segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Conheça as cervejas premiadas na Etapa Sul da Copa Cerveja Brasil

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca  

A Abracerva - Associação Brasileira de Cerveja Artesanal realizou neste sábado (13), durante o Festival Cerveja Brasil, em Porto Alegre, a cerimônia de premiação da 5ª Copa Cerveja Brasil, que elegeu os melhores rótulos produzidos nos três estados do Sul do país.

O júri de especialistas escolheu a Quadruppel 277 - Amburana, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), como a melhor cerveja do concurso. Ela recebeu a medalha de ouro Best of Show. Representante do estilo belga, ela foi maturada em tonel de amburana, madeira típica do Brasil anteriormente utilizada para cachaça.

A medalha de prata Best of Show, segundo lugar entre as melhores cervejas do concurso, ficou com a Ein Schonner Therese, uma cerveja do estilo Oktoberfest ou Festbier, típico da escola alemã e originário da região da Baviera, produzido pela Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC). Outra cerveja do estilo belga, a Tendel Belgian Pale Ale, da cervejaria Tendel, de Joaçaba (SC) fechou o pódio principal com a medalha de bronze.

Ao todo, foram distribuídas 97 medalhas, sendo 36 de ouro, 32 de prata e 29 de bronze. A relação completa de medalhistas de todas as etapas da 5ª Copa Cerveja Brasil ficará disponível no Instagram da Abracerva (@abracervaoficial).

“Celebramos o volume recorde de inscrições e a qualidade e a variedade das amostras. O resultado do Best of Show ilustra isso com uma oktoberfest, cerveja mais leve e de baixa fermentação e uma quadrupel, potente e de alta fermentação, cuja versão maturada em madeira castanheira ganhou medalha de ouro para o Brasil na World Beer Cup no início deste ano”, lembra a diretora do concurso, Juliana Behr.

Final Nacional
Os medalhistas ouro, prata e bronze nas suas categorias nas etapas regionais (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul) se classificaram para a final nacional que será realizada em outubro, em São Paulo.

Todas as medalhistas de ouro nesta etapa final vão ganhar inscrições para a World Beer Cup 2026, um dos mais prestigiados concursos do mundo, realizado pela Brewers Association, dos Estados Unidos, entidade da qual a Abracerva é parceria oficial no Brasil.

Na etapa final também serão escolhidos os três melhores rótulos do Brasil, dentre as medalhistas de ouro nas categorias, considerados as melhores cervejas artesanais do país.

As avaliações da Copa Cerveja Brasil são realizadas às cegas por júris compostos por especialistas, sommeliers e mestres cervejeiros que consideram características de cada estilo de cerveja, como aparência (cor, espuma, limpidez), aroma, sabor, carbonatação, corpo, textura e a impressão geral da cerveja.

Congresso
Como parte das atividades de um road show cervejeiro, o Conexão Cerveja Brasil, a Abracerva também realizaram na sexta-feira (12), no Instituto Caldeira, o Congresso Cerveja Brasil. Direcionado para profissionais da cadeia da cerveja artesanal, teve entrada gratuita com doação de alimentos perecíveis que foram destinados à ONG Mãos Solidárias POA.

A programação incluiu sete apresentações técnicas com temas como lúpulos franceses e complexidade sensorial, consumo moderado de cerveja artesanal, técnicas de produção de cerveja sem álcool, hop water como tendência global e novas leveduras híbridas. O congresso contou com especialistas da Hop France, Globalfood, Kalsec, Lallemand e da UFRGS.

O Conexão Cerveja Brasil tem patrocínio de Sebrae, Globalfood, Hop France e Lallemand, com apoio da Academia da Cerveja, Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio) e AGM (Associação Gaúcha de Microcervejarias).

sejaopa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário