quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Mondial de la Bière 2025 encerra edição no Rio com recorde de público e aponta crescimento de 10%

 

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O Mondial de la Bière 2025 comprovou, mais uma vez, porque é o maior festival de cervejas artesanais da América Latina e um dos principais eventos culturais do calendário carioca. Realizado entre 11 e 14 de setembro, no Píer Mauá, o evento bateu recorde de público em todos os dias e recebeu mais de 40 mil pessoas ao longo da edição, consolidando um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. 

Além da programação plural, que trouxe a cerveja artesanal como centro do espetáculo, uniu música, gastronomia e ativações, o Mondial também gerou impacto econômico expressivo. Foram movimentados R$ 35,4 milhões na economia da cidade durante os quatro dias de festival, ao se considerar o consumo de cerveja o ingresso do evento, os gastos dos turistas e o investimento no evento dos organizadores, segundo o estudo “Economia da Cerveja no Rio”, elaborado pela Prefeitura do Rio – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Riotur – e disponível no Observatório Econômico do Rio — números que se somam à contribuição indireta na rede hoteleira, bares, restaurantes e transporte da cidade. 

“O mercado cervejeiro é importante no país e tem crescido muito no Rio, porque é a cara do carioca. O prefeito também entendeu isso e, liderados por ele, fizemos o Reviver Rua da Cerveja, que está recuperando a Rua da Carioca: com bares de cerveja artesanal, nova requalificação urbana e proteção do patrimônio cultural”, avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio. 

"O Rio de Janeiro reforça sua vocação cervejeira com mais uma edição do Mondial de la Bière, que integra o 'Rio o Ano Inteiro', nosso calendário oficial de eventos. Esse festival não só revela novos talentos e aquece o mercado local, como também gera empregos, movimenta o turismo, atrai visitantes nacionais e internacionais e valoriza toda a cadeia de gastronomia e entretenimento. Com o apoio da Riotur, eventos como este fortalecem a imagem do Rio como um destino plural, capaz de unir cultura, negócios e lazer, além de impulsionar iniciativas inovadoras como a Rua da Cerveja, que revitalizam espaços históricos e ampliam o desenvolvimento econômico da cidade.", diz Bernardo Fellows, presidente da Riotur. 


A edição 2025 apresentou novidades que ampliaram a experiência do público. As áreas de experiência Estrella Galicia, com open beer, e a Área Kids, que trouxe atividades lúdicas e atrações pensadas especialmente para a criançada, reforçaram a proposta de ser um evento plural e democrático. No domingo, o festival bateu recorde de crianças dentro do evento, somando mais de 400 famílias presentes. A cenografia também chamou a atenção dos visitantes, transformando o Píer Mauá em um hub visual e sensorial ainda mais impactante.Já na gastronomia, a Seara marcou presença com seus produtos integrados à praça de alimentação, oferecendo opções que harmonizaram com diferentes estilos de cerveja. Já o Zona Sul reforçou sua conexão com o evento ao levar a experiência para além do Píer Mauá: consumidores puderam encontrar rótulos do festival nas gôndolas da rede e viver, no dia a dia, a imersão que só o Mondial proporciona. 

No total, mais de 150 marcas participaram da edição. Entre elas, a Estrella Galicia, patrocinadora master, levou um estande inspirado no Museu Estrella Galicia, na Espanha, com seis torneiras de chope, experiências imersivas, gamificação e workshops de cultura cervejeira — além de novidades do portfólio, como a premiada 1906 Black Coupage e a 0,0 Tostada. A marca também assinou parte da programação musical do festival, reforçando sua conexão com a cena cultural do Rio. Outra atração de destaque foi a Praça Therezópolis, que reuniu shows, jogos e um bar da marca, criando um ponto de parada obrigatória dentro do festival. Já a Hocus Pocus apresentou um estande inovador que reforçou seus pilares de criatividade e experiência.
 

Outro destaque da edição foi a participação do Brewteco, que levou ao festival a essência do boteco carioca em uma operação inédita. A rede montou o espaço Brewteco Experience, com 30 torneiras de chope e ativações imersivas de degustação, além de loja oficial e área gastronômica com comidinhas típicas da marca. O estande foi um sucesso entre o publico, reforçado ainda pela ação especial que levou convidados diretamente do rufi bar, unidade da rede na Gávea, em um verdadeiro meeting point rumo ao Mondial.
 

A programação também trouxe novos formatos de entretenimento: a comédia ganhou espaço com Paulinho Serra, que levou esquetes de stand up ao palco, enquanto artistas consagrados como Toni Garrido, Rodrigo Santos Moacyr Luz e Samba de Santa Clara garantiram diversidade sonora em três palcos simultâneos.

Outro ponto de destaque foi a Rua da Cerveja e a presença da Prefeitura de Niterói, apoiando as cervejarias locais, mostrou como o Mondial também se conecta a territórios e colabora para dar visibilidade a polos cervejeiros que ajudam a movimentar cultura, turismo e economia.

“O Mondial não é apenas um encontro de apaixonados por cerveja. É uma plataforma viva, que movimenta a economia, fomenta cultura e gera conexões reais entre marcas e público. Encerrar esta edição com recorde de público e resultados tão consistentes é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma Gabriel Pulcino, CEO do Mondial de la Bière.

Com esse desempenho, o Mondial de la Bière reforça seu posicionamento como plataforma cultural e econômica: um espaço onde cerveja artesanal, música, gastronomia e lifestyle se encontram para criar experiências únicas e fortalecer o Rio de Janeiro como destino de grandes eventos.

Hochmuller Producao de Conteudo

 

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