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Inspirado na bem-sucedida experiência de marcas como a Evil Twin, Mikkeller, Omnipollo e Stillwatter, o modelo de cervejaria cigana ganhou dezenas de adeptos no Brasil nos últimos anos. Marcas como Dogma, Perro Libre e Urbana, entre muitas outras, estão na linha de frente do movimento artesanal no Brasil. Mas investir nesse modelo exige planejamento. Com o curso Plano de Negócios para Cervejaria Cigana, a consultoria Beer Business pretende socorrer os cervejeiros que optaram por esse caminho. O curso será ministrado em 8 de julho, sábado, das 8h30min às 18h, em Porto Alegre/RS (confira os detalhes abaixo). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)
A Beer Business é uma consultoria técnica e de gestão para micro, médias e grandes cervejarias, fornecedores de equipamentos e de insumos para o mercado cervejeiro. Os instrutores do curso são Edmundo Albers - mestre-cervejeiro diplomado pela Universidade Técnica de Munique, vice-presidente de Supply Chain da Heineken Brasil (2007-2011), diretor na Antarctica Paulista, Baesa (Argentina), Quilmes (Argentina e Chile) e FEMSA (México) e gerente na Polar S.A e Molson (Canadá) - e Filipe Bortolini - mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos, sócio da Arnesto Brewery Cave Micro cervejaria cigana e Brewpub e professor no MBA de Gestão de Projetos da Unisinos.
O curso busca esclarecer aos participantes os pontos básicos a serem considerados no planejamento da implantação de uma cervejaria cigana. O objetivo é capacitar o aluno a tomar decisões relativas aos aspectos operacionais, comerciais e financeiros da terceirização da produção de cervejas artesanais e avaliar a viabilidade do negócio.
Tópicos abordados
Contrato de terceirização: desenvolvimento de receitas, propriedade das receitas, registro no MAPA, produção em mais de um local, informação no rótulo, quantidade por produção, tipos de contrato, valores pagos à cervejaria contratada, armazenamento, transporte dos produtos, parcerias de venda e impostos incidentes na compra;Análise de mercado: clientes, concorrentes e fornecedores;
Plano de Marketing: marcas e rótulos, registro de marca, embalagens (barris, garrafas, latas, growlers, PETs), preço, estratégia promocional, estrutura de comercialização (equipes internas, externas , representantes, distribuidores);
Plano Financeiro: capacidade terceirizada, volume de venda, atividades econômicas possíveis (CNAEs), custo unitário, impostos incidentes na venda, despesas operacionais, custos fixos, faturamento mensal, capital de giro, resultado operacional bruto, ponto de equilíbrio, retorno do investimento, viabilidade do negócio;
O público-alvo
O público-alvo é formado por cervejeiros caseiros interessados em produzir comercialmente de forma terceirizada, investidores que tenham interesse em entrar no mercado de cervejas artesanais e proprietários de microcervejarias interessados em terceirizar na sua capacidade ociosa.
Serviço
- O quê: Curso Plano de Negócios para Cervejaria Cigana
- Quando: 8 de julho, sábado, das 8h30min às 18h (com pausa para quem desejar almoçar na região - o almoço não está incluso no valor)
- Onde: WE Brew Shop (Avenida Protásio Alves, 3.136, Porto Alegre/RS)
- Quem: os instrutores são Edmundo A. Albers - mestre-cervejeiro diplomado pela Universidade Técnica de Munique, vice-presidente de Supply Chain da Heineken Brasil (2007-2011), diretor na Antarctica Paulista, na Baesa (Argentina), na Quilmes (Argentina e Chile) e na FEMSA (México) e gerente na Polar S.A e na Molson (Canadá) - e Filipe Bortolini (mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos, sócio da Arnesto Brewery Cave – Microcervejaria cigana e Brewpub e professor no MBA de Gestão de Projetos da Unisinos)
- Quanto: R$ 600, com direito a apostila com as transparências utilizadas durante o curso, certificado de realização e salgadinhos e refrigerantes servidos durante o curso
- Como: inscrições neste link - é dispensável o conhecimento prévio sobre produção ou comercialização de cervejas
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