CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/
As principais uvas do mundo do vinho têm um dia para chamar de seu, e no dia 11 de novembro é o dia da Tempranillo. O nome Tempranillo é inspirado na palavra “cedo”, em espanhol, temprano, e no mundo do vinho quer dizer que essa variedade de uva amadurece antes do que as demais tintas.
Em Portugal, ela é conhecida como Tinta Roriz no Douro, sendo uma das cinco principais na elaboração do vinho do Porto. Já no Alentejo, recebe o nome de Aragonez e participa de blends, adicionando cor e estrutura aos vinhos, como no Terras de Estremoz Regional Alentejano Tinto 2020.
Seus vinhos são emblemáticos e costumam ter coloração intensa, além de boa acidez, com taninos não muito pronunciados, o que facilita a apreciação de quem está iniciando no mundo do vinho. Seus aromas mais típicos são as frutas vermelhas, especiarias, nuances herbáceas e também notas terrosas. O San Valentín D.O. La Mancha Tempranillo 2019, mostra todo seu potencial em solo espanhol, com notas e sabores bastante típicos e fáceis no paladar.
Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, a Tempranillo tem sido cultivada em diversos países, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul. No Brasil, a uva vem sendo plantada na região de Campanha, no Rio Grande do Sul, onde já podemos encontrar exemplares que surpreendem os paladares. Para conhecer a expressão dessa casta nos terroirs do Novo Mundo, a dica da Wine é o Altivo Classic Tempranillo 2020, um rótulo que traz o frescor das frutas vermelhas, com corpo leve e saboroso.
E para quem acha que a uva Tempranillo só produz vinho tinto está enganado, a versão em rosé Bianai D.O.Ca. Rioja Rosado 2020 é super refrescante e perfeita para nossos dias mais quentes.
A dica da sommelière da Wine, Marina Bufarah, é harmonizar com embutidos, uma tábua de frios ou mesmo com uma pizza calabresa. Um prato de cordeiro assado com especiarias também pode ser um bom par, assim como queijos de massa mais molinha, ou um brie com geleia de frutas vermelhas.
Links para comprar os vinhos no site da Wine wine.com.br :
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
Fonte: Bruno Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário