quinta-feira, 22 de junho de 2017

10 sites nacionais para quem faz cerveja caseira


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

 Com o objetivo de facilitar a vida de quem pretende fazer cerveja caseira, a revista Beer Art selecionou 10 sites brasileiros que oferecem conhecimento importante e em alguns casos até mesmo ferramentas virtuais que auxiliam o homebrewer. São blogs, portais, seções de fornecedores de insumos e equipamentos, páginas de associações, todas tendo em comum conteúdo útil, como apoio relevante para quem faz ou quer fazer cerveja em casa. Também há uma seleção de sites internacionais, neste link.

Confira a seguir os 10 sites nacionais e uma descrição de cada um. E salve também o endereço revistabeerart.com/como-fazer, onde esta lista, assim como outras dicas, guias e notícias sobre homebrewing estão disponíveis.

Fabiana Büll Haik, a Bia Bier, combinou a formação como sommelier e homebrewer com a habilidade da comunicação em vídeo, para criar o curso online que ensina a fazer cerveja em casa. Para saber mais sobre o curso, com 16 aulas e sala virtual para tirar dúvidas, confira aqui.


Condado da Cerveja

Além de informações sobre o processo de produção da cerveja o site oferece ferramentas para facilitar cálculos cervejeiros como Solução de Iodo para Sanitização e graduação alcoólica.

 Acervas

Os sites das Acervas são excelentes referências para os cervejeiros caseiros, com troca de informações, agenda de eventos, dicas e curiosidades. Como exemplo, a Acerva Carioca que traz um vasto material didático, boletins técnicos, glossário e um Beer Map.

Botto Bier

Editado por Leonardo Botto, o blog apresenta experiências cervejeiras, sobre receitas, equipamentos ou insumos, e notícias relacionadas à produção caseira da bebida. Um grande destaque do espaço online é um Manual Básico com os principais conceitos cervejeiros.

Cerveja Henrik Boden

Trata-se de um portal com dicas e informações para quem quer produzir cerveja em casa. Nasceu de um site que tem mais de 5 anos de atividade, gerenciado por três cervejeiros caseiros. O espaço também publica vídeos e uma galeria de imagens sobre cerveja caseira do Brasil.

Como fazer cerveja

Desenvolvido pela WE Consultoria, o site fornece informações ao mercado de cerveja artesanal. Com layout bem simples, o espaço é bastante útil principalmente para quem está começando a se aventurar pela produção cervejeira, contando inclusive com um passo a passo de como preparar, lista de equipamentos, ingredientes e etapas da fabricação.

HomebrewTalk.com.br

O www.homebrewtalk.com.br é uma parceria com o HomebrewTalk norte-americano, o maior fórum do mundo sobre cerveja caseira. A versão brasileira é a maior comunidade nacional de cervejeiros caseiros.
Acesse aqui o homebrewtalk.com, a versão em inglês do fórum.
 
 
Trata-se de um Portal de informações cervejeiras, com o diferencial de apresentar uma seção específica para a produção caseira. Nesse espaço é possível encontrar artigos, receitas, dicas e equipamentos úteis para a fabricação. A página é editada por Bernardo Couto, jornalista, homebrewer e sócio da 2cabeças.  

 
Blog da loja de insumos e equipamentos, o Lamas Brew Shop oferece uma lista de ferramentas de apoio ao cervejeiro. Desde informações sobre fermentação, maturação , dicas sobre equipamentos e processos como o uso de densímetros e refratômetros, até arquivos de para serem usados no Beer Smith (software cervejeiro) e tabela periódica dos estilos da cerveja.
 
 
A Beer Art criou esta seção em seu site para agrupar conteúdos de interesse e utilidade para os cervejeiros caseiros, inclusive as próprias listas de sites úteis. Na seção, você encontra também notícias, os guias atualizados BA e BJCP, entre outros conteúdos.
 
Fonte: http://revistabeerart.com/news/2015/5/14/10-sites-nacionais-para-cervejeiros-caseiros
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário