CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/
O Dia Internacional da Shiraz é celebrado na quarta quinta-feira de julho, que esse ano cai em 28/07. A data comemorativa nasceu em 2020 com uma rápida campanha tática para incentivar as vendas diretas ao consumidor após o bloqueio do COVID-19 e rapidamente foi adotada pela comunidade global que ama o vinho desta uva - no hemisfério Sul conhecida como Shiraz e, no Norte, chamada de Syrah.
A campanha estreou alcançando mais de 52.000 pessoas nas redes sociais, com a hashtag #shirazwineday usada por mais de 100 vinícolas, influenciadores e consumidores diferentes, rendendo quase 13.000 interações, 12.000 curtidas e 289 menções em todo conteúdo, um sucesso.
Fora do eixo europeu, a Austrália é o país mais famoso por vinhos elaborados com essa uva. As primeiras mudas da casta chegaram ao país em 1832, o que garante à Austrália provavelmente os vinhedos mais antigos de Shiraz pura, muitos com mais de 100 anos. Hoje a variedade ocupa cerca de 30% do terroir australiano.
“Uma das características mais marcantes dessa fruta é sua casca, extremamente concentrada em um polifenol chamado antocianina, tornando-a quase negra. Ela também apresenta uma elevada espessura, característica que permite que ela cresça com facilidade em diferentes regiões e seja bastante resistente ao ataque de fungos e outras pragas. No geral, seus vinhos são profundos, com sabores potentes, com médio corpo e taninos muito amaciados, majoritariamente secos e com acidez média”, comenta Marina Bufarah de Souza, Sommelière da Wine.
Um brinde à Shiraz
Diretamente de Riverina, no sudeste da Austrália, temos o Nugan Estate Third Generation Shiraz 2019, que após seis meses descansando em carvalho americano, adquire notas de frutas vermelhas maduras, pimenta, toques terrosos e de chocolate amargo. Uma ótima pedida para harmonizar com a famosa costelinha ao molho barbecue.
https://www.wine.com.br/
Ainda explorando o hemisfério sul, também podemos encontrar essa estilística na Argentina. O Juan Cristóbal Shiraz 2020 traz a variedade na sua forma mais fresca e frutada, num vinho descontraído, perfeito para um encontro com os amigos, acompanhado de uma tábua de frios com embutidos e queijos mais maduros.
https://www.wine.com.br/
A última dica fica por conta de um vinho do velho mundo, com cara de novo mundo, o Parthenium D.O.C. Sicilia Nero d'Avola Shiraz 2018. Neste rótulo, duas castas intensas em frutas maduras combinam sua máxima expressão num vinho equilibrado e marcante. Para complementar, um suculento hambúrguer com cebola caramelizada é a harmonização certeira.
https://www.wine.com.br/
Escolha seu rótulo Shiraz preferido e registre esse momento nas redes sociais com #shirazwineday. Saúde!
Fonte: Bruno Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário