terça-feira, 8 de julho de 2025

Setor de pizzarias cresce 7,2% no Brasil, com o menor número de fechamentos desde 2017, aponta levantamento exclusivo da Apubra

 

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De acordo com o estudo anual Mercado de Pizzarias, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, o segmento nacional vive um momento de expansão saudável em um cenário mais estável. Dados mostram que, com um aumento de 9,52% nas aberturas de novas unidades em 2024, o setor de pizzarias cresceu 7,25% no índice geral de pizzarias ativas em relação ao mesmo período de 2023. 

O estudo considerou a amostragem de 36.568 estabelecimentos dos portes ME, EPP e LTDA ativos no país no último ano, o que simboliza 75% do mercado, desconsiderando a categoria de microempreendedores individuais (MEIs), que não foram incluídas na análise.  O relatório ainda revela que no último ano houveram 48% menos fechamentos do que em 2023, totalizando 5.282 pizzarias inativas ou encerradas em 2024, menor número desde 2017.

Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, a quarta edição do levantamento  indica um setor aquecido com o aumento da concorrência e a necessidade de diferenciação. “Neste momento, o segmento de pizzarias caminha para uma fase mais madura, com crescimento sadio, queda nos fechamentos, interiorização e profissionalização da gestão, e se mostra como uma oportunidade para investidores atentos à demanda regionalizada e à experiência como diferencial competitivo”, comenta o executivo.

Raio-x do segmento pelo Brasil

Com a inauguração de 3.867 novas pizzarias em todo o território nacional em 2024, a região Sudeste segue com a maior concentração de estabelecimentos, com 51% das unidades em funcionamento. Em seguida, encontra-se a região Sul (20%), Nordeste (16%), Centro Oeste (9%) e Norte (4%). 


Expansão no Norte e no Nordeste

Um dos grandes destaques do estudo é a ascensão do setor nas regiões Norte e Nordeste, que lideram o crescimento percentual acumulado de pizzarias ativas no país. Tocantins (32,2%), Pará (23,4%), Amapá (20,3%) e Maranhão (20,1%) se destacam ao registrar os maiores índices de expansão no último ano, disparando à frente dos demais estados no último ano.

Segundo Goulart, a expansão no Norte e no Nordeste já é observada pela Apubra desde as primeiras edições do estudo, o que aponta mudanças importantes para o mercado. “Esse movimento descentralizado, com abertura promissora de pizzarias em estados fora do eixo Sul-Sudeste, indica não apenas a maturidade dos negócios em regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também a mudança de hábitos de consumo das populações locais que, com tempo, vêm se tornando cada vez mais receptiva à culinária global de modo a impulsionar a interiorização do food service”, explica o presidente da Apubra.

São Paulo, que concentra 63,9% do volume total de pizzarias ativas da região Sudeste, registrou o menor crescimento acumulado do país no último ano, com alta de apenas 2,8% na quantidade de estabelecimentos ativos. Apesar de ainda liderar em volume absoluto, com 32,63% das pizzarias em funcionamento no território nacional, o ritmo de expansão tem sido mais lento em comparação aos outros estados. 

Segundo Leandro, esse cenário pode ser um sinal do aumento da competitividade local e também um reflexo das mudanças no fluxo migratório nacional. “O estado de São Paulo continua liderando em volume absoluto de pizzarias, tanto que a capital do estado ainda é considerada a Capital Nacional da Pizza, porém, o ritmo de expansão é menor. Um dos fatores que pode ser responsável por isso é a perda líquida de residentes que a região tem registrado nos últimos anos, conforme apontado pelo IBGE, em que mais de 89 mil pessoas deixaram São Paulo entre 2017 a 2022. Além de novas tendências, essa mudança torna o mercado paulista ainda mais competitivo e exige cada vez mais gestão estratégica para prolongar a vida útil dos negócios”, esclarece. 

Capitais e cidades do interior em evidência

Com o registro de 12.196 pizzarias ativas nas capitais brasileiras em 2024, São Paulo segue na liderança, com 37,40% das operações ativas do estado paulista. Em seguida, Rio de Janeiro com 10,40% das pizzarias do RJ e Brasília com 6,74% das operações em funcionamento no Distrito Federal. 

Para além dos grandes centros urbanos, o estudo indica que as cidades de médio porte, como Feira de Santana - BA, Anápolis - GO , Caxias do Sul - RS e Ribeirão Preto (SP), se destacam por apresentarem uma grande concentração de pizzarias em seus respectivos estados e, devido à sua importância econômica e ao crescimento populacional, podem se tornar polos em ascensão para o segmento. Isso demonstra que o consumo de pizza extrapola as metrópoles, fator que também exige atenção dos fornecedores e novos empreendedores. 

Metodologia

A quarta edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio  de especialistas em dados. As informações foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2024. Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. 

Vale ressaltar que, apesar de compreender uma amostra significativa do mercado, o número final apresentado corresponde, em média, a 75% do setor de pizzarias do Brasil. “A principal conclusão desta edição do estudo é de que o setor segue em expansão significativa e apresenta a interiorização como tendência. Deste modo, estratégias comerciais e logísticas devem contemplar cidades secundárias com alta densidade de pizzarias a fim de expandir a atuação em regiões de crescimento acelerado. A exemplo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que merecem ações específicas de prospecção e suporte, tanto para expansão de marcas quanto fornecimento de insumos e equipamentos”, comenta Goulart.

Visando impulsionar o setor de pizzarias, Leandro afirma que empreender exige habilidades específicas e domínio de conhecimentos que favorecem o crescimento do negócio. Neste cenário, o presidente da Apubra destaca o papel fundamental da associação no apoio ao caminho dos empreendedores. “A ponte direta para fornecer informações a fim de auxiliar na procura por cursos, formações, treinamentos e a promoção de uma rede de trocas entre profissionais da área são estratégias essenciais. Desta forma, reforçamos que a nossa missão é fornecer suporte prático a quem está nesse cenário, além de criar conexões com outros agentes do setor para ampliar as oportunidades e fortalecer o mercado” finaliza.

 markable.com.br

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