CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/
Se você é fã de vinhos produzidos com a uva Carménère, mas fica indeciso de qual rótulo escolher para brindar esta história, pode aproveitar o portfólio da Wine com exemplares incríveis. A Carménère é a uva mais emblemática do Chile, atualmente, e tem um dia todinho para chamar de seu: 24 de Novembro, Carménère Day!
A história da Carménère, desde a França até sua chegada no Chile, daria uma série aventureira e merece ser contada. Uma uva querida e singular que agrada os mais diversos a paladares e acompanha tantos momentos especiais.
A Carménère foi uma das mais cultivadas no início do século XIX, na região do Médoc e em Graves, Bordeaux. No final do século XIX, as videiras europeias sofreram com o ataque de um inseto chamado filoxera, que afetava a videira pelas folhas e raízes sugando sua seiva. Essa praga devastou quase todos os vinhedos da Europa e por muito tempo acharam que a Carménère havia sido extinta, quando foi redescoberta em 1994, no Chile, por um Ampelógrafo francês, chamado Jean-Michel Boursiquot, que notou que algumas cepas de Merlot demoravam a maturar.
Acontece que a uva foi levada ao Chile como se fosse a Merlot. Estas castas têm muitas características em comum, e por isso a confusão durante muitas décadas. Os resultados de estudos realizados em 1994 concluíram que se tratava na realidade da antiga variedade de Bordeaux, Carménère, cultivada por engano no Chile como se fosse a Merlot.
Thamirys Schneider, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, explica que a maioria dos vinhos Carménère têm cor rubi com reflexos violáceos, aromas marcantes de frutas vermelhas maduras como framboesa e cereja. Em boca, normalmente, têm taninos macios, são sedosos e aveludados.
Para comemorar o Carménère Day, a especialista sugere o Urmeneta Reserva Carménère 2020. “Um vinho corpo médio, macio no paladar, super refrescante e que proporciona uma experiência vegetal em aromas e sabores bem interessantes. E ainda tem breve passagem por carvalho, o que agrega maior complexidade em aromas e sabores”, diz.
“Agora, um Carménère que surpreende pela elegância, é o Root: 1 Reserva Carménère 2019. Um exemplar do Valle do Colchagua que expressa a autenticidade da casta em terroir chileno, com intensos aromas de frutas vermelhas, vegetal e especiarias. Os dez meses em barricas de carvalho francês e americano proporcionaram maior complexidade em aromas e sabores e gerou um vinho macio no paladar, elegante e super agradável”, revela Thamirys.
Outra opção incrível de Carménère, segundo a especialista, é o V9 Gran Reserva Single Vineyard D.O. Valle del Maipo Carménère 2019. “Um típico Carménère chileno produzido a partir de nove vinhedos diferentes justamente para trazer a seleção das melhores uvas. Um vinho produzido a partir de uma curadoria exemplar, macio no paladar e que conquista a cada gole”, completa.
Links para comprar os vinhos sugeridos no site da Wine:
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
Por Bruno Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário