quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Cor de 2026 da Pantone: corantes naturais viabilizam branco tendência em alimentos e bebidas

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca     

 Um tom de branco neutro e suave foi eleito pela Pantone como a Cor do Ano de 2026. A Cloud Dancer (PANTONE 11-4201 TCX) se apresenta como tendência simbolizando a busca por calma e serenidade em meio ao ritmo acelerado do cotidiano. Essa percepção também se reflete no consumo: quase 50% dos consumidores ouvidos pela ADM, líder global em nutrição humana e soluções provenientes da natureza, na pesquisa Outside Voice 2021, afirmaram associar o branco a atributos positivos em alimentos e bebidas. Criar formulações na cor branca de forma natural é um desafio, especialmente diante do movimento crescente de restrição ao uso de corantes artificiais. Ainda assim, já existem corantes naturais capazes de alcançar essa tonalidade, historicamente uma das mais desafiadoras em termos de estabilidade, atendendo à crescente demanda global por produtos com apelo clean label.

Nos últimos anos, a indústria alimentícia passou a acelerar a substituição de aditivos sintéticos, como o dióxido de titânio (TiO₂), utilizado para deixar os produtos mais brancos e brilhantes, por alternativas extraídas a partir de fontes naturais.  Desde 2022, a União Europeia proíbe o uso da substância, aplicada em uma grande diversidade de alimentos para atingir a coloração branca. Estudos recentes correlacionam o dióxido de titânio com o risco aumentado de possíveis doenças e de alterações no DNA, fazendo com que diversos países revisem a regulamentação de sua aplicação na indústria.

Esse movimento de transição está impulsionando pesquisa e inovação por parte de fornecedores de ingredientes. A ADM é uma das empresas que têm apostado em métodos inovadores de extração que permitem oferecer as doze cores do arco-íris por meio de fontes naturais. No caso do branco, coloração que apresenta desafios de robustez, a multinacional desenvolveu a linha PearlEdge™, que utiliza elementos presentes na natureza oferecendo uma solução para tonalidades brancas, de forma estável e uniforme para uma variedade de aplicações em alimentos e bebidas.

“Temos uma profunda compreensão do papel e da importância que a cor desempenha nas nossas escolhas diárias de alimentos e bebidas. Os consumidores buscam nas tendências um senso de pertencimento e a escolha da cor de 2026 reflete um desejo coletivo por simplicidade e bem-estar”, explica Tiago Coroa, Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Criação da ADM na América Latina. “Por meio da inovação na extração de ingredientes naturais, de extensas pesquisas e do uso de tecnologia patenteada, conseguimos desenvolver soluções para que a indústria possa substituir corantes sintéticos em uma infinidade de aplicações, permitindo atender a diversas demandas culturais e regulatórias.”

Cor branca deixa de ser um desafio

Texturas irregulares e falta de brilho são desafios comuns e difíceis de superar com alternativas ao dióxido de titânio, sendo que alguns tipos de corantes brancos utilizados para substituir o aditivo tendem a aumentar a viscosidade do produto, prejudicar a emulsificação e gerar problemas de cor e textura em aplicações de bebidas. Criada para manter a qualidade e o equilíbrio das formulações, a linha PearlEdge™ é derivada de ingredientes naturais, incluindo o amido de milho, e busca atender a necessidade de adaptação e personalização da indústria.

“Existia uma lacuna no mercado por corantes naturais, que endereçamos com nosso portfólio. É possível criar uma ampla gama de tons de branco, dos mais suaves como o Cloud Dancer da Pantone ao branco intenso, por meio de um conjunto de soluções voltadas para diferentes aplicações, mercados, certificações e necessidades regulatórias, em vez de uma abordagem única e padronizada.”, explica Tiago.

A linha para coloração branca pode ser utilizada em confeitaria, misturas em pó para bebidas, coberturas, recheios para padaria, sopas, molhos, temperos, laticínios e até mesmo em análogos de carne. Os corantes ajudam ainda a ressaltar outras cores aplicadas, clareando a camada base de confeitos e outros produtos, de modo que as cores aplicadas sobre ela fiquem mais vivas e brilhantes. Em bebidas, a ADM proporciona uma tecnologia de emulsões que ajudam a alcançar efeito de branqueamento e opacidade, compatível com outros ingredientes da formulação.

“Há muitos fatores a considerar, como pH, luz e embalagem, temperatura e condições de processamento, cores de base, interações químicas. Mesmo com essas variáveis, temos tido sucesso em trabalhar com ingredientes naturais, desde frutas, vegetais até leguminosas, para criar soluções exclusivas. O branco sempre foi uma das cores mais difíceis de alcançar estabilidade, mas hoje existe o conhecimento técnico para desenvolver soluções antes consideradas inviáveis para determinadas formulações, permitindo superar os obstáculos de estabilidade de cor, custos e padronização, tudo por meio da ciência e do uso de tecnologias patenteadas”, ressalta Tiago.

Edelman Brasil  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário