheios de alegria e com histórias para contar”, destaca Hopfgartner.
O local foi escolhido após cuidadosa
avaliação mostrar que o consumo de cerveja artesanal da região está
crescendo muito. E a Doktor Bräu não é a primeira cervejaria a se
instalar por lá: entre 1899 e 1918, a “Austríaca” produzia a bebida
com a água mais pura da cidade: a do chafariz que ficava atrás da
Catedral. Coincidentemente, quase um século depois, a localidade volta a
abrigar uma cervejaria com a mesma origem, pois a Doktor Bräu nasceu
após pesquisas feitas pelos Hopfgartner – o significado do nome alemão é
"jardineiro de lúpulo" – que decidiram resgatar a tradição secular dos
antepassados austríacos de uma maneira mais urbana: ao invés de plantar
lúpulo, produzir cerveja. O nome? Uma referência aos seus fundadores
(Doktor) e ao próprio negócio, bebida fermentada ou fermentação
cervejeira, que em alemão é Bräu.
Investimento, faturamento, produção
- Com um investimento inicial de R$300 mil em 2015 e retorno em 12
meses (faturamento de R$800 mil/2016), a Doktor Bräu encerra 2017 com
faturamento de R$1,2 milhão. Se em seus primeiros três meses de vida
produzia 2.000 litros mensais, a situação atual é bem diferente:
15.000l/mês, e a expectativa de chegar a 40.000/mês no final de 2018. De
acordo com Hopfgartner, a cervejaria tem hoje cerca de 300 pontos de
venda em SP, MG, RJ, GO, MT, MS, BA, RN, AM, PR, RS e DF que são, na
maioria, bares especializados em cervejas artesanais. E isso não é tudo:
neste final de ano, a Doktor Bräu iniciou seu movimento para chegar ao
varejo, já entrando em alguns supermercados de Minas Gerais. Se você
quiser saber em que bares encontrar as cervejas, é só consultar o app
BRevo (Apple Store ou Google Play).
Rótulos - Atualmente a Doktor Bräu conta com seis linhas regulares: PsicótIPA (American IPA com aromas cítricos); AnesthesIPA (Imperial IPA); Soro N'Aveia (Summer Ale com aveia); MedikaMenthus (APA com hortelã); HemorragIPA (Red IPA com hibisco) e WitaMina
(Witbier com adição de camomila, erva cidreira, semente de coentro e
casca de laranja) – qualquer semelhança com nomes do universo
médico-farmacêutico não é mera coincidência. A elaboração de novos
produtos obedece ao desejo de inovação dos sócios, além das tendências
de mercado e da influência dos cervejeiros, e os lançamentos são
frequentes para seduzir o público e levá-los a novas experiências. Ah, e
vale mencionar que as artes dos rótulos são criadas pela ilustradora
Tami Hopfgartner em seu estúdio em Vevey, na Suíça.
Fonte: Grande Ideia Assessoria de Imprensa
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