segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Nos 45 anos de Tirolez, Maria José Souza Bomtempo, primeira colaboradora da empresa, relembra momentos marcantes da história da marca

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca 

Como parte da celebração de 45 anos e do lançamento da nova identidade visual, a Tirolez, marca brasileira Nº1 em queijos do Brasil, traz os relatos da primeira colaboradora da empresa, que enxerga a companhia como parte de sua vida e de sua identidade.

Zezé, iniciou sua trajetória em 1977 na laticínios Franco, da marca Mineirão, em Tiros, Minas Gerais. Ela auxiliava a irmã, também funcionária na época, na parte administrativa e no apoio à limpeza.

Em 1980, viu sua vida mudar por completo quando os irmãos Carlos e Cícero Hegg compraram a pequena fábrica de queijos, trazendo uma nova visão de gestão, ousada, empreendedora e humana.

Naquele período, eram apenas oito funcionários e, com isso, Zezé aprendeu de tudo, desde medir leite e apoiar no carregamento, até assumir as funções do escritório e auxiliar a empresa nos primeiros passos rumo à profissionalização, incluindo a participação na construção da unidade de Arapuá (MG), na mesma década.  

Incentivada pela própria Tirolez, formou-se em Administração aos 48 anos, sempre com o desejo de contribuir ainda mais. Com o estímulo, contribuiu para implantar projetos sociais e fundar áreas dentro da empresa, como a de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).

“Na época em que compraram a fábrica de Tiros, Carlos e Cícero não conheciam a fundo o mercado de laticínios, mas demonstravam grande interesse em aprender. Dedicaram-se a estar presentes e a fazer do jeito certo, sempre com transparência em cada processo e no relacionamento com parceiros e fornecedores. Desde o início, se preocupavam com os colaboradores, investindo nas pessoas por meio de treinamentos e direcionando a todos de forma organizada e com muita segurança. Eles confiaram em nós, e nós confiamos neles”, diz Zezé.

Sua dedicação gerou outros frutos para a empresa: projetos como Preservação das Nascentes e o Projeto de Leitura, voltados à conscientização ambiental e incentivo à leitura nas escolas, começaram com seu envolvimento direto. Esteve à frente também do Programa Compromisso com a Saúde, que nasceu com o objetivo de doar um copo de leite por dia para entidades locais em parceria com produtores rurais, contribuindo para uma alimentação mais nutritiva de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. A colaboradora ajudou ainda a implantar o Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF), essencial para estruturação do atual Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar (SGQSA) da empresa, levando ações de impacto para escolas, comunidades e fábricas.

Para Zezé, a cultura da Tirolez expressa pelos valores: Amamos o que fazemos; gostamos de pessoas; crescemos juntos; somos transparentes; e agimos como dono, nunca se perderam nesses 45 anos de história. “A Tirolez nasceu de um sonho de jovens que queriam um mundo melhor. E tudo foi feito com amor. Esse amor vem do carinho e da dedicação dos donos, que sempre acreditaram nas pessoas”, conta.

Depois de 43 anos de dedicação, Zezé terminou sua trajetória na área de Segurança e Saúde da Tirolez, em 2022, mas sua conexão com a marca permanece. Hoje, é inspiração para as novas gerações de colaboradores.

Para Cícero e Carlos, sócios-fundadores da Tirolez, Zezé representa o espírito da marca, com carinho e paixão pelo que faz. “Vimos nela alguém com brilho nos olhos e vontade de fazer a diferença. Isso a tornou mais do que uma colaboradora, mas uma personagem importante para a nossa história. Somos gratos por tudo que ela nos ajudou a construir”, destacam.

Press à Porter Gestão de Imagem

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário