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A
Cervejaria Pratinha, com sede em Ribeirão Preto (SP), é a primeira da
região a lançar cervejas artesanais em lata, em embalagens de 473 ml. Os
dois primeiros rótulos que já podem ser encontrados são a Pratipa, uma
India Pale Ale Inglesa, com 6% de graduação alcoólica e 65,2 de IBU
(amargor), e a Darkmoon, uma Stout, que tem 6,2% de graduação alcoólica e
34,6 de IBU que leva em sua receita nibs de cacau do sul da Bahia, onde
é produzido o mais fino cacau do Brasil, chamado de Cabruca. Ele é
plantado na região de Ilhéus, na Mata Atlântica, e não causa
desmatamento, preservando a vegetação nativa, que reúne vários
exemplares de Jequitibás, Jacarandás, entre outras espécies. Esta
cerveja, inclusive, recebeu a medalha de prata numa das maiores
competições cervejeiras do mundo, o International Beer Challenge,
realizado em Londres, na Inglaterra.
As cervejas em lata da Pratinha podem ser encontradas no site (www.cervejariapratinha.com.br ) e, até o final do mês de Setembro, na cidade de São Paulo em empórios especializados.
Pioneirismo
e tecnologia, aliás, estão no DNA da Pratinha, que tem, entre suas
missões, testar protótipos e desenvolver técnicas e tecnologia em um
processo contínuo de inovação. Além da utilização de algas e do
aquecimento solar, a cervejaria possui uma centrífuga que substitui o
filtro utilizado normalmente para deixar a cerveja cristalina. Algumas
empresas já utilizam esta centrífuga, mas a Pratinha será a primeira do
país a utilizá-la antes de mandar o mosto para fermentação para o tanque
(mosto quente), onde haverá a fermentação, aumentando, assim, não só o
rendimento, mas a eficiência na remoção de resíduos em suspenção,
conhecido como “trub”, contribuindo para a qualidade da cerveja. “Todas
essas inovações são testadas em nosso Beer Hack Lab, um laboratório onde
realizamos experiências com produtos e tecnologia para depois
aplicarmos na linha de produção”, explica Braghetto.
Sediada
em Ribeirão Preto (SP), a Cervejaria Pratinha foi fundada em 2013 e
conta com 10 receitas principais, sendo que a maioria estará sempre
presente em linha e outras serão sazonais, como a Culotte de la
Duchesse, uma Red Flanders maturada por um ano antes de ser engarrafada.
Idealizada
pelo empresário José Virgilio Braghetto, nasceu da curiosidade e do
interesse dele pelo assunto ainda na década de 90, quando passou uma
temporada fora do Brasil, mais especificamente da Dinamarca, onde foi
apresentado ao mundo das cervejas especiais. De volta ao Brasil, o
empresário criou um portal para o mercado cervejeiro chamado República
da Cerveja, o primeiro do gênero na América Latina que tinha como foco
principal a geração de negócios B2B, além de oferecer ferramentas
on-line que auxiliava cervejeiros, como softwares que ajudavam a
calcular o amargor da cerveja, a quantidade de álcool e o extrato. Para
desenvolvê-lo, porém, precisou aprender alguns conceitos e as fórmulas
propriamente ditas, que foram os fundamentos para que, anos depois,
concretizasse o projeto da cervejaria.
Fonte: Fonte Assessoria de Comunicação
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